Experiências brincantes de crianças de uma escola do campo: o que dizem?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc29202350762

Palavras-chave:

Educação do campo, Brincadeiras de crianças, Participação infantil, Experiência infantil, Escuta de crianças

Resumo

O artigo problematiza a escuta e a participação de crianças em escolas do campo e tem como objeto de estudo as experiências brincantes de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola do campo. Recuperou-se dados da pesquisa de campo realizada com crianças da escola e entrevistas com professoras foram realizadas. A investigação norteou-se pelos Novos Estudos da Infância e da Criança e pela perspectiva da Educação do Campo. As experiências brincantes, muitas vezes desconsideradas em detrimento de conteúdos e propostas curriculares que não consideram os contextos das crianças, mostraram-se presentes com ato subversivo delas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Leal, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB, Brasil

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (2012). Professora Associada II da Unidade Acadêmica de Educação, do Centro de Humanidades da Universidade Federal de Campina Grande. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Infâncias, Educação Infantil e Contextos Plurais (GRÃO/DGP/CNPq/UFCG). E-mail: fernandalealufcg@gmail.com

Fernanda Santos da Cruz, Secretaria Municipal de Educação, Jacaraú, PB, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Campina Grande (2023). Supervisora escolar lotada na Secretaria Municipal de Educação de Jacaraú/PB. E-mail: fernandacrus@hotmail.com

Ana Paula Soares da Silva, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil

Livre Docente em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2016). Professora Associada II da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo. Líder do Laboratório de Psicologia Socioambiental e Práticas Educativas (LAPSAPE/FFCLRP-USP). E-mail: apsoares.silva@usp.br

Referências

Abramovay, R. (2007). Paradigmas do capitalismo agrário em questão (3ª ed.). Edusp.

Almeida, J. S. de. (2019). Sobre o debate paradigmático: capitalismo agrário e questão agrária em questão. Boletim DATALUTA, (140). https://www2.fct.unesp.br/nera/artigodomes/8artigodomes_2019.pdf

Antunes-Rocha, M. I., & Hage, S. M. (Orgs.). (2010). Escola de direito: reiventando a escola multisseriada. Autêntica.

Barbosa, M. C. S., Delgado, A. C. C., & Tomás, C. A. (2016). Estudos da infância, estudos da criança: Quais campos? Quais teorias? Quais questões? Quais métodos? Revista Inter-Ação, 41 (1), 103-122. https://doi.org/10.5216/ia.v41i1.36055

Barbosa, M. C. S., Silva, A. P. S., Pasuch, J., Leal, F. L. A., Silva. I. O., Freitas, M. N., & Albuquerque, S. S. (Coords.). (2012). Oferta e demanda de educação infantil no campo. Evangraf.

Barros, R. A. de Q. (2020). A gestão e a organização das escolas/turmas multisseriadas nos municípios de Barra de Santana e Boqueirão – Paraíba [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Campina Grande]. Sistema de Bibliotecas UFCG. http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/handle/riufcg/16786

Brasil. (2010). Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010 (Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA). Presidência da República. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7352.htm

Brasil. (2017). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ministério da Educação. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Caldart, R. S. (2008). Sobre educação do campo. Em C. A. dos Santos (Org.). Por uma educação do campo: campo, políticas públicas, educação (pp. 67-86). Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Carvalho, L. D., & Silva, R. C. (2018). Infâncias no campo: brinquedo, brincadeira e cultura. Childhood & Philosophy, 14(29), 189-212. https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.30364

Cruz, F. S. (2018). Os brincares das crianças e os tempos e espaços do brincar na escola. [Monografia não publicada]. Universidade Federal da Paraíba.

Cruz, F. S. (2022). Crianças e experiências brincantes nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola no campo. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Campina Grande]. http://www.ppged.ufcg.edu.br/images/8/87/DISSERTACAO_Fernanda.pdf

Eckschmidt, S. (2016). Diálogos do brincar #5: o brincar na escola [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=usab3jhCwuU

Fernandes, B. M. (2013). Construindo um estilo de pensamento na questão agrária: o debate paradigmático e o conhecimento geográfico. [Tese Livre-docência, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho]. http://hdl.handle.net/11449/106708

Friedmann, A. (2015). O olhar antropológico por dentro da infância: adentrando nas casinhas das crianças. Em R. Meirelles (Org.). Território do brincar: diálogo com escolas (pp. 37-45). Instituto Alana.

