Encontros entre culpa e educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc29202348792

Palavras-chave:

Culpa, Educação, Philippe Meirieu

Resumo

Este ensaio problematiza a culpa na educação propondo alternativas a partir da perspectiva de Philippe Meirieu. Para tanto, articula perspectivas sobre o ensino e os regimes de culpabilização e reflete sobre os desafios de ensinar e aprender sob um regime de cobranças. Como resultado, sugerem-se possibilidades a um sistema educativo arbitrário e punitivo, destacando a valorização de responsabilidades compartilhadas entre estudantes, docentes e instituição; o respeito à autonomia das pessoas no processo educativo; e, o reconhecimento da liberdade individual mediada por uma pedagogia diferenciada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Conceição dos Santos, Universidade Federal do Pampa, São Borja, RS, Brasil

Doutora em Sciences de l’Information et de la Communication pela Sorbonne Université (2016). Professora Adjunta em Ciências da Comunicação no Curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Pampa. Pesquisadora na Rede Temática Comunicação, Cidadania, Educação e Integração na América Latina (Rede AMLAT). E-mail: larissa.conceicaos@gmail.com

André Luis Silva, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Doutor em Estudos Organizacionais pela Fundação Getulio Vargas (2015). Professor Doutor em Gestão de Pessoas nas Organizações na Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo. Pesquisador no grupo Socioantropologia das Organizações (CNPq). E-mail: andrelsilva@usp.br

Referências

Agostinho, S. (2016). Confissões (7. ed.). Paulus editora.

Andrade, J. M. de, Lima, K. da S., Sales, H. F. S., & Souza, T. F. L. dos S. (2018). Terceirização e precarização do ensino superior no Brasil: uma revisão da literatura. Brazilian Journal of Education, Technology and Society, 11(3), 393-403. http://doi.org/10.14571/brajets.v11.n3

Asbahr, F. da S. F., & Lopes, J. S. (2006). A culpa é sua. Psicologia USP, 17(1), 53-73. https://doi.org/10.1590/S0103-65642006000100005

Bojer, M. M., Roehl, H., Knuth, M., & Magner, C. (2011). Mapeando Diálogos: Ferramentas Essenciais para Mudança Social. Editora Instituto Noos.

Bresser-Pereira, L. C. (2008). O modelo estrutural de gerência pública. Revista de Administração Pública, 42(2), 391-410. https://doi.org/10.1590/S0034-76122008000200009

Brooks, R. (2015). Social and spatial disparities in emotional responses to education: feelings of “guilt” among student-parents. British Educational Research Journal, 41(3), 505-519. https://doi.org/10.1002/berj.3154

Burns, S. T. (2023). Raising awareness of the impact of guilt and shame on counselor education students. Journal of Creativity in Mental Health, 18(2), 178-196. https://doi.org/10.1080/15401383.2021.1970070

Carlotto, M. S., Dias, S. R. da A., Batista, J. B. V., & Diehl, L. (2015). O papel mediador da autoeficácia na relação entre a sobrecarga de trabalho e as dimensões de Burnout em professores. Psico-USF, 20(1), 13-23. https://doi.org/10.1590/1413-82712015200102

Carrá, B. C. (2017). A doutrina da tripartição da culpa: uma visão contemporânea. Revista de Direito Civil Contemporâneo-RDCC, 13, 199-228. http://ojs.direitocivilcontemporaneo.com/index.php/rdcc/article/view/343

Casassus, J. (1995). Tarefas da Educação. Autores Associados.

Chang, Y-S., Chou, C-H., Chuang, M-J., Li, W-H., & Tsai, I-F. (2023). Effects of visual reality on creative design performance and creative experiential learning. Interactive Learning Environments, 31(2), 1142-1157. https://doi.org/10.1080/10494820.2020.1821717

Curtis, G. J. (2023). Guilt, shame and academic misconduct. Journal of Academic Ethics, 3, s.p. https://doi.org/10.1007/s10805-023-09480-w

Demo, P. (2004). Ser professor é cuidar que o aluno aprenda. Mediação.

Dewey, J. (1910). How we think. Heath & Co Publishers.

Dewey, J. (1938). Experience and education. Touchstone.

Dewey, J. (1959). Como pensamos. Companhia Editora Nacional.

Dias Sobrinho, J. (2005). Avaliação como instrumento da formação cidadã e do desenvolvimento da sociedade democrática: por uma ética-epistemologia da avaliação. Em D. Ristoff, & V. P. Almeida Junior (Orgs.). Avaliação participativa: perspectivas e desafios (pp. 15-38). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Fang, J., & OToole, J. (2023). Embedding sustainable development goals (SDGs) in an undergraduate business capstone subject using an experiential learning approach: a qualitative analysis. The International Journal of Management Education, 21(1), 100749. https://doi.org/10.1016/j.ijme.2022.100749

Franco, M. A. S. (2011). Philippe Meirieu: fragmentos de uma Conversa. Revista Eletrônica Pesquiseduca, 3(6), 274-281. https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/192

Freire, P. (1985). The politics of education, culture, power, and liberation. Bergin & Garvey.

Freire, P. (1993). Professora sim, tia não. Cartas a quem ousa ensinar. Editora Olho d’Agua.

Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia – saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra.

Freire, P. (2005). Pedagogia do Oprimido. Paz e Terra.

Freitas, L. C. de. (2014). Os reformadores empresariais da educação e a disputa pelo controle do processo pedagógico na escola. Educação & Sociedade, 35(129), 1085-1114. https://doi.org/10.1590/ES0101-73302014143817

Freud, S. (1996). Atos obsessivos e práticas religiosas (Vol. 9). Standard Edition.

