Paulo Freire e formação docente: uma pesquisa do tipo estado da arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc29202347518

Palavras-chave:

Formação de professores, Paulo Freire, Educação

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa do tipo estado da arte sobre formação docente e os conceitos de Paulo Freire, buscando analisar como esses conceitos vêm sendo utilizados nas pesquisas em educação voltadas à formação de professores. O estudo foi realizado com base em artigos publicados nos últimos dez anos, pesquisados em duas bases de dados. Os resultados apontam, entre outros aspectos, os principais conceitos de Freire evidenciados nesses artigos, bem como os temas que foram pouco explorados por essas pesquisas, mostrando a amplitude e a atualidade da obra do autor nas pesquisas sobre formação docente.

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Biografia do Autor

Mayara de Fátima Vasconcellos, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Especialista em Design Educacional pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2020). Mestranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professora no Ensino Fundamental anos iniciais – Prefeitura Municipal de Colombo (Colombo, PR). Participa do grupo de pesquisa Práxis Educativa: Dimensões e Processos. E-mail: mavas.masilva@gmail.com

Caroline Carmona Marques Gonçalves, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Especialista em Educação Especial com ênfase em Inclusão – pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2012). Mestranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professora do Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Curitiba (Curitiba-PR). Participa do Grupo de Pesquisa Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior (CIDES). E-mail: carolinecarmona@gmail.com

Marilia Marques Mira, Must University, Miami, Estados Unidos

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018). Orientadora do Mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação - Must University (Flórida, EUA). Membro do grupo de pesquisa Práxis Educativa: Dimensões e Processos. E-mail: marilia_mmira@yahoo.com.br

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Publicado

01.08.2023

Como Citar

Vasconcellos, M. de F., Gonçalves, C. C. M., & Mira, M. M. (2023). Paulo Freire e formação docente: uma pesquisa do tipo estado da arte. Linhas Crí­ticas, 29, e47518. https://doi.org/10.26512/lc29202347518

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