Guimarães, M. (2017). O brincar e a criança: pistas para uma escola democrática na infância. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de São João del-Rei]. Repositório UFSJ. https://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/mestradoeducacao/DissertacaoMarianaGuimaraes.pdf

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (2022). Cidades. https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pb/arara/panorama

Lameirão, L. (2016). Diálogos do brincar #4: o tempo da criança [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=iFVBA7MCG-0

Leal, F. L. A. (2012). Na mão e na contramão da política: a realização da Política Nacional de Educação do Campo em municípios do Cariri paraibano. [Tese de Doutorado, Universidade Federal de Campina Grande]. http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2039

Leite, A. C. A. (2015). Diálogos e experiências: pontes que conectam pessoas e territórios. Em R. Meirelles (Org.). Território do brincar: diálogo com escolas (pp. 61-69). Instituto Alana.

Minayo, M. C. S. (Org.). (1994). Pesquisa Social: teorias, métodos e criatividade. Vozes.

Motta, F. M. N. (2013). De crianças a alunos: a transição da educação infantil para o ensino fundamental. Cortez.

Paraíba. (2018). Proposta Curricular do Estado da Paraíba. Governo do Estado da Paraíba. https://sites.google.com/see.pb.gov.br/probnccpb/proposta-curricular-ei-e-ef

Piorski, G. (2016). Brinquedos do chão: a natureza, o imaginário e o brincar. Peirópolis.

Pires, F. F., Falcão, C. R., & Silva, A. L (2014). O Bolsa Família é direito das crianças: participação social infantil no semiárido nordestino. Teoria e Sociedade, 22(1), 141-167. https://teoriaesociedade.fafich.ufmg.br/index.php/rts/article/view/142

Rolo, M. (2012). Ocupando os latifúndios do saber: subsídios para o ensino da ciência na perspectiva politécnica da educação [Tese de doutorado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações Uerj. https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/14742

Rosemberg, F. (2008). Crianças e adolescentes na sociedade brasileira e a Constituição de 1988. Em R. G. Oliven, M. Ridenti, & G. M. Brandão (Orgs). A Constituição de 1988 na vida brasileira (pp. 296-333). Aderaldo & Rithschild; Anpocs.

Sarmento, M. J., & Pinto M. (1997). As crianças e a infância: definindo conceitos, delimitando o campo. Em M. J. Sarmento, & M. Pinto (Orgs.). As crianças contextos e identidades (pp. 7-30). Universidade do Minho, Centro de Estudos da Criança.

Severino, A. J. (2013). Metodologia do trabalho científico. Cortez.

Silva, J. P. A. (2018). Peraltices, meninices e outras anedotas: o que o corpo brincante da criança tem a ensinar ao professor? [Monografia não publicada]. Universidade Federal da Paraíba.

Silva, W. M. F. da. (2019). A demanda por Educação Infantil do/no Campo: a perspectiva das famílias do assentamento Zé Marcolino, no Cariri Paraibano [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Campina Grande]. Sistema de Bibliotecas UFCG. http://www.ppged.ufcg.edu.br/images/1/18/DISSERTA%C3%87%C3%83O_VERS%C3%83O_FINAL_WANESSA_MACIEL_OK.pdf

Souza, R. G. P. de. (2020). Educação Infantil do/no campo: como a pré-escola vê e vive as culturas infantis? [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Campina Grande]. Sistema de Bibliotecas UFCG. http://www.ppged.ufcg.edu.br/images/f/fe/DISSERTA%C3%87%C3%83O_27_02_20_Rayffif_Gumercido.pdf

Wanderley, M. N. B. (2010). A sociologia rural na América Latina: produção de conhecimento e compromisso com a sociedade (Vol. 5). ALASRU Nueva Época.

Publicado

01.02.2024

Como Citar

Leal, F., Cruz, F. S. da, & Silva, A. P. S. da. (2024). Experiências brincantes de crianças de uma escola do campo: o que dizem?. Linhas Crí­ticas, 29, e50762. https://doi.org/10.26512/lc29202350762

Edição

Seção

Dossiê | Escuta e participação nas pesquisas com (sobre) crianças

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.