Aproximações epistemológicas entre a abordagem CTS e a Educação Profissional e Tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc29202349481

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Abordagem CTS, Fundamentos epistemológicos

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa referente à Educação Profissional e Tecnológica no Brasil e à abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), visando identificar pontos de aproximação epistemológica entre as referidas modalidade e abordagem de ensino. Para alcançar tal objetivo optou-se por uma pesquisa qualitativa bibliográfica junto aos trabalhos de Frigotto (1999), Cardoso (2008), Frigotto et al. (2005), Garcia (2000) entre outros. Após análise, encontramos diversos pontos de aproximação que foram separados em duas categorias emergentes, uma, tratando de conceitos e outra, desvelando aproximações quanto às orientações metodológicas e aos objetivos propostos.

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Biografia do Autor

Jucelino Cortez, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Passo Fundo, RS, Brasil

Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Professor de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. Membro do grupo de pesquisa Educação CTS: ensino e aprendizagem, articulações entre pesquisa e práticas profissionais. E-mail: jucelinocortez@gmail.com

José Claudio Del Pino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Doutor em Engenharia de Biomassa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994). Professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro do grupo de pesquisa Educação CTS: ensino e aprendizagem, articulações entre pesquisa e práticas profissionais. E-mail: delpinojc@yahoo.com.br

Lucas Vanini, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Passo Fundo, RS, Brasil

Mestre em Engenharia Oceânica pela Universidade Federal do Rio Grande (2008). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. E-mail: lucasvanini@ifsul.edu.br

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Publicado

08.11.2023

Como Citar

Cortez, J., Del Pino, J. C., & Vanini, L. (2023). Aproximações epistemológicas entre a abordagem CTS e a Educação Profissional e Tecnológica. Linhas Crí­ticas, 29, e49481. https://doi.org/10.26512/lc29202349481

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