Autismo e o paradigma da neurodiversidade na pesquisa educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc29202345911

Palavras-chave:

Neurodiversidade, Educação Inclusiva, Autismo

Resumo

Este trabalho buscou identificar os modos como o autismo é abordado em pesquisas educacionais situadas no campo dos estudos críticos do autismo, por meio de pesquisa de revisão da literatura nacional e internacional produzida entre 2007 e 2020. Os resultados mostraram crescente produção do conhecimento no cenário internacional, mas ainda escassa em âmbito nacional. A análise evidenciou que, sob a ótica da neurodiversidade, o autismo assume um caráter identitário, político e social que contribui para o desenvolvimento de propostas baseadas na acessibilidade e na participação dos estudantes autistas, garantindo sua permanência e aprendizagem nas instituições educacionais.

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Biografia do Autor

Andrea Soares Wuo, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, SC, Brasil

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau. Líder do Laboratório de Pesquisa em Educação, Diferenças e Inclusão (LAEDI). E-mail: awuo@furb.br

Andre Luiz Corrêa de Brito, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, SC, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) (2014). Doutorando em Educação pela FURB. Professor substituto da FURB. Membro do grupo de pesquisa Laboratório de Pesquisa em Educação, Diferenças e Inclusão (LAEDI). E-mail: alcbrito@furb.br

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Publicado

10.03.2023

Como Citar

Wuo, A. S., & Brito, A. L. C. de. (2023). Autismo e o paradigma da neurodiversidade na pesquisa educacional. Linhas Crí­ticas, 29, e45911. https://doi.org/10.26512/lc29202345911

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