Concepções pedagógicas hegemônicas e pedagogia histórico-crítica: em questão a formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc29202348021

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Educação Escolar, Concepções Pedagógicas Hegemônicas, Pedagogia Histórico-Crítica

Resumo

Procura-se analisar a formação de professores influenciada por determinadas concepções pedagógicas hegemônicas na relação entre o status quo histórico-social e a educação escolar. Neste exame crítico optou-se, via pesquisa teórico-bibliográfica, recorrer a pressupostos da concepção dialética da história em consonância com a pedagogia histórico-crítica. A formação de professores, à luz das concepções pedagógicas hegemônicas, corrobora para um estatuto flexível e volátil do professor. Adverte-se para a crítica, elucidada pelo esforço coletivo de elaboração da pedagogia histórico-crítica, a tais concepções pedagógicas hegemônicas e para efetivação de proposições para a formação de professores.

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Biografia do Autor

Matheus Bernardo Silva, Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, SC, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2018). Professor no Programa de Pós-Graduação da Universidade do Sul de Santa Catarina. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação Humana e Prática Pedagógica. E-mail: matheusbernardo25@gmail.com

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Publicado

19.06.2023

Como Citar

Bernardo Silva, M. (2023). Concepções pedagógicas hegemônicas e pedagogia histórico-crítica: em questão a formação de professores. Linhas Crí­ticas, 29, e48021. https://doi.org/10.26512/lc29202348021

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