Coprodução em Conselhos Municipais de Educação: possibilidades para a coprodução do controle

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc29202346460

Palavras-chave:

Coprodução do bem público, Coprodução do controle, Conselho Municipal de Educação, Plano Municipal de Educação

Resumo

Este artigo tem como objetivo examinar teoricamente as possibilidades de atuação dos Conselhos Municipais da Educação (CMEs) na coprodução do bem público, por meio dos Planos Municipais de Educação (PMEs) e da coprodução do controle. Os CMEs são espaços propícios à coprodução do controle, visto que sua natureza formativa, funções e atribuições ensejam engajamento mútuo e contínuo entre agentes públicos e cidadãos na realização e controle de serviços educacionais. O trabalho sinaliza possíveis estudos entre os campos da educação e da gestão pública, por meio da coprodução do bem público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Antunes Souza, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Mestre em Administração pela Universidade Federal Fluminense (2014). Doutoranda em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Professora do Instituto Federal do Rio de Janeiro. Membro do grupo de pesquisa Politeia - Coprodução do Bem Público: Accountability e Gestão. E-mail: fl_antunes@yahoo.com.br

Paula Chies Schommer, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (2005). Professora de administração pública na Universidade do Estado de Santa Catarina. Líder do grupo de pesquisa Politeia - Coprodução do Bem Público: Accountability e Gestão. E-mail: paulacs3@gmail.com

Referências

Alford, J. (2014). The multiple facets of co-production: building on the work of Elinor Ostrom. Public Administration Review, 16(3), 299-316. https://doi.org/10.1080/14719037.2013.806578

Bifulco, R., & Ladd, F. (2006). Institutional change and coproduction of public services: The effect of charter schools on parental involvement. Journal of Public Administration Research and Theory, 16(4), 553-576. https://www.jstor.org/stable/3840378

Blasco, C. M. (2009). Who is the final user of the educational service? Coproduction and definition of actors and service in Colombia (1991-2006). Analisis Politico, 22(67), 207-223. https://repositorio.unal.edu.co/handle/unal/49800

Bordignon, G. (2010). Passos para criar um Conselho. Conselho Municipal de Educação: colegiado da gestão democrática do sistema. UNCME. http://painel.siganet.net.br/upload/0000000002/cms/images/editor/files/Educa%C3%A7%C3%A3o/Manuais/Passos-para-criar-um-conselho.pdf

Bovaird, T. (2007). Beyond engagement and participation in coproduction of public services. Public Administration Review, 67(5), 846-860. https://doi.org/10.1111/j.1540-6210.2007.00773.x

Brand, D., & Rolland, M. (2018). Case study-partners for possibility: co-production of education. Em T. Brandsen, & B. Verschuere. Routledge is an imprint of the Taylor & Francis Group, an informa business (pp. 174-176). https://lirias.kuleuven.be/retrieve/541662

Brandsen, T., & Honingh, M. (2015). Distinguishing Different Types of Coproduction. Public Administration Review, 76(3), 427-435. https://doi.org/10.1111/puar.12465

Brasil. (1988). Constituição Federal. Congresso Nacional do Brasil. Assembleia Nacional Constituinte. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

Brasil. (1996). Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996 (Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional). Presidência da República. Casa Civil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

Brasil. (2022). Lei n.º 14.325, de 12 de abril de 2022. Presidência da República. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2022/lei/l14325.htm

Brudney, J. L., & England, R. E. (1983). Toward a definition of the coproduction concept. Public Administration Review, 43(1), 59-65. https://www.jstor.org/stable/975300

Cabral Neto A., Castro, A. M. D. A., & Garcia, L. T. dos S. (2016). Plano Municipal de educação: elaboração, acompanhamento e avaliação no contexto do PAR. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, 32(1), 47-67. https://doi.org/10.21573/vol32n012016.62648

Carey, P. (2013). Student as co-producer in a marketised higher education system: a case study of students' experience of participation in curriculum design. Innovations in Education and Teaching International, 50(3), 250-260. https://doi.org/10.1080/14703297.2013.796714

Chaebo, G., & Medeiros, J. (2017). Reflexões conceituais em coprodução de políticas públicas e apontamentos para uma agenda de pesquisa. Cadernos EBAPE.BR, 15(3), 615-628. https://doi.org/10.1590/1679-395152355

