Experimentando o método qualitativo: um exercício de vivência etnográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc29202347013

Palavras-chave:

Estratégia de ensino, Pesquisa qualitativa, Etnografia, Experiência

Resumo

O estudo busca promover o debate acerca do ensino de métodos qualitativos de pesquisa a partir de uma vivência etnográfica. Trata-se de uma investigação teórico-empírica em que foi realizado um estudo envolvendo a experiência dos doutorandos em uma prática de observação etnográfica em um estabelecimento comercial. Após a vivência, as percepções dos doutorandos foram sistematizadas em áreas temáticas; destaca-se que a proposta etnográfica vivencial se configurou como uma estratégia para estimular o ensino da etnografia, uma vez que os doutorandos tiveram a oportunidade de aproximar-se do fenômeno de estudo e identificar possíveis elementos que são característicos do referido método.

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Biografia do Autor

Hudson do Vale de Oliveira, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Doutor em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina (2015). Doutorando em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Professor Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, Campus Boa Vista Zona Oeste. Integrante do Núcleo de Inovações Sociais na Esfera Pública (NISP) e do Observatório de Inovação Social de Florianópolis (OBISF). E-mail: hudson.oliveira@ifrr.edu.br

Gabriela Buffon, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2018). Doutoranda em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Integrante do grupo de pesquisa Ensino de Administração e Aprendizagem Organizacional (UDESC). Participante do projeto de pesquisa: Internacionalização, Acreditação, Avaliação e Indicadores de Desempenho da Educação Superior (UDESC). E-mail: gabrielabuffon@gmail.com

Marília Ribas Machado, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Doutoranda em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professora da Faculdade Universidade do Sul de Santa Catarina. Integrante do grupo de pesquisa Ensino de Administração e Aprendizagem Organizacional (UDESC). Participante do projeto de pesquisa: Internacionalização, Acreditação, Avaliação e Indicadores de Desempenho da Educação Superior (UDESC). E-mail: marilia.ribas9@gmail.com

Simone Ghisi Feuerschütte, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Professora Titular da Universidade do Estado de Santa Catarina, no Centro de Ciências da Administração e Sócio-Econômicas. E-mail: simone.udesc@gmail.com

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Publicado

16.05.2023

Como Citar

Oliveira, H. do V. de, Buffon, G., Machado, M. R., & Feuerschütte, S. G. (2023). Experimentando o método qualitativo: um exercício de vivência etnográfica. Linhas Crí­ticas, 29, e47013. https://doi.org/10.26512/lc29202347013

Edição

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