O rio da vida na pesquisa-intervenção com crianças em vulnerabilidade social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc29202350554

Palavras-chave:

Educação Integral em Saúde Escolar, Crianças de Grupos Minoritários, Direitos da Criança, Salutogênese

Resumo

Um ensaio reflexivo é guiado sobre os processos de investigação com crianças em situação de vulnerabilidade social e/ou que tiveram seus direitos violados. Como inspiração teórico-metodológica nos pautamos na teoria da Salutogênese e na metáfora do rio da vida. Empiricamente, apoiamo-nos no livro “Margaridas: histórias de superação” como fonte de relatos de crianças atendidas em um projeto social em Manaus/AM. O direito à fala e à produção imagética percorrem processos não apenas investigativos, mas, de empoderamento das crianças. Destarte, propomos investigações horizontalizadas, reconhecendo as crianças como atores sociais, capazes de representar seus mundos em busca de ressignificá-los.

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Biografia do Autor

Victor José Machado de Oliveira, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2018). Professor da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás. E-mail: oliveiravjm@gmail.com

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Publicado

08.11.2023

Como Citar

Oliveira, V. J. M. de. (2023). O rio da vida na pesquisa-intervenção com crianças em vulnerabilidade social. Linhas Crí­ticas, 29, e50554. https://doi.org/10.26512/lc29202350554

Edição

Seção

Dossiê | Escuta e participação nas pesquisas com (sobre) crianças