Memoriais em contextos de formação e pesquisa: abordagens narrativas e (auto)biográficas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc29202347919

Palavras-chave:

Memoriais, Formação docente, Pesquisa (auto)biográfica

Resumo

O presente texto tem como objetivo refletir sobre a importância dos memoriais de formação como dispositivos teoricometodológicos em abordagens narrativas e (auto)biográficas. Toma, como fonte, os registros autobiográficos da autora e memoriais escritos em um grupo de pesquisa. Em um diálogo hermenêutico, discute os atravessamentos entre tempo e narrativa, a partir das contribuições de Paul Ricoeur. As reflexões reafirmam a importância do memorial na assunção dos docentes como autores de suas práticas e de saberes pedagógicos. Ressalta-se que, em pesquisas narrativas e (auto)biográficas, os memoriais transbordam e dão a ver/sentir modos outros de escrita acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Inês Ferreira de Souza Bragança, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora-Portugal (2009). Professora Livre-Docente na Área de Educação Escolar da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Coordenadora o Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia, vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP) e ao Núcleo Vozes da Educação (FFP/UERJ). E-mail: inesfsb@unicamp.br

Referências

Abrahão, M. H. M. B. (2008). Metamemória-memórias: memoriais rememorados/narrados/refletidos em Seminário de Investigação-Formação. Em M. C. Passeggi, & T. M. N. Barbosa (Orgs.). Memórias, memoriais: pesquisa e formação docente (pp. 153-179). Paulus; EDUFRN.

Alves, N. (2010). A compreensão de políticas nas pesquisas com os cotidianos: para além dos processos de regulação. Educação e Sociedade, 31(113), 1195-1212. https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000400008

Arendt, H. (1972). Entre o passado e o futuro. Perspectivas.

Barros, M. (2016). Livro sobre nada. Alfaguara.

Benjamin, W. (1993). Obras escolhidas: Magia e técnica arte e política. Brasiliense.

Bosi, E. (1994). Memória e sociedade: lembranças de velhos. Companhia das Letras.

Bragança, I. F. S. (2001). Fragmentos autobiográficos: memória e formação contínua de professores. Contexto & Educação, 63, 107-118. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2001.63.107-118

Bragança, I. F. S. (2002). Formação Docente e Pedagogia Dialógica: Contribuições de Paulo Freire. Espaços da Escola, 12, 43-47. https://grupopolifonia.files.wordpress.com/2015/11/formacao-docente-e-pedagogia-dialogica-contribuicoes-de-paulo-freire.pdf

Bragança, I. F. S., & Ossa, D. L. M. (2018). A duas vozes, todas as vozes: encontros biográfico-narrativos em formação entre Brasil e Colômbia. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP, 99, 469 - 481. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i252.3584

Bragança, I. F. S., Prado, G. V. T. & Araújo, M. S. (2021). Sobre pesquisaformação, itinerários e diálogos. Educação Unisinos, XX. https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.37

Bragança, I. S. F. & Santana, R. L. J. S. (2020). Memoriais, pesquisaformação e modos outros de escrita acadêmica. Pedro & João Editores. https://grupopolifonia.files.wordpress.com/2022/09/memoriais-pesquisaformacao-e-modos-outros-de-escrita-academica.pdf

Dominicé, P. (2000). Learning from Our Lives:Using Educational Biographies with Adults.Jossey-Bass.

Freire, P. (2001). Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra.

Godói-Alvarenga, J. M. P. (2017).Narrativas-Formadoras na Escola de Tempo Integral de Itaboraí:formação docente no período extraclasse. [Dissertação de Mestrado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro]. Repositório Institucional da UERJ. https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/9971

Josso, M-C. (2002). Experiências de Vida e Formação.Educa.

Larrosa, J. (2017). Tremores: escritos sobre experiência. Autêntica, 2017.

Matsuguma, K. Y. (2020). Contribuições da narrativa (auto)biográfica para a formação docente inicial e continuada: uma perspectiva feminista, antirracista e decolonial. [Trabalho de Conclusão de Curso da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas]. Repositório Institucional da FE/UNICAMP. https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640492

Morais, J. S. (2022). Fios e Tramas em Contextos de Pesquisaformação e suas Implicações na Tessitura Narrativa de Professores/as Iniciantes. [Tese de Doutorado, Universidade Estadual de Campinas]. Repositório Institucional da UNICAMP. https://hdl.handle.net/20.500.12733/3274

Motta, T. C. (2019). A formação continuada e a dimensão formativa do cotidiano:narrativas de encontros entre professoras e crianças na Educação Infantil em Itaborai. [Dissertação de Mestrado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro]. Repositório Institucional da UERJ. http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9890

Oliveira, L. R. (2020). “Me Ajuda a Olhar”:Narrativas e Experiências

de uma Professora de Educação Infantil em (Trans)Formação com a Escrita. [Dissertação de Mestrado Profissional, Universidade Estadual de Campinas]. Repositório Institucional da UNICAMP. https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641185

Oliveira, M. S. (2012). Entre os movimentos instituídos e instuintes de formação docente:tensões do/no cotidiano escolar.[Dissertação de Mestrado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro]. Repositório Institucional da UERJ. http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10042

Passeggi, M. C. (2008). Memoriais auto-bio-gráficos: a arte profissional de tecer uma figura pública de si. Em M. C. Passeggi & T. M. N. Barbosa (Orgs.). Memórias, memoriais:pesquisa e formação docente. EDUFRN; Paulus.

Passeggi, M. C., & Barbosa, T. M. N. (Orgs.). (2008). Memórias, memoriais:pesquisa e formação docente. EDUFRN; Paulus.

Prado, G. V. T., Cunha, R. C. O. B. & Soligo, R. (2008). Memorial de formação: uma narrativa pedagógica de profissionais da educação. Em M. C. Passeggi & T. M. N. Barbosa (Orgs.). Memórias, memoriais:pesquisa e formação docente. EDUFRN; Paulus.

Ricoeur, P. (1994). Tempo e narrativa. Papirus.

Ricoeur, P. (2010). A vida: uma narrativa em busca de narrador. Em P. Ricoeur. Escritos e Conferências 1: Em torno da Psicanálise (pp. 197-211). Edições Loyola.

Ricoeur, P. (2014). O si-mesmo como outro. WMF Martins Fontes.

Souza, E. C. (2006). O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. DP&A.

Suarez, D. H. (2016). Escribir, leer y conversar entre docentes en torno de relatos de experiencia. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, 1(3), 480-497. https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2016.v1.n3.p480-497

Varani, A. (2020). Trabalho coletivo docente como espaço de re-existência. Em A. A. F. Costa et al. (Orgs.).Narrativas, formação de professores e subjetividades democráticas.Pedro & João Editores.

Veloso, C. (1979). Oração ao tempo. https://www.letras.mus.br/caetano-veloso/44760

Vieira, J. (2020). Narrativas do cotidiano (per)formativo:a escrita de cartas como modo de dizer- ser. [Dissertação de Mestrado Profissional, Universidade Estadual de Campinas. Repositório Institucional da UNICAMP. https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638910

Publicado

22.08.2023

Como Citar

Bragança, I. F. de S. (2023). Memoriais em contextos de formação e pesquisa: abordagens narrativas e (auto)biográficas. Linhas Crí­ticas, 29, e47919. https://doi.org/10.26512/lc29202347919

Edição

Seção

Dossiê | Pesquisa narrativa no fazer ordinário da docência: múltiplas perspectivas

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.