Os cotidianos familiar e escolar sob a perspectiva das crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc29202350572

Palavras-chave:

Infâncias, Família, Educação, Cotidianos

Resumo

A pesquisa compreende os sentidos atribuídos por 34 crianças de uma escola de Brasília aos seus cotidianos familiar e escolar, com aportes teórico-metodológicos da Sociologia do Cotidiano, da Sociologia da Infância e dos Estudos com o Cotidiano. A partir da observação participante, dos desenhos e das falas das crianças, foram produzidas e analisadas as categorias: cotidiano familiar, cotidiano escolar e interseção entre cotidianos familiar e escolar. Os resultados indicam que as interpretações infantis são concebidas dentro e fora da escola e transitam entre o mundo real e o imaginário, revelando afetos, tensões e idiossincrasias sobre as suas rotinas diárias.

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Biografia do Autor

Mayrhon José Abrantes Farias, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA, Brasil

Doutor em Educação Física pela Universidade de Brasília (2019). Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Maranhão, Campus Bacanga. Vice-líder do Grupo de Estudos sobre Corpo e Educação - IMAGEM/UnB e do Núcleo de Investigação Multidisciplinar em Educação Física NIMEF/UFNT. E-mail: mayrhon@gmail.com

Marciel Barcelos, Universidade Federal do Tocantins, Miracema do Tocantins, TO, Brasil

Doutor em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) (2019). Professor adjunto do curso de Licenciatura em Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física – PROTEORIA/UFES e Coordenador do Grupo de Investigação Pedagógica em Educação Física – GIPEF/UFT. E-mail: marcielbarcelos@gmail.com

Rodrigo Lema Del Rio Martins, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, Brasil

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor do Departamento de Teoria e Planejamento do Instituto de Educação da UFRRJ, lecionando no curso de graduação em Educação Física, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEduc) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Física em Rede Nacional (ProEF). Vice-líder do Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres (NAIF) e Líder do Grupo de Pesquisa em Docência na Educação Física (GPDEF). E-mail: rodrigodrmartins@ufrrj.br

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Publicado

10.11.2023

Como Citar

Farias, M. J. A., Barcelos, M., & Martins, R. L. D. R. (2023). Os cotidianos familiar e escolar sob a perspectiva das crianças. Linhas Crí­ticas, 29, e50572. https://doi.org/10.26512/lc29202350572

Edição

Seção

Dossiê | Escuta e participação nas pesquisas com (sobre) crianças

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