Cicatiello, L., Simone, E. de, D’Uva, M., Gaeta, G. L., & Pinto, M. (2021). Coproduction and satisfaction with online schooling during the COVID-19 pandemic: evidence from European countries. Public Management Review. https://doi.org/10.1080/14719037.2021.1990591

Davis, G., & Ostrom, E. (1991). A Public Economy Approach to Education: Choice and Co-Production. International Political Science Review, 12(4), 313-335. https://www.jstor.org/stable/1601468

Denhardt, R. B., & Denhardt, J. V. (2007). The New Public Service: serving, not steering (Expanded edition). M. E. Sharpe.

Dias, N., E. S., & Júlio, S. (2019). The Participatory Budgeting World Atlas, Epopeia and Oficina. www.oficina.org.pt/atlas

Doin, G., Dahmer, J., Schommer, P., & Spaniol, E. (2012). Mobilização social e coprodução do controle: o que sinalizam os processos de coprodução da lei da ficha limpa e da rede de observatório social do Brasil de controle social. Revista Pensamento & Realidade, 27(2), 56-79. https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/12648

Fasolo, C. P., & Castioni, R. (2017). Educação profissional no PNE 2014-2024: contexto de aprovação e monitoramento da meta 11. Linhas Críticas, 22(49), 577-597. https://doi.org/10.26512/lc.v22i49.4946

Foster, R., Malena, C., & Singh, J. (2004). Social Accountability: an introduction to the Concept and Emerging Practice (English), Social Development Papers, 76. http://documents.worldbank.org/curated/en/327691468779445304/Social-accountability-an-introduction-to-the-concept-and-emerging-practice

Goiás. (2022). Governo do Estado de Goiás. Estudantes de atitude. https://www.estudantesdeatitude.go.gov.br/2022

Hernandez, A. Q., Schommer, P. C., & De Vilchez, D. C. (2021). Incidence of Social Accountability in Local Governance: The Case of the Network for Fair, Democratic and Sustainable Cities and Territories in Latin America. Voluntas: International Journal of Voluntary and Nonprofit Organizations, 32, 506-562. https://link.springer.com/article/10.1007/s11266-020-00295-6

Honingh, M., Bondarouk, E., & Brandsen, T. (2020). Co-production in primary schools: a systematic literature review. International Review of Administrative Sciences, 86(2), 222-239. https://doi.org/10.1177/0020852318769143

Jakobsen, M., & Andersen, S. (2013). Coproduction and Equity in Public Service Delivery. Public Administration Review, 73(5), 704-713. https://doi.org/10.1111/puar.12094

Jivan, A., & Barabas, M. (2017). The Coordinates of Co-Production in the Educational Services System. Timisoara Journal of Economics and Business, 10(1), 35-50. http://doi.org/10.1515/tjeb-2017-0003

Lima, P. G., Almenara, G., & Santos, J. (2018). Conselhos municipais de educação: participação, qualidade e gestão democrática como objeto de recorrência. Revista Diálogo Educacional, 18(57), 326-347. https://doi.org/10.7213/1981-416x.18.057.ds02

Loeffler, E., & Bovaird, T. (2016). User and Community Co Production of Public Services - What Does the Evidence Tell Us. International Journal of Public Administration, 39(13), 1006-1019. https://doi.org/10.1080/01900692.2016.1250559

Mathews, D. (2008). The public and the public schools: The coproduction of education. PhiDelta Kappan, 89(8), 560-564. https://doi.org/10.1177/00317217080890080

McCulloch, A. (2009). The student as co-producer: learning from public administration about the student-university relationship. Studies in Higher Education, 34(2), 171-183. https://doi.org/10.1080/03075070802562857

Mendonça, E. F. (2004). Conselho gestor como elemento de gestão democrática e de controle social de políticas educacionais. Linhas Críticas, 10(18), 117-134. https://doi.org/10.26512/lc.v10i18.3194

Meneghetti, F. K. (2011). O que é um ensaio-teórico? Revista de Administração Contemporânea, 15(2), 320-332. http://www.spell.org.br/documentos/ver/1416/o-que-e-um-ensaio-teorico-/i/pt-br

