Permanência na educação superior brasileira: contribuições de Vincent Tinto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc29202346400

Palavras-chave:

Vincent Tinto, Permanência estudantil, Evasão discente, Educação Superior

Resumo

Este artigo destaca as contribuições de Vincent Tinto para a análise dos fenômenos da evasão e da permanência discente na educação superior, particularmente no que diz respeito à dimensão institucional que comportam. A partir dos trabalhos mais citados do autor no Google Scholar, buscamos evidenciar o caráter das políticas institucionais e das ações dos membros da instituição que têm suscitado a permanência e persistência dos estudantes nos estudos. As ações propriamente pedagógicas são as de maior destaque neste trabalho. Este é um dos aspectos da permanência que merece ser mais estudado no Brasil, diante de um quadro de expansão e democratização das oportunidades de acesso à educação superior.

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Biografia do Autor

Gabriela de Souza Honorato, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Vice coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (Lepes/FE/UFRJ). E-mail: gabrielahonorato@rocketmail.com

Eduardo Henrique Narciso Borges, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2022). Professor substituto do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisador no Laboratório de Pesquisa em Ensino Superior (Lapes/PPGSA/UFRJ), no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (Lepes/FE/UFRJ) e no Núcleo de Ensino em Ciências, Espiritualidade e Saúde (Neces/FIOCRUZ). E-mail: eduardonarcisorj@gmail.com

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Publicado

24.04.2023

Como Citar

Honorato, G. de S., & Borges, E. H. N. (2023). Permanência na educação superior brasileira: contribuições de Vincent Tinto. Linhas Crí­ticas, 29, e46400. https://doi.org/10.26512/lc29202346400

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