Ambiguidade e Conflito: implementação da BNCC de História em duas escolas cariocas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc29202347443

Palavras-chave:

Implementação de políticas educacionais, BNCC, Contexto de implementação, Ambiguidade, Conflito

Resumo

Este artigo analisa a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no que se refere à disciplina História, em duas escolas da rede municipal do Rio de Janeiro, considerando o alinhamento do currículo elaborado pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ). Utilizamos o referencial teórico da Ciência Política que analisa as ambiguidades e os conflitos nos contextos de implementação em uma pesquisa qualitativa, envolvendo análise documental e entrevistas com agentes implementadores. Observou-se que a BNCC apresentou um contexto de implementação política, enquanto o Currículo Carioca apresentou um contexto de implementação experimental (Matland, 1995).

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Biografia do Autor

Deisilucy de Aragão Fernandes Sequeira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Mestre em educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (2022). Doutoranda em educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Membro dos Grupos de Pesquisa Política, Gestão e Financiamento da Educação (Unirio) e do Laboratório de Avaliação da Educação (LAED, PUC-Rio). E-mail: deise.sequeira@gmail.com

Ana Cristina Prado de Oliveira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutora em educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2015). Professora Adjunta da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Vice coordenadora do grupo de pesquisa Política, Gestão e Financiamento da Educação (POGEFE, Unirio). E-mail: ana.oliveira@unirio.br E-mail: ana.oliveira@unirio.br

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Publicado

11.07.2023

Como Citar

Sequeira, D. de A. F., & Oliveira, A. C. P. de. (2023). Ambiguidade e Conflito: implementação da BNCC de História em duas escolas cariocas. Linhas Crí­ticas, 29, e47443. https://doi.org/10.26512/lc29202347443

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