Encontros entre culpa e educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc29202348792

Palavras-chave:

Culpa, Educação, Philippe Meirieu

Resumo

Este ensaio problematiza a culpa na educação propondo alternativas a partir da perspectiva de Philippe Meirieu. Para tanto, articula perspectivas sobre o ensino e os regimes de culpabilização e reflete sobre os desafios de ensinar e aprender sob um regime de cobranças. Como resultado, sugerem-se possibilidades a um sistema educativo arbitrário e punitivo, destacando a valorização de responsabilidades compartilhadas entre estudantes, docentes e instituição; o respeito à autonomia das pessoas no processo educativo; e, o reconhecimento da liberdade individual mediada por uma pedagogia diferenciada.

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Biografia do Autor

Larissa Conceição dos Santos, Universidade Federal do Pampa, São Borja, RS, Brasil

Doutora em Sciences de l’Information et de la Communication pela Sorbonne Université (2016). Professora Adjunta em Ciências da Comunicação no Curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Pampa. Pesquisadora na Rede Temática Comunicação, Cidadania, Educação e Integração na América Latina (Rede AMLAT). E-mail: larissa.conceicaos@gmail.com

André Luis Silva, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Doutor em Estudos Organizacionais pela Fundação Getulio Vargas (2015). Professor Doutor em Gestão de Pessoas nas Organizações na Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo. Pesquisador no grupo Socioantropologia das Organizações (CNPq). E-mail: andrelsilva@usp.br

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Publicado

23.08.2023

Como Citar

Santos, L. C. dos, & Silva, A. L. (2023). Encontros entre culpa e educação. Linhas Crí­ticas, 29, e48792. https://doi.org/10.26512/lc29202348792

Edição

Seção

Ensaios

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