Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Ao submeter o manuscrito, os/as autores/as concordam com as Diretrizes para Autores e Condições para submissão.
  • A contribuição deve ser original, inédita e não avaliada em outra revista simultaneamente.
  • O arquivo da submissão deve estar em formato DOCX ou ODT. O manuscrito deve ter a formatação prevista no template.
  • Todos/as os/as autores/as do manuscrito devem estar identificados/as nos metadados do sistema e na Declaração de autoria.
  • Os/as autores/as devem possuir os direitos autorais das imagens que utilizar.

Diretrizes para Autores

A Linhas Críticas aceita submissões de artigos, ensaios, entrevistas, resenhas de livro e apresentações de dossiê em português, espanhol e inglês. As resenhas devem ser de livro publicado nos últimos 2 anos.

Tipo de manuscrito Avaliação por pares duplo-cega Título em PT, ES, EN Resumo em PT, ES, EN Palavras-chave em PT, ES, EN Caracteres (mínimo) Caracteres (máximo)
Artigo Sim Sim Sim Sim 30.000 50.000
Ensaio Sim Sim Sim Sim 30.000 50.000
Entrevista Não Sim Não Não 30.000 45.000
Resenha Não Sim Não Não   10.000
Apresentação de dossiê Não Sim Não Não   10.000

 

Traduções de manuscritos já publicados em outros idiomas em periódicos revisados por pares também poderão ser submetidas para avaliação, com as seguintes regras:
(a) a tradução deve ter a autorização dos detentores dos direitos autorais (autores/as e/ou editora);
(b) a publicação no idioma original, caso esteja publicada sob uma licença aberta (como Creative Commons), deve ter uma licença que permita sua tradução e seja compatível com a licença CC-BY da revista Linhas Críticas. Caso a licença não seja aberta, ou não permita derivações (que incluam a clausula de não derivados - ND - ou similares), a submissão deve incluir uma autorização por escrito dos detentores dos direitos autorais (da editora e/ou de todos os autores envolvidos);
(c) traduções deverão seguir todas as orientações do modelo e serão submetidas ao mesmo processo de avaliação das demais submissões;
(d) caso aprovada para publicação, a tradução terá como autores/as os/as mesmos/as autores/as da publicação original, com crédito aos/às tradutores/as, e será publicada com uma licença CC-BY 4.0;
(e) não serão aceitas submissões de traduções de artigos já publicados em versão traduzida para o português por outros periódicos.

 

Formatação do texto

Orientações completas sobre a formatação do documento, incluindo citações e referências (estilo APA) se encontram no modelo.

 

Coautoria

Consideramos como autores(as) aqueles que têm efetiva contribuição intelectual e científica na realização do trabalho. O(a) autor(a) principal é o responsável pela submissão, identificação dos(as) demais autores(as), comunicação com a editoria da revista e integridade ética do artigo como um todo, assumindo a responsabilidade pela participação efetiva de cada autor(a) e que todos os(as) autores(as) concordaram com o conteúdo do artigo.

A Declaração de autoria deve ser preenchida pelo(a) autor(a) principal e inserida no sistema no momento da submissão.

 

Não serão avaliados artigos

  • Encaminhados concomitantemente para mais de uma revista;
  • Simultâneos (dois ou mais artigos de um mesmo autor);
  • De um mesmo autor ou coautor em um mesmo biênio, seja na posição de autor principal ou coautor do artigo;
  • De autores vinculados à Universidade de Brasília em um percentual superior a 5% do volume anual.
  • De membros do comitê editorial, mesmo quando em coautoria.

 

Processo de avaliação

Após a submissão, os manuscritos são submetidos ao desk review. Artigos e ensaios passam também por avaliação duplo-cega por pares. Entrevistas, resenhas de livros e apresentações de dossiê não passam por avaliação duplo-cega por pares. O processo de avaliação da Linhas Críticas é detalhado abaixo:

 

Desk review

No desk review, são verificados os aspectos formais do manuscrito: citações, referências, formatação geral, similaridades e anexos. Em caso de não atendimento a qualquer uma das orientações da revista, os(as) autores(as) terão 7 dias para ajustes.

