La trama narrativa tejida en la rutina docente
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc29202350699Resumen
Este Dossiê busca refletir acerca da presença da pesquisa narrativa na vivência do ordinário da docência, tendo em vista justamente entendermos que, ao trabalharmos com formação de professores, operamos com narrativas reflexionadas de si, na dimensão pessoal estendida ao social do fazer docente. Nossas lembranças, nossa memória, nossa capacidade de relatabilidade do mundo vivido transformam-se em disposições no espaço da docência, voltadas para a transmutabilidade da palavra, da ação, da escrita, do gesto. A palavra, a ação, a escrita, o gesto expressam-se em narrativas de si, construtoras do sujeito da docência, o sujeito que, ao se narrar reflexivamente, narra-se para outrem, dele diferente. Esse é, pois, um movimento que se dá na alteridade exigente de um eu e um outro, em diálogo. Assim, é mediante a trama narrativa produzida em alteridade que se constrói uma identidade narrativa gestada na dialética do si mesmo, constitutivo da identidade pessoal e o outro, instituinte da alteridade do si. Essa trama entrelaça, em uma intriga discursiva, elementos concordantes/discordantes que dão sentido ao vivido, para o narrador e para o outro, ao urdir os fatos e relacioná-los ao contexto sociopolítico, cultural e profissional vivenciado. Essa trama também emerge mediante um constructo tridimensional, em que passado, presente e futuro se vinculam, no sentido de que o caráter temporal da experiência do sujeito, tanto na perspectiva pessoal, quanto social, igualmente articula-se pela narrativa autobiográfica. Com esse entendimento, este Dossiê busca refletir sobre a polissemia da trama narrativa tecida no cotidiano da docência, urdida pelos sujeitos no tempo quando, por meio de recordações-referências, pensam sua vida mediante um rito de passagem, e sobre memoriais de formação e acadêmicos, para aqueles sujeitos que concebem e planejam suas práticas profissionais mobilizando as diferentes formas de relatar e narrar o mundo que os habita.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Maria Helena Menna Barreto Abrahão, Maria Amália de Almeida Cunha

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Todas as publicações da revista Linhas Críticas serão licenciadas sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que qualquer pessoa tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
As pessoas autoras não podem revogar estes direitos desde que sejam respeitados os termos da licença.
Conforme os termos:
Atribuição — as pessoas leitoras devem atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. As pessoas leitoras podem fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
Sem restrições adicionais — as pessoas autoras não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Pessoas autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios préprint ou na sua página pessoal) qualquer ponto antes do envio da versão final do artigo à revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
