Letramento crítico a partir das leituras de um livro paradidático

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DOI:

https://doi.org/10.26512/lc29202349107

Palavras-chave:

Letramento crítico, Leitura paradidática, (De)colonialidade

Resumo

Neste texto, problematizamos leituras discentes como possibilidade de letramento crítico em relação aos temas gênero, sexualidade, raça e arranjos familiares, a partir da recepção da obra paradidática ‘Vento Forte, de sul e norte’, de Manuel Filho, em um projeto de leitura envolvendo alunos do 9º ano de escola pública. Sob o paradigma qualitativo da pesquisa-ação, ao analisar o livro paradidático, as rodas de conversa e as redações discentes, observamos que, embora ideologias coloniais cristãs mantenham-se vigentes nas práxis escolares, validando argumentos sobre os temas abordados, o letramento crítico surge como opção transformadora de visões universalistas e excludentes em sociedade.

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Biografia do Autor

Hélvio Frank, Universidade Estadual de Goiás, Itapuranga, GO, Brasil

Doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2013). Docente efetivo do Departamento de Letras da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Cora Coralina, Unidade Universitária de Itapuranga. E-mail: helviofrank@hotmail.com

Paulo de Almeida de Oliveira Júnior, Secretaria Municipal de Educação, Rubiataba, Goiás, GO, Brasil

Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias pela UEG (2022). Professor efetivo de Língua Inglesa da Escola Municipal Rivaldo Santana Sampaio. E-mail: pjcristo@hotmail.com

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Publicado

04.09.2023

Como Citar

Frank, H., & Oliveira Júnior, P. de A. de. (2023). Letramento crítico a partir das leituras de um livro paradidático. Linhas Crí­ticas, 29, e49107. https://doi.org/10.26512/lc29202349107

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