Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Arquivo
Atual
Contato
Documentos
Ética
Indexadores
Notícias
Sobre
Avaliadores ad hoc
Equipe Editorial
Proposta de dossiê
Regulamento
Sobre a Revista
Submissões e diretrizes
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 29 (2023)
v. 29 (2023)
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v29i
Publicado:
13.01.2023
Artigos
Constitucionalização do FUNDEB permanente: que atores se envolveram na formulação da política?
Glecenir Vaz Teixeira, Franceline Rodrigues Silva, Josielli Teixeira de Paula Costa, Daniel Santos Braga
e46057
PDF
HTML
Práticas de promoção à criatividade científica entre estudantes adolescentes: uma revisão sistemática
Suellen Cristina Rodrigues Kotz, Asdrúbal Borges Formiga-Sobrinho
e49473
PDF
HTML
PDF (English)
HTML (English)
Papéis desempenhados por docentes em projetos inovadores na educação superior
Carla Campana
e47187
PDF (English)
HTML (English)
PDF
HTML
Educação política com crianças e jovens: pistas calungas
José Eduardo Gama Noronha, Gabriela Tebet
e47497
PDF
HTML
Políticas de internacionalização da educação superior: contribuições para o contexto sul-sul
Marcio Watanabe, Andreza Cipriani, Marcia Regina Selpa Heinzle
e47602
PDF
HTML
Vulnerabilidade social e performatividade: motivações da escolha das escolas militarizadas no Maranhão
Hélio Cleidilson de Oliveira Sena, Viviane Klaus
e45897
PDF
HTML
O trabalho na educação de jovens e adultos: a precarização do docente
Giovanna Barroca de Moura, Djanice Marinho de Oliveira, Adriana Bastos Oliveira, Maria das Graças de Almeida Baptista, Jorge Fernando Hermida Aveiro
e48218
PDF
HTML
PDF (Español (España))
HTML (Español (España))
PDF (English)
HTML (English)
Permanência na educação superior brasileira: contribuições de Vincent Tinto
Gabriela de Souza Honorato, Eduardo Henrique Narciso Borges
e46400
PDF
HTML
Letramento crítico a partir das leituras de um livro paradidático
Hélvio Frank, Paulo de Almeida de Oliveira Júnior
e49107
PDF
HTML
Os valores morais para as Escolas Cívico-Militares: a heteronomia como projeto educativo
Rafael Pétta Daud, Luiz Antônio Calmon Nabuco Lastória, João Mauro Gomes Vieira de Carvalho, Pedro Luís Panigassi
e47077
PDF
HTML
Imigração, formação docente e inclusão na rede municipal de Manaus
Fabiane Maia Garcia, Elen Ariana Azevedo Cotrim, Leandro Harisson da Silva Vasconcelos
e50291
PDF
HTML
O cuidado como direito público: desafios da docência na creche
Daniela Guimarães
e45380
PDF
HTML
Aproximações epistemológicas entre a abordagem CTS e a Educação Profissional e Tecnológica
Jucelino Cortez, José Claudio Del Pino, Lucas Vanini
e49481
PDF
HTML
Programas de estímulo à criatividade em escolas: uma revisão sistemática
Marina Silva Bicalho Rodrigues, Jane Farias Chagas-Ferreira
e47206
PDF
HTML
PDF (English)
HTML (English)
Paulo Freire e formação docente: uma pesquisa do tipo estado da arte
Mayara de Fátima Vasconcellos, Caroline Carmona Marques Gonçalves, Marilia Marques Mira
e47518
PDF
HTML
PDF (English)
HTML (English)
Autismo e o paradigma da neurodiversidade na pesquisa educacional
Andrea Soares Wuo, Andre Luiz Corrêa de Brito
e45911
PDF
HTML
A curricularização da extensão nos cursos de ingresso da UFABC
Ronny Maciel de Mattos, Evonir Albrecht
e48305
PDF
HTML
Desigualdades e retrocessos na Educação Básica do Piauí
Emerson de Souza Farias, Masilene Rocha Viana
e49211
PDF
HTML
A formação dos juízes eleitorais na visão dos formadores e dos magistrados
Alcineia Suely de Sales, Marilene Ribeiro Resende
e47147
PDF
HTML
Ambiguidade e Conflito: implementação da BNCC de História em duas escolas cariocas
Deisilucy de Aragão Fernandes Sequeira, Ana Cristina Prado de Oliveira
e47443
PDF
HTML
“Formar e servir”: trajetória histórico-educativa do Instituto de Pastoral Regional – IPAR (1971-1985)
Smile Golobovante, Alberto Damasceno, Marcus Ribeiro
e47551
PDF
HTML
Projeto terapêutico singular: potencialidades e dificuldades na saúde mental
