Análise metodológica da participação e escuta das crianças nas pesquisas com/sobre elas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc29202350641

Palavras-chave:

Pesquisa com criança, Protagonismo infantil, Educação Física

Resumo

Analisa instrumentos e estratégias de produção de dados nas pesquisas com crianças, nos campos da Educação e da Educação Física. Trata-se de revisão integrativa das produções da pós-graduação do Brasil, com análise fundamentada pela Sociologia da Infância. Resultados apontam o uso de diário de campo, observação, rodas de conversa e outros nas pesquisas. Embora os estudos indiquem a criança como sujeito, nem todo procedimento promove sua escuta e participação. Há, ainda, uma apropriação instrumental das suas formas de comunicar, com pouco espaço para que tenham suas agências evidenciadas. O estudo apontou importante contribuição da Educação Física nos modos de pesquisar com crianças.

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Biografia do Autor

Bethânia Alves Costa Zandomínegue, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil

Doutora em educação física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2018). Professora adjunta da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás. Membro do grupo de pesquisa Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres (NAIF/UFES). E-mail: bethania.costa@ufg.br

Fernando Donizete Alves, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil

Doutor em educação escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). Professor associado do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana da Universidade Federal de São Carlos. Coordenador do Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância (Cfei/UFSCar). E-mail: alves.sommer@gmail.com

Luana Zanotto, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil

Doutora em educação pela Universidade Federal de São Carlos (2019). Professora adjunta da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás. Membro do Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância (Cfei/UFSCar). E-mail: luanazanotto@ufg.br

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Publicado

31.12.2023

Como Citar

Zandomínegue, B. A. C., Alves, F. D., & Zanotto, L. (2023). Análise metodológica da participação e escuta das crianças nas pesquisas com/sobre elas. Linhas Crí­ticas, 29, e50641. https://doi.org/10.26512/lc29202350641

Edição

Seção

Dossiê | Escuta e participação nas pesquisas com (sobre) crianças

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