Comunicação enfermeiro-criança na escola: contribuições da Teoria do Agir Comunicativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc29202350574

Palavras-chave:

Comunicação, Comunicação em saúde, Enfermeiras e enfermeiros, Serviços de saúde escolar, Serviços de enfermagem escolar

Resumo

Este ensaio objetiva tecer reflexões sobre comunicação em saúde na escola, entre enfermeiros/enfermeiras e crianças, com contribuições de elementos da Teoria do Agir Comunicativo, de Jürgen Habermas. Apresenta fundamentos dessa teoria em transposição didática para um agir mais comunicativo, favorável à superação do modelo biomédico, à autonomia e à adesão ao autocuidado, promotor de saúde e preventivo de doenças e agravos, por meio da interação, respeito, diálogo, simetria de poder e linguagem, bem como o fortalecimento de vínculo, voltado ao entendimento entre os envolvidos, e com uso de expressões linguísticas do mundo da vida das crianças.

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Biografia do Autor

Kéllen Campos Castro Moreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil

Mestre em psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2014). Doutoranda em atenção à saúde pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Enfermeira na Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba. Membro grupo de estudos e pesquisas ProLiSaBr/UFTM - PROmoção em comunicação, educação e LIteracia para a SAúde no Brasil. E-mail: kellen_camposcastro@yahoo.com.br

Lúcio Álvaro Marques, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil

Doutor em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014). Bacharel licenciado em filosofia pela PUCMINAS. Professor no departamento de filosofia e ciências sociais e no programa de pós-graduação strico sensu em educação na Universidade Federal do Triângulo Mineiro. E-mail: lucio.marques@uftm.edu.br

Lucieli Dias Pedreschi Chaves, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil

Doutora em enfermagem fundamental pela Universidade de São Paulo (2005). Enfermeira. Professora associada 3 do departamento de enfermagem geral e especializada na Universidade de São Paulo. E-mail: dpchaves@eerp.usp.br

Rosane Aparecida de Sousa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil

Doutora em serviço social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Graduação em serviço social. Professora associada no departamento de serviço social na Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Líder do grupo de estudos e pesquisas ProLiSaBr/UFTM - PROmoção em comunicação, educação e LIteracia para a SAúde no Brasil. E-mail: rosane.sousa@uftm.edu.br

Bethania Ferreira Goulart, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil

Doutora em ciências - enfermagem pela Universidade de São Paulo (2015). Enfermeira. Professora adjunta no curso de enfermagem e no programa de pós-graduação em atenção à saúde. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gerenciamento na Enfermagem e na Saúde (GEPGES/UFTM). E-mail: bethaniagoulart@yahoo.com.br

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Publicado

17.11.2023

Como Citar

Moreira, K. C. C., Marques, L. Álvaro, Chaves, L. D. P., Sousa, R. A. de, & Goulart, B. F. (2023). Comunicação enfermeiro-criança na escola: contribuições da Teoria do Agir Comunicativo. Linhas Crí­ticas, 29, e50574. https://doi.org/10.26512/lc29202350574

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