Cleci Raquel Antonio, Fernanda Nunes da Rosa Mangini, Alessandra Sallet Lunkes, Lionara de Cássia Paim Marinho, Priscila de Melo Zubiaurre, Juliane Rigo, Daiana Foggiato de Siqueira
e45423
PDF
HTML
Condições de trabalho em escolas técnicas e formação do trabalhador em saúde
Adriana Katia Corrêa, Maria José Clapis, Rosana Aparecida Pereira
e46374
PDF
HTML
PDF (English)
HTML (English)
Experimentando o método qualitativo: um exercício de vivência etnográfica
Hudson do Vale de Oliveira, Gabriela Buffon, Marília Ribas Machado, Simone Ghisi Feuerschütte
e47013
PDF
HTML
A [in]visibilidade dos indígenas com deficiência nos marcos legais da educação especial
Reinaldo Oliveira Menezes, Hellen Cristina Picanço Simas, Iranvith Cavalcante Scantbelruy
e49796
PDF
HTML
Educação popular e movimentos sociais do campo: a experiência do Movimento 21
João Paulo Guerreiro, Severino Bezerra da Silva, Sandra Maria Gadelha de Carvalho
e47285
PDF
HTML
PDF (Español (España))
HTML (Español (España))
Química e Instagram: como vem se formando essa mistura?
Jéssyca Silva de Lima, Mayra Tamires Santos Silva Silva, Marlos Gabriel da Cruz Machado, Miyuki Yamashita, Wilmo Ernesto Francisco Junior
e47528
PDF
HTML
PDF (English)
HTML (English)
Concepções pedagógicas hegemônicas e pedagogia histórico-crítica: em questão a formação de professores
Matheus Bernardo Silva
e48021
PDF
HTML
Ensaios
Notas para compreender relações contemporâneas entre tecnologia e educação
Joana Peixoto
e48540
PDF
HTML
A leitura literária como via possível para processos de simbolização e subjetivação
Raquel Lima Silva Costa
e46786
PDF
HTML
Os desafios éticos da inteligência artificial e dos objetos autônomos: um preâmbulo
Luís Fernando Lopes, Alvino Moser, André Luiz Moscaleski Cavazzani
e50406
PDF
HTML
Da ciência hegemônica à experiência sensível de pesquisa: um caminho ético-político
Flávia Naves, Samanta Borges Pereira
e47546
PDF
HTML
Em defesa da educação sexual nas escolas: o que temos a ver?
Adriane Roso, Caroline Matos Romio, Mariana de Almeida Pfitscher
e46101
PDF
HTML
Docência e vida afetiva na prisão: um mapeamento dos estudos brasileiros (2011-2021)
Matheus Henrique da Silva, Fagner Carniel
e48552
PDF
HTML
Salvar a Amazônia? Cultivando a “Educação na Floresta”
Anselmo Gonçalves da Silva, Fátima Cristina da Silva
e46828
PDF
HTML
PDF (English)
HTML (English)
Comunicação enfermeiro-criança na escola: contribuições da Teoria do Agir Comunicativo
Kéllen Campos Castro Moreira, Lúcio Álvaro Marques, Lucieli Dias Pedreschi Chaves, Rosane Aparecida de Sousa, Bethania Ferreira Goulart
e50574
PDF
HTML
Coprodução em Conselhos Municipais de Educação: possibilidades para a coprodução do controle
Flávia Antunes Souza, Paula Chies Schommer
e46460
PDF
HTML
PDF (English)
HTML (English)
Encontros entre culpa e educação
Larissa Conceição dos Santos, André Luis Silva
e48792
PDF
HTML
Dossiê | Pesquisa narrativa no fazer ordinário da docência: múltiplas perspectivas
Docência no Instituto Federal do Amazonas – aprendendo com as experiências
Claudio Afonso Peres, Filomena Maria de Arruda Monteiro, José González Monteagudo
e47920
PDF
HTML
PDF (Español (España))
HTML (Español (España))
PDF (English)
HTML (English)
Dimensões coletivas do trabalho biográfico como pesquisa-formação: oficinas biográficas em foco
Elsa Lechner
e47346
PDF
HTML
PDF (English)
HTML (English)
História de vida, fatos temporais vividos e educação de adultos
Hervé Breton
e47892
PDF
HTML
PDF (English)
HTML (English)
Narrativas nas práticas pedagógicas no ambiente universitário
Marie-Claude Bernard
e48109
PDF
HTML
PDF (Español (España))
HTML (Español (España))
Biografização/heterobiografização: elaboração memorialística de uma personagem auto(hetero)biográfica em formação docente
Maria Helena Menna Barreto Abrahão
e47664
PDF
HTML
PDF (English)
HTML (English)
A trama narrativa urdida no cotidiano da docência
Maria Helena Menna Barreto Abrahão, Maria Amália de Almeida Cunha
e50699
PDF
HTML
PDF (English)
HTML (English)
A escrita do memorial acadêmico: ritual de passagem ou rito de consagração?