Gadotti, M. (1998). Educação e poder: introdução à pedagogia do conflito. Cortez.

Gadotti, M. (2010). Qualidade na educação: uma nova abordagem. Instituto Paulo Freire.

Gadotti, M., Freire, P., & Guimarães, S. (1995). Pedagogia: diálogo e conflito (4. ed.). Cortez.

Garcia, M. M. A., & Anadon, S. B. (2009). Reforma educacional, intensificação e autointensificação do trabalho docente. Educação e Sociedade, 30(106), 63-85. https://doi.org/10.1590/S0101-73302009000100004

Heidegger, M. (1993). Ser e Tempo (vol. I). Vozes.

Jarvis, P. (1997). Meaningful and meaningless experience: toward an analysis of learning from life. Adult Education Quarterly, 37(3), 164-172. https://doi.org/10.1177/0001848187037003004

Jaspers, K. (2018). A questão da culpa: a Alemanha e o nazismo. Todavia.

Jesus, A. M. P. (2010). Contributos de Philippe Meirieu para uma pedagogia inovadora: da pedagogia magistral à pedagogia diferenciada. [Dissertação de mestrado, Universidade da Madeira]. Repositório Institucional da Universidade da Madeira. http://hdl.handle.net/10400.13/170

Lima, L. C. (2012). Aprender para ganhar, conhecer para competir: sobre a subordinação da educação na sociedade da aprendizagem. Cortez.

Luckesi, C. C. (1995). Avaliação da aprendizagem escolar. Cortez.

Luckesi, C. C. (2022). Avaliação em educação: questões epistemológicas e práticas. Cortez.

Meirieu, P. (1985). L’école, mode d’emploi. Des méthodes actives à la pédagogie différenciée. ESF Editeur.

Meirieu, P. (1989). Enseigner, scénario pour un métier nouveau. ESF Editeur.

Meirieu, P. (1991). Le choix d’ éduquer – Éthique et Pédagogie. ESF Editeur.

Meirieu, P. (1995). La pédagogie entre le dire et le faire: le courage des commencements. ESF Éditeur.

Meirieu, P. (1996). La pédagogie différenciée: enfermement ou ouverture. Em A. Bentolila (Org.). Les entretiens Nathan Acte VI: L’école: Diversité et Cohérences (pp. 109-149). Nathan pédagogie.

Meirieu, P. (1998). Aprender... sim, mas como? Artmed.

Meirieu, P. (2002). A pedagogia entre o dizer e o fazer: a coragem de começar. Artmed.

Meirieu, P. (2005). Lettre à un jeune professeur. ESF Editeur.

Meirieu, P. (2006). Carta a um jovem professor. Artmed.

Meirieu, P. (2014). Le plaisir d'apprendre. Autrement.

Mezirow, J. (1991). Transformative dimensions of adult learning. Jossey-Bass.

Motta, V. F., & Galina, S. V. R. (2023). Experiential learning in entrepreneurship education: a systematic literature review. Teaching and Teacher Education, 121, 103919. https://doi.org/10.1016/j.tate.2022.103919

Nietzsche, F. (1988). Genealogia da moral. Brasiliense.

Perrenoud, P. (2002). A prática reflexiva no ofício do professor: profissionalização e razão pedagógica. Artmed.

Ricoeur, P. (1953). Culpabilité tragique et culpabilité biblique. Revue d’histoire et de philosophie religieuses, 33(4), 285-307. https://studylibfr.com/doc/2664003/culpabilit%C3%A9-tragique-et-culpabilit%C3%A9-biblique

Sartre, J. P. (2007). Esboço para uma Teoria das Emoções. L&PM.

Saviani, D. (2010). Sistema Nacional de Educação articulado ao Plano Nacional de Educação. Revista Brasileira de Educação, 15(44), 380-392. https://doi.org/10.1590/S1413-24782010000200013

Saviani, D. (2018). Sistema Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação: significado, controvérsias e perspectivas. Autores Associados.

Silva, G., & Carvalho, D. (2021). A cultura da avaliação e da responsabilização nas reformas educacionais pós-1990. Educação em Foco, 24(44), 397-421. https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5867

Silva, J. C. (2019). O capitalismo como religião: a culpa. Cadernos Walter Benjamin, 23, 162-192. https://doi.org/10.17648/2175-1293-v23n2019-8

Thiry-Cherques, H. R. (2003). Responsabilidade moral e identidade empresarial. Revista de Administração Contemporânea, 7, 31-50. https://doi.org/10.1590/S1415-65552003000500003

Vasconcellos, C. D. S. (2007). Competência docente na perspectiva de Paulo Freire. Revista de educação AEC, 143, 66-78. http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/Pedagogia2/acompetencdocen.pdf

Vasconcelos, I. C. O. de, & Gomes, C. A. da C. (2017). A reprodução da reprodução sociocultural: sem crítica, com culpa e com primazia da informação. Revista Linhas, 18(37), 210-238. http://doi.org/10.5965/1984723818372017210

Vidal, A. G. (2022). A culpa é do professor? Dialogismo na relação entre escola e universidade. Campo do Saber, 8(1), 1-16. https://periodicos.iesp.edu.br/index.php/campodosaber/article/view/448/334

Weber, M. (1970). Ciência e Política: Duas Vocações. Cultrix.

Wilson, J. (2001). Shame, Guilt and Moral Education. Journal of Moral Education, 30(1), 71-81. https://doi.org/10.1080/03057240120033820

Downloads

Publicado

23.08.2023

Como Citar

Santos, L. C. dos, & Silva, A. L. (2023). Encontros entre culpa e educação. Linhas Crí­ticas, 29, e48792. https://doi.org/10.26512/lc29202348792

Edição

Seção

Ensaios

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.