 

Avaliação duplo-cega por pares (double blind peer review)

Após o desk review, os textos do tipo artigo e ensaio são submetidos à avaliação pelos pares duplo-cega (double blind peer review), sendo analisados por, pelo menos, dois avaliadores externos (outra instituição ou país) às cegas (sem a identificação de autoria e avaliadores) para emissão de pareceres.

Os pareceres emitidos podem recomendar: Aceitar; Correções obrigatórias; Submeter novamente para avaliação; Submeter a outra revista; Rejeitar.

Caso ocorram pareceres divergentes (por exemplo: aceitar ou correções obrigatórias + rejeitar, submeter novamente para avaliação ou submeter a outra revista), poderá ser indicado um terceiro avaliador.

 

Solicitações de reformulação

Os pareceres da avaliação do texto são encaminhados aos(às) autores(as), e podem indicar alterações ou adaptações necessárias. Esse procedimento visa a transparência da avaliação e o aprimoramento do texto.

Quando solicitado, o artigo deverá ser reformulado e reapresentado à revista (através do sistema) em até 30 dias, a contar da data da solicitação de reformulação. Decorridos 30 dias, se não houver resposta dos autores(as), o texto será rejeitado.

 

Revisão e tradução

Após a aprovação para publicação, o texto deverá passar por revisão da norma culta, sob responsabilidade dos(as) autores(as). O serviço deverá ser executado por profissional qualificado(a), com posterior apresentação do recibo e/ou declaração de prestação do serviço, além do arquivo final com as marcas da revisão (em outra cor ou com a ferramenta de controle de alterações do editor de texto ativada). O prazo máximo para a devolução do texto revisado é de 7 (sete) dias.

Opcionalmente, os (as) autores(as) poderão providenciar também a tradução do texto aprovado e revisado para o inglês e/ou espanhol, para publicação em formato multilíngue. O serviço deverá ser executado por profissional qualificado(a), com posterior apresentação do recibo e/ou declaração de prestação do serviço, além do arquivo final. O prazo máximo para a devolução do texto traduzido é de 7 (sete) dias.

Não haverá nenhum acordo comercial entre a Linhas Críticas e os(as) revisores(as) ou tradutores(as). Todo o processo terá como partes somente os(as) autores(as) e o(a) revisor(a) e/ou tradutor(a), incluindo, mas não limitado a: orçamento, contrato, pagamento e emissão de nota fiscal.

 

Recusa

Os editores reservar-se-ão ao direito de recusar o artigo para o qual foram solicitadas reformulações que não foram atendidas, ou entregues fora do prazo. No que diz respeito à publicação, a palavra final é dos editores.

Após apreciação, e não sendo o artigo aprovado para a publicação, a revista comunicará ao autor sobre a decisão editorial através do sistema, e arquivará o artigo.

 

Software anti-plágio

O CopySpider é um software anti-plágio (detector de plágio) freeware, de interface simples e intuitiva, com alto desempenho computacional para testar documentos sob o crivo de existência de cópias indevidas de outros documentos disponíveis na internet. Similaridades acima de 3% deverão ser revisadas pelos autores.

 

Assédio

De acordo com o Regulamento da Revista qualquer tentativa de assédio ou pressão por parte do(s) autor (autores) sobre os membros do Comitê Editorial, para a publicação e/ou aprovação de artigos derivará na exclusão automática do texto submetido.

Dossiê: Pesquisa narrativa no fazer ordinário da docência

Prazo para submissões de artigos para o dossiê: 31/01/2023.

- Os manuscritos pertencentes a dossiês serão submetidos ao mesmo processo de avaliação dos manuscritos de fluxo contínuo;
- Proceda a atualização bibliográfica dos textos, substituindo edições mais antigas por mais recentes quando for o caso, e, de toda forma, procure atualizar os artigos citados e mencionados com a produção mais recente de seu campo e publicada nos últimos cinco anos;
- Revise e corrija os resumos e palavras-chave em língua portuguesa e em língua estrangeira, pelo menos uma das palavras-chave deve ser extraída de thesaurus de palavras-chave;
- Pelo menos um dos autores de cada artigo precisa ser percebido pelo índice H do Google Acadêmico, preferencialmente com raiz acima de 6;
- Todos os textos precisam ser identificados com o título do dossiê no ato da submissão do manuscrito.

Política de Privacidade

Os nomes todas as informações pessoais do seu cadastro nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.