Ministério da Educação (MEC). (2014). O Plano Municipal de Educação: caderno de orientações. Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino. http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_pme_caderno_de_orientacoes.pdf

Miola, C., & Costa, C. (2019). Conselhos Municipais de Educação: fortalecimento da gestão democrática. Instituto Rui Barbosa. https://irbcontas.org.br/wp-content/uploads/2020/04/cartilha-conselho-municipais-de-educacao-fortalecimento.pdf

Moretto Neto, L., Salm, V. M., & Burigo, V. A. (2014). Coprodução dos serviços públicos: modelos e modos de gestão. Revista de Ciências da Administração, 16(39), 164-178. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2014v16n39p164

Nabatchi, T., Sancino, A., & Sicilia, M. (2017). Varieties of participation in public services: the who, when, and what of coproduction. Public Administration Review, 77(5), 766-776. https://doi.org/10.1111/puar.12765

Oliveira, V. R., & Mendonça, P. M. E. (2021). Coprodução e gestão democrática nas escolas: possibilidades analíticas de interação dos conceitos. Interface - Revista do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 18(2). https://ojs.ccsa.ufrn.br/index.php/interface/article/view/1109

Ostrom, E. (1996). Crossing the great divide: Coproduction, synergy, and development. World Development, 24(6), 1073-1087. https://doi.org/10.1016/0305-750X(96)00023-X

Paarlberg, L. E., & Gen, S. (2009). Exploring the Determinants of Nonprofit Coproduction of Public Service Delivery: The Case of k-12 Public Education. American Review of Public Administration, 39(4), 391-408. https://doi.org/10.1177/0275074008320711

Peres, U., Pereira, L., Capuchinho, C., Pinheiro, Y., Machado, G., & Silva, I. (2022, outubro 27). ICMS Educacional: o que avançou nos estados e quais os riscos e incertezas para a educação? Plataforma Acadêmico Jornalística Nexo Políticas Públicas. https://pp.nexojornal.com.br/opiniao/2022/ICMS-Educacional-o-que-avan%C3%A7ou-nos-estados-e-quais-os-riscos-e-incertezas-para-a-educa%C3%A7%C3%A3o

Pestana, A., C. L., Bernardo, F. D., & Costa, R. (2020, outubro 05). Coprodução do controle: a necessidade e a possibilidade de os Tribunais de Contas irem além na abertura de suas portas. POLITEIA – Coprodução do bem público: accountability e gestão. https://politeiacoproducao.com.br/a-coproducao-do-controle-a-necessidade-e-a-possibilidade-de-os-tribunais-de-contas-irem-alem-na-abertura-de-suas-portas

Pestoff, V. (2006). Citizens as Co-producers of welfare services: preschool services in eight European countries. Public Management Review, 8(4), 503-20. https://doi.org/10.1080/14719030601022882

Pestoff, V. (2012). Co-production and third sector social services in Europe – some crucial conceptual issues. Em V. Pestoff, T. Brandsen, B., & B. Verschuere (Eds.). New public governance, the third sector and co-production (pp. 50-83). Routledge Critical Studies in Public Management.

Radnor, Z., Osborne, S. P., Kinder, T., & Mutton, J. (2014). Operationalizing Co-Productionin Public Services Delivery: The contribution of service blueprinting. Public Management Review, 16(3), 402-423. https://doi.org/10.1080/14719037.2013.848923

República Portuguesa. (2017). Orçamento participativo das escolas. https://opescolas.pt/regulamento

Rocha, A. C., Spaniol, E. L., Schommer, P. C., & Sousa, A. de. (2012). A coprodução do controle como bem público essencial à accountability. Anais do XXVI Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração - Anpad, Rio de Janeiro, Brasil.

Rocha, A. C., Schommer, P. C., Debetir, E., & Pinheiro, D. M. (2021). Elementos estruturantes para a realização da coprodução do bem público: uma visão integrativa. Cadernos EBAPE.BR, 19(3), 538–551. https://doi.org/10.1590/1679-395120200110

Rocha, E. (2008). A Constituição Cidadã e a institucionalização dos espaços de participação social: avanços e desafios. Em F. T. Vaz, J. S. Musse, R. F. dos Santos. (Orgs.). 20 anos da Constituição Cidadã: avaliação e desafios da seguridade social (pp. 131-148). Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil.

