“Fazia uma dança que nem sabia fazer”: arte, docência e pesquisa com crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc29202350403

Palavras-chave:

Crianças, Dança, Investigação

Resumo

A partir da investigação de processos de criação em dança com crianças da Escola Municipal de Iniciação Artística de São Paulo (EMIA), o artigo apresenta modos de participação das crianças, validando suas linguagens e assumindo a improvisação, o caos e a deriva como procedimentos investigativos, artísticos e pedagógicos. Amparadas nos Estudos Sociais da Infância, a escuta e diálogo com as crianças deixaram emergir suas perspectivas sobre seus processos investigativos e experiências estéticas, presentes em suas falas e gestualidades, contribuindo assim com a construção da docência e pesquisa em dança com crianças.

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Biografia do Autor

Andréa Fraga da Silva, Escola Municipal de Iniciação Artística, São Paulo, SP, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2023). Professora na Escola Municipal de Iniciação Artística de São Paulo. Membro do Grupo de Pesquisa CORPINFÂNCIAS – Pesquisa e Primeira infância: linguagens e culturas infantis. E-mail: andreafragas@gmail.com

Patrícia Dias Prado, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Professora Doutora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, área da infância. Coordenadora do Grupo de Pesquisa CORPINFÂNCIAS – Pesquisa e Primeira infância: linguagens e culturas infantis. E-mail: patprado@usp.br

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Publicado

31.12.2023

Como Citar

Silva, A. F. da, & Prado, P. D. (2023). “Fazia uma dança que nem sabia fazer”: arte, docência e pesquisa com crianças. Linhas Crí­ticas, 29, e50403. https://doi.org/10.26512/lc29202350403

Edição

Seção

Dossiê | Escuta e participação nas pesquisas com (sobre) crianças

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