Políticas de internacionalização da educação superior: contribuições para o contexto sul-sul
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc29202347602Palavras-chave:
Pesquisa comparada, Educação Superior, Políticas de internacionalizaçãoResumo
Trata-se de um estudo comparado de políticas de internacionalização de duas universidades públicas brasileiras: Universidade da Integração Latino-Americana (UNILA) e Universidade Federal do ABC (UFABC). A análise ocorreu por meio do ciclo de políticas de Ball. Ao que tangencia a UNILA, percebeu-se estratégias para a integração regional solidária, marcada pela Cooperação Sul-Sul (CSS). Já para a UFABC, evidenciou-se regulação de capital e controle para atingir os patamares exigidos pelo cenário mundial. Embora as políticas tenham apresentado perspectivas distintas, ambas indicaram estratégias de internacionalização da Educação Superior (ES) para o sul global.
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Copyright (c) 2023 Marcio Watanabe, Andreza Cipriani, Marcia Regina Selpa Heinzle
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