Escuta e participação em uma pesquisa etnográfica com crianças na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc29202350765

Palavras-chave:

Educação Infantil, Pesquisa com crianças, Tempo, Escuta, Participação

Resumo

O objetivo do artigo é discutir a escuta e a participação das crianças em uma pesquisa etnográfica sobre os sentidos do tempo na Educação Infantil. A pesquisa foi desenvolvida com 23 crianças da pré-escola de uma instituição pública. As estratégias metodológicas foram observação, diário de campo, fotografia, fotoelicitação e rodas de conversa. O percurso da pesquisa é discutido através de unidades analíticas que tematizam a escuta e a participação das crianças. A partir da pesquisa, infere-se que a escuta e participação das crianças: promovem o exercício da cidadania; demandam estratégias metodológicas participativas; possibilitam com que elas tenham poder de decisão durante a investigação.

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Biografia do Autor

Rodrigo Saballa de Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Líder do Grupo de Pesquisa Currículo, Linguagens e Cotidiano de bebês e crianças pequenas. E-mail: rsaballa@terra.com.br

 

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Publicado

29.11.2023

Como Citar

Carvalho, R. S. de. (2023). Escuta e participação em uma pesquisa etnográfica com crianças na Educação Infantil. Linhas Crí­ticas, 29, e50765. https://doi.org/10.26512/lc29202350765

Edição

Seção

Dossiê | Escuta e participação nas pesquisas com (sobre) crianças

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