Ronconi, L. F. de A., Debetir, E., & De Mattia, C. (2011). Conselhos Gestores de Políticas Públicas: Potenciais Espaços para a Coprodução dos Serviços Públicos. Contabilidade Gestão E Governança, 14(3). https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/380

Rostirola, C. R. (2021). Dispositivos de accountability: efeitos sobre escolas públicas de ensino médio de Pernambuco. Linhas Críticas, 27. https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.36450

Salm, J. S., & Menegasso, M. E. (2010). Proposta de Modelos para a Coprodução a partir das Tipologias de Participação. Anais do XXXIV EnANPAD - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Rio de Janeiro, Brasil.

Schommer, P. C., Nunes, J. T., & Moraes, R. L. (2012). Accountability, controle social e coprodução do bem público: a atuação de vinte observatórios sociais brasileiros voltados à cidadania e à educação fiscal. Publicações da Escola da AGU: Gestão Pública Democrática, 4(18), 229-258.

Schommer, P. C., Rocha, A. C., Spaniol, E. L., Dahmer, J., & Souza, A. D. de. (2015). Accountability and co-production of information and control: social observatories and their relationship with government agencies. Revista de Administração Pública, 49(6), 1375-1400. https://doi.org/10.1590/0034-7612115166

Silva, S. R. de A., & Nogueira, S. M. A. (2014). O Plano Municipal de Educação no contexto do desenvolvimento local e da cultura da escola. Anais do IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação; VII Congresso Luso Brasileiro de Política e Administração da Educação - Políticas e práticas da administração na educação Ibero-americana, Porto, Portugal. https://anpae.org.br/IBERO_AMERICANO_IV/GT1/GT1_Comunicacao/ScheilaRibeiroDeAbreuESilva_GT1_integral.pdf

Soares, G. F., & Farias, J. S. (2018). Vem educar com a gente: o incentivo de governo e escolas à coprodução da educação por familiares de alunos. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 26(101), 1347-1371. https://doi.org/10.1590/S0104-403620180026001299

Soares, G. F., & Farias, J. S. (2019). Com quem a escola pode contar? A Coprodução do Ensino Fundamental Público por Familiares de Estudantes. Revista de Administração Pública, 53(2), 310-330. https://doi.org/10.1590/0034-761220170301

Suslova, S. (2016). Collective co-production in russian schools. Voprosy Obrazovaniya /Educational Studies Moscow, 4, 144-162. https://ideas.repec.org/a/nos/voprob/2016i4p144-162.html

Suslova, S. (2018). The Determinants of Collective Coproduction: The Case of Secondary Schools in Russia. International Journal of Public Administration, 41(5-6), 401-413. https://doi.org/10.1080/01900692.2018.1426013

Todos pela Educação. (2018). Conselhos Municipais de Educação: o que são e como funcionam. Todos pela Educação. https://todospelaeducacao.org.br/noticias/perguntas-e-respostas-o-que-sao-e-como-funcionam-os-conselhos-municipais-de-educacao

Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC). (2018). Portaria N. TC-0374/2018. https://www.tcesc.tc.br/sites/default/files/leis_normas/PORTARIA%20N.TC%20374-2018%20CONSOLIDADA_0.pdf

Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC). (2022). Projeto TCE Educação. https://www.tcesc.tc.br/sites/default/files/ONLINE%20Folder_TCE_Educa%C3%A7%C3%A3o_400x200.pdf

Verschuere, B., Brandsen, T., & Pestoff, V. (2012). Co-production - The State of the Art in Research and the Future Agenda. Voluntas: International Journal of Voluntary and Nonprofit Organizations, 23, 1083-1101. https://link.springer.com/article/10.1007/s11266-012-9307-8

Publicado

02.06.2023

Como Citar

Souza, F. A., & Schommer, P. C. (2023). Coprodução em Conselhos Municipais de Educação: possibilidades para a coprodução do controle. Linhas Crí­ticas, 29, e46460. https://doi.org/10.26512/lc29202346460

Edição

Seção

Ensaios

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.