Salvar a Amazônia? Cultivando a “Educação na Floresta”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc29202346828

Palavras-chave:

Amazônia, Áreas Protegidas, Filosofia da Educação, Pontos de Inflexão, Transições para o Pluriverso

Resumo

“Salvar a Amazônia” é uma expressão que emerge na pauta social e política, nacional e internacional. Surge como consequência de um cenário de rápidas e profundas transformações que podem levar à savanização da região. Neste ensaio, defendemos que parte da solução passa pela promoção da ampliação da capacidade de resiliência de populações tradicionais que vivem em ≅160 unidades de conservação na região. A proposta aqui apresentada é a concepção de um novo modelo e sistema de educação específico para essas populações tradicionais — uma educação na floresta e nas águas.

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Biografia do Autor

Anselmo Gonçalves da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, Xapuri, AC, Brasil

Mestre em Gestão de Áreas Protegidas na Amazônia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2018). Professor do Instituto Federal do Acre. Doutorando em Estudos Contemporâneos no Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra. E-mail: anselmo.silva@ifac.edu.br

Fátima Cristina da Silva, Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal

Licenciada em Pedagogia na Universidade Federal do Acre (1995). Doutoranda em Território, Risco e Políticas Públicas no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Investigadora Junior do Observatório do Risco do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. E-mail: floresta.cristina@gmail.com

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Publicado

10.05.2023

Como Citar

Silva, A. G. da, & Silva, F. C. da. (2023). Salvar a Amazônia? Cultivando a “Educação na Floresta”. Linhas Crí­ticas, 29, e46828. https://doi.org/10.26512/lc29202346828

Edição

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