Biografização/heterobiografização: elaboração memorialística de uma personagem auto(hetero)biográfica em formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc29202347664

Palavras-chave:

Pesquisa narrativa, Memorial auto(hetero)biográfico, Formação de educadores

Resumo

O artigo opera, dentre outros, com conceitos de biografização e heterobiografização ativos mediante processos de formação docente em Seminário de Pesquisa-Formação, vivenciados por meio da elaboração memorialística de uma personagem auto(hetero)biográfica, conceito, este, que denomino como referente ao sujeito do processo narrativo o qual exige reflexão do narrador visto que a intriga narrativa não ocorre, de parte deste, sem a intencionalidade de narrar de si para si e para o outro – ouvinte ou leitor – movimento instituinte de identidade narrativa exigente da reflexividade que se dá em alteridade, construída no seio de um circuito narrativo voltado à formação pessoal/profissional de professores.

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Biografia do Autor

Maria Helena Menna Barreto Abrahão, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil

Doutora em Ciências Humanas-Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989). Pesquisadora Senior do CNPq. Integra o Quadro Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Pelotas. Líder do Grupo de Pesquisa “Profissionalização Docente e Identidade: narrativas singulares/plurais”. E-mail: abrahaomhmb@gmail.com

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Publicado

02.08.2023

Como Citar

Abrahão, M. H. M. B. (2023). Biografização/heterobiografização: elaboração memorialística de uma personagem auto(hetero)biográfica em formação docente. Linhas Crí­ticas, 29, e47664. https://doi.org/10.26512/lc29202347664

Edição

Seção

Dossiê | Pesquisa narrativa no fazer ordinário da docência: múltiplas perspectivas

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