Imigração, formação docente e inclusão na rede municipal de Manaus
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc29202350291Palavras-chave:
Imigração, Educação, Formação docenteResumo
Neste artigo temos por objetivo discutir a formação continuada de professores tendo como problematização a inserção de estudantes imigrantes em escolas públicas da rede municipal de ensino em Manaus. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica, considerando os marcos legais que asseguram os direitos da pessoa imigrante, seguido de análise bibliográfica acerca do fenômeno da migração e o acesso à educação. Os resultados evidenciam que se faz necessário formar e capacitar o professor, para que esse venha intervir de maneira significativa nas dificuldades do processo de ensino-aprendizagem vivenciado tanto pelo estudante imigrante quanto pelo professor em sala de aula.
Downloads
Referências
Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). (1984). Declaração de Cartagena. https://www.acnur.org/fileadmin/Documentos/portugues/BD_Legal/Instrumentos_Internacionais/Declaracao_de_Cartagena.pdf
Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). (2020). Coronavírus é ameaça terrível à educação de refugiados; metade das crianças refugidas no mundo está fora da escola. https://www.acnur.org/portugues/2020/09/03/relatorio-do-acnur-coronavirus-e-ameaca-terrivel-a-educacao-de-refugiados-metade-das-criancas-refugiadas-do-mundo-esta-fora-da-escola/
Araújo, A. L. (2021, julho 16). Pandemia acentua déficit educacional e exige ações do poder público. Agência Senado. https://www12.senado.leg.br/noticias/infomaterias/2021/07/pandemia-acentua-deficit-educacional-e-exige-acoes-do-poder-publico
Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Congresso Nacional do Brasil. Assembleia Nacional Constituinte. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
Brasil. (1990). Lei n. 8.069, 13 de julho de 1990 (Institui o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências). Presidência da República. Casa Civil. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm
Brasil. (1996). Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Presidência da República. Casa Civil. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
Brasil. (1997). Lei n. 9.474, de 22 de julho de 1997 (Define mecanismos para a implementação do Estatuto dos Refugiados de 1951). Presidência da República. Casa Civil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9474.htm
Brasil. (2017). Lei n. 13.445, de 24 de maio de 2017 (Institui a Lei de Migração). Presidência da República. Casa Civil. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13445.htm
Conselho Nacional de Educação (CNE). (2020). Resolução CNE/CEB n. 1, de 13 de novembro de 2020 (Dispõe sobre o direito de matrícula de crianças e adolescentes migrantes, refugiados, apátridas e solicitantes de refúgio no sistema público de ensino brasileiro). https://portaldeimigracao.mj.gov.br/images/resolu%C3%A7%C3%B5es_referentes_as_migra%C3%A7%C3%B5es/RESOLU%C3%87%C3%83O_N%C2%BA_1_DE_13_DE_NOVEMBRO_DE_2020.pdf
Correa, M. A. P. C., & Almeida, V. (2018). A migração haitiana no Estado de Minas Gerais: um estudo sobre políticas de educação inclusiva para imigrantes haitianos no município de Contagem. Revista Pensar Acadêmico, 16(1), 125-137. https://doi.org/10.21576/pa.2018v16i1.365
Delfim, R. B. (2019). Migrações, refúgio e apatridia: - guia para comunicadores (1. ed.). ACNUR.
Edwards, A. (2015, outubro 1). Refugiado ou Migrante? O ACNUR incentiva a usar o termo correto. ACNUR no Brasil. https://www.acnur.org/portugues/2015/10/01/refugiado-ou-migrante-o-acnur-incentiva-a-usar-o-termo-correto
Garcia, F. M. (2015). Estado, democracia e autonomia: uma análise das políticas e práticas no cotidiano escolar. [Tese de doutorado, Universidade do Minho]. Repositório Institucional da Uminho. https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/38429
Irnaldo, F. (2022, junho 27). Manaus inicia elaboração da Política Municipal para Refugiados e Migrantes. ACNUR no Brasil. https://www.acnur.org/portugues/2022/06/27/manaus-inicia-elaboracao-da-politica-municipal-para-refugiados-e-migrantes/
Junger, G., Calvanti, L., Oliveira, T., & Silva, B. G. (2022). Refúgio em Números (7. ed.). Ministério da Justiça e Segurança Pública. Comitê Nacional para os Refugiados. OBMigra.
Mbaya, E. R. (1997). Gênese, evolução e universalidade dos direitos humanos frente à diversidade de culturas. Estudos Avançados, 11(30), 17-41. https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/8993/10545
Organização das Nações Unidas (ONU). (1945). Cartas das Nações Unidas. https://www.oas.org/dil/port/1945%20Carta%20das%20Na%C3%A7%C3%B5es%20Unidas.pdf
Organização das Nações Unidas (ONU). (1948). Declaração Universal dos Direitos Humanos. https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos
Organização das Nações Unidas (ONU). (1951). Convenção das Nações Unidas. https://www.acnur.org/portugues/convencao-de-1951/
Organização das Nações Unidas (ONU). (1967). Protocolo de 1967 Relativo ao Estatuto dos Refugiados. https://www.acnur.org/fileadmin/Documentos/portugues/BD_Legal/Instrumentos_Internacionais/Protocolo_de_1967.pdf
Organização das Nações Unidas (ONU). (2018). Pacto Global para a Migração. https://news.un.org/pt/story/2018/12/1652601
Paixão, E. (2018, abril 16). Em busca de um lar. Escola Nova. https://novaescola.org.br/conteudo/11647/em-busca-de-um-lar
Pereira, G. L. (2019). Direitos e migrações forçadas: introdução ao direito migratório e ao direito dos refugiados no Brasil e no mundo. EDIPUCRS.
Rodrigues, E. C. (2020). Direito à educação básica para as pessoas refugiadas. Revista Humanidades e Inovação, 7(2) 86-99. https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1783
Salas, P. (2021, fevereiro 16). Ensino híbrido: planejamento para recuperar as aprendizagens. Nova Escola. https://novaescola.org.br/conteudo/20096/21-trilha-ensino-hibrido-planejamento-ensino-fundamental-para-recuperar-as-aprendizagens
Silva, G. J., Calvanti, L., Oliveira, T., Costa, L. F. L., & Macedo, M. (2021). Refúgio em Números. – 6. ed. Ministério da Justiça e Segurança Pública. Comitê Nacional para os Refugiados. OBMigra.
Weimann, G. (2020, junho 8). Desafios de uma educação intercultural se tornam ainda mais evidentes durante isolamento social. Porvir. https://porvir.org/como-alunos-migrantes-estudam-em-meio-a-pandemia
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fabiane Maia Garcia, Elen Ariana Azevedo Cotrim, Leandro Harisson da Silva Vasconcelos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.