A formação dos juízes eleitorais na visão dos formadores e dos magistrados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc29202347147

Palavras-chave:

Formação de formadores, Docência, Enfam, Formação de juízes

Resumo

Este artigo orienta-se pela questão: Qual é a visão dos formadores de juízes eleitorais sobre a sua formação e atuação na docência, e a visão dos juízes eleitorais, que passaram pelo processo formativo proposto pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam)? Foi aplicado um questionário aos formadores de magistrados eleitorais de Minas Gerais, num total de dezessete, e um questionário a onze juízes eleitorais. Em síntese, apesar de a maioria dos formadores não ter formação pedagógica específica, eles percebem a importância dos aspectos didáticos-pedagógicos, para que os cursos de formação de magistrados contribuam para o exercício profissional desses juízes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcineia Suely de Sales, Universidade de Uberaba, Uberaba, MG, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba (2022). Analista do Judiciário do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais. Tutora e conteudista nos cursos de formação e aperfeiçoamento de servidores e magistrados eleitorais realizados pela Escola Judiciária Eleitoral de Minas Gerais. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Instrução, Desenvolvimento e Educação (GEPIDE). E-mail: alcineiasuely@gmail.com

Marilene Ribeiro Resende, Universidade de Uberaba, Uberaba, MG, Brasil

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Professora titular da Universidade de Uberaba. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Instrução, Desenvolvimento e Educação (GEPIDE). E-mail: marilene.resende@uniube.br

Referências

Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Congresso Nacional do Brasil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

Brasil. (2009). Resolução n.º 75/2009 (Dispõe sobre os concursos públicos para ingresso na carreira da magistratura em todos os ramos do Poder Judiciário nacional.) Conselho Nacional de Justiça (CNJ). https://atos.cnj.jus.br/files/compilado2220432023041264372ebbd4a49.pdf

Brasil. (2016). Resolução n.º 2/2016 (Dispõe sobre os programas para a formação e o aperfeiçoamento de magistrados e regulamenta os cursos oficiais para o ingresso, a formação inicial e o aperfeiçoamento de magistrados e de formadores). Superior Tribunal de Justiça (STJ). https://bdjur.stj.jus.br/jspui/handle/2011/102269

Brasil. (2017). Resolução n.º 7/2017 (Diretrizes Pedagógicas da Enfam). Superior Tribunal de Justiça (STJ). https://bdjur.stj.jus.br/jspui/handle/2011/116264

Brasil. (2018). Resolução nº 05/2018 (Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Direito e dá outras providências) Conselho Nacional de Educação (CNE). http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2018-pdf/104111-rces005-18/file.

Brasil. (2019). Resolução n. 7 de 8 de agosto de 2019 (Aprova o Projeto Pedagógico e o Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023 da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira). Superior Tribunal de Justiça (STJ). https://bdjur.stj.jus.br/jspui/handle/2011/133159

Brasil. (2021). Ofício circular n.º 2/2021 (Orientações para procedimentos em pesquisas com qualquer etapa em ambiente virtual). Ministério da Saúde. Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). http://conselho.saude.gov.br/images/Oficio_Circular_2_24fev2021.pdf

Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). (2017a). Diretrizes Pedagógicas (Texto Principal). https://www.enfam.jus.br/wp-content/uploads/2017/12/Res_7_Enfam_2017_Diretrizes_Pedagogicas_Enfam-_Texto_-Principal.pdf

Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). (2017b). Apresentação sistematizada das Diretrizes Pedagógicas (Apêndice A). https://www.enfam.jus.br/wp-content/uploads/2017/12/Res_7_2017_Enfam_Diretrizes_Pedagogicas_Enfam_-Apendice_A.pdf

Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). (2019). Projeto de Desenvolvimento institucional 2019-2023 (Diretrizes gerais para realizar e orientar a formação e o aperfeiçoamento de magistrados -Justiça Federal e Estadual). https://www.Enfam.jus.br/wp-content/uploads/2019/10/Projeto_pedagogico_institucional.pdf

Fleury, M. T. L., & Fleury, A. (2001). Construindo o conceito de competência. Revista de Administração Contemporânea, Edição Especial, 183-196. https://doi.org/10.1590/S1415-65552001000500010

Libâneo, J. C. (2012). Ensinar e aprender, aprender e ensinar: o lugar da teoria e da prática em Didática. Em J. C. Libâneo, & N. Alves. Temas de Pedagogia: diálogos entre didática e currículo (pp. 35-60). Cortez.

Mizukami, M. da G. N. (2004). Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. S. Shulman. Revista do Centro de Educação da UFSM, 29(2), pp. 33-50. https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3838

Oliveira, M. da S. (2014). Formação docente no âmbito da magistratura: um debate curricular. [Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília]. Repositório Institucional da UNB. https://repositorio.unb.br/handle/10482/17066

Oliveira, M. S., Cordeiro, K. A. C. P, Garani, S. R., Machado, L. C., Souza, M. E., & Veiga, M. R. M. (2015). Planejamento de ensino no contexto da magistratura: fundamentos e práticas pedagógicas. Enfam.

Shulman, L. (1986). Those who understand knowledge growth in teaching. Educational Research, 15(2), 4-14. https://doi.org/10.2307/1175860

Tardif, M. (2018). Os professores diante do saber: esboço de uma problemática do saber docente. Em M. Tardif. Saberes docentes e formação profissional. Vozes.

Veiga, I. P. A., & Fernandes, R. C. de A. (2020). Por uma didática da educação superior. Autores Associados.

Vigotski, L. S. (1997). Obras Escogidas. T. II (pp. 181-285). Visor.

Downloads

Publicado

17.07.2023

Como Citar

Sales, A. S. de, & Resende, M. R. (2023). A formação dos juízes eleitorais na visão dos formadores e dos magistrados. Linhas Crí­ticas, 29, e47147. https://doi.org/10.26512/lc29202347147

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.