Maria Amália de Almeida Cunha
e48012
PDF
HTML
PDF (English)
HTML (English)
Memoriais em contextos de formação e pesquisa: abordagens narrativas e (auto)biográficas
Inês Ferreira de Souza Bragança
e47919
PDF
HTML
PDF (Español (España))
HTML (Español (España))
Transformações das figuras de si e do outro na mediação biográfica
Maria da Conceição Passeggi
e48135
PDF
HTML
PDF (English)
HTML (English)
Geo(bio)travessias de professoras universitárias de contextos rurais: memoriais acadêmicos em diálogos
Simone Ribeiro Santos, Elizeu Clementino de Souza
e47828
PDF
HTML
PDF (Español (España))
HTML (Español (España))
Dossiê | Escuta e participação nas pesquisas com (sobre) crianças
A escuta das crianças por meio de suas brincadeiras
Renata Maynart, Lenira Haddad, Maria Isabel Pedrosa
e50573
PDF
PDF (English)
Escuta de crianças deslocadas como sujeitos de direito em Moçambique e Brasil
Marina Di Napoli Pastore, Luciana Hartmann
e50651
PDF
HTML
PDF (English)
HTML (English)
Proxêmica das experiências infantis do brincar arriscado em equipamento específico de lazer
Giuliano Gomes Assis Pimentel, André da Silva Mello
e50794
PDF
HTML
PDF (English)
HTML (English)
O rio da vida na pesquisa-intervenção com crianças em vulnerabilidade social
Victor José Machado de Oliveira
e50554
PDF
HTML
PDF (Español (España))
HTML (Español (España))
Pesquisas pós-qualitativas e estudos das infâncias
Jader Janer Moreira Lopes, Sara Rodrigues Vieira de Paula
e50615
PDF
PDF (Español (España))
Experiências brincantes de crianças de uma escola do campo: o que dizem?
Fernanda Leal, Fernanda Santos da Cruz, Ana Paula Soares da Silva
e50762
PDF
PDF (English)
(In)visibilidade das brincadeiras lúdico-agressivas na educação infantil: compreensões a partir das crianças
Raquel Firmino Magalhães Barbosa, Beatriz Pereira
e50496
PDF
HTML
PDF (English)
HTML (English)
“Fazia uma dança que nem sabia fazer”: arte, docência e pesquisa com crianças
Andréa Fraga da Silva, Patrícia Dias Prado
e50403
PDF
PDF (English)
Os cotidianos familiar e escolar sob a perspectiva das crianças
Mayrhon José Abrantes Farias, Marciel Barcelos, Rodrigo Lema Del Rio Martins
e50572
PDF
HTML
PDF (English)
HTML (English)
Análise metodológica da participação e escuta das crianças nas pesquisas com/sobre elas
Bethânia Alves Costa Zandomínegue, Fernando Donizete Alves, Luana Zanotto
e50641
PDF
HTML
PDF (English)
HTML (English)
Escuta e participação em uma pesquisa etnográfica com crianças na Educação Infantil
Rodrigo Saballa de Carvalho
e50765
PDF
HTML
PDF (English)
HTML (English)
“Você tá filmando a gente, né?”: escuta e participação das crianças na pesquisa
Marcia Buss-Simão, Lucilene Morais Agostinho
e50547
PDF
HTML
PDF (English)
HTML (English)
Estereótipos de gênero na Educação Infantil: um estudo de caso na Espanha
Irene Moya Mata
e50583
PDF (Español (España))
HTML (Español (España))
Educação Física cultural na Educação Infantil: intervenções sensíveis à escuta
Leonardo de Carvalho Duarte, Marcos Garcia Neira
e50727
PDF
PDF (English)
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Mídias sociais
Facebook
Instagram
Twitter
LinkedIn
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
Indexadores
Uma publicação