Os valores morais para as Escolas Cívico-Militares: a heteronomia como projeto educativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc29202347077

Palavras-chave:

Escolas Cívico-Militares, Valores Morais, Heteronomia Moral

Resumo

O presente trabalho busca compreender alguns aspectos do projeto educativo subjacente à implementação de Escolas Cívico-Militares (ECIM) pelo governo Bolsonaro. Para tanto, submetemos a uma análise hermenêutica os valores morais que, acompanhados de respectivos descritores, são postulados pelas Diretrizes para as Escolas Cívico-Militares como norma para as ECIM: o civismo, a honestidade e o respeito. Concluímos que, como situados, tais valores representam uma forte predileção pela heteronomia moral como princípio educativo, se distanciando, portanto, da autonomia moral que seria favorecida, fundamentalmente, pela democratização das relações escolares.

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Biografia do Autor

Rafael Pétta Daud, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil

Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (2022). Professor Adjunto vinculado ao Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Teoria Crítica - Tecnologia, Cultura e Formação (CNPq). E-mail: rafaelpetta@hotmail.com

Luiz Antônio Calmon Nabuco Lastória, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP, Brasil

Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1999). Professor Livre-Docente da Universidade Estadual Paulista (Departamento de Psicologia da Educação da FCLar). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Teoria Crítica - Tecnologia, Cultura e Formação (CNPq). E-mail: calmon.nabuco@unesp.br

João Mauro Gomes Vieira de Carvalho, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP, Brasil

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (2019). Membro do Laboratório de Política e Governo da UNESP e dos Grupos de Estudos e Pesquisas Teoria Crítica - Tecnologia, Cultura e Formação (CNPq) e Teoria Crítica e Educação (CNPq). E-mail: jmcarvalho87@gmail.com

Pedro Luís Panigassi, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP, Brasil

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) (2021). Mestrando em Ciências Sociais pela Unesp. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Teoria Crítica - Tecnologia, Cultura e Formação (CNPq). E-mail: pedro.panigassi@unesp.br

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Publicado

11.05.2023

Como Citar

Daud, R. P., Lastória, L. A. C. N., Carvalho, J. M. G. V. de, & Panigassi, P. L. (2023). Os valores morais para as Escolas Cívico-Militares: a heteronomia como projeto educativo. Linhas Crí­ticas, 29, e47077. https://doi.org/10.26512/lc29202347077

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