(In)visibilidade das brincadeiras lúdico-agressivas na educação infantil: compreensões a partir das crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc29202350496

Palavras-chave:

Brincadeira, Brincadeiras lúdico-agressivas, Brincadeiras de luta, Educação Infantil, Sociologia da Infância

Resumo

Este artigo analisa a (in)visibilidade das brincadeiras lúdico-agressivas na Educação Infantil, em diálogo com pressupostos teórico-metodológicos da Sociologia da Infância. A partir do uso etnografia, com episódios de interação, a produção de dados evidenciou categorias de análise sobre a escuta e a participação infantil: aproximações, registros e diálogos com e entre as crianças. Como resultado, destacamos que as produções culturais infantis para que sejam reconhecidas, necessitam de visibilidade e precisam fazer sentido para que seja possível construir pontes e atalhos com as próprias crianças, a fim de sinalizar que o cotidiano pode revelar uma harmonia a partir das diferenças de olhares, ações e compreensões.

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Biografia do Autor

Raquel Firmino Magalhães Barbosa, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutora em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2018). Professora da disciplina de Educação Física do Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, Brasil. Membro do grupo de pesquisa Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres. E-mail: kekelfla@yahoo.com.br

Beatriz Pereira, Universidade do Minho, Braga, Portugal

Doutora em Estudos da Criança pela Universidade do Minho (1988). Professora Catedrática da Universidade do Minho, Instituto de Educação. Membro integrado do Centro de Investigação em Estudos da Criança. E-mail: beatriz@ie.uminho.pt

 

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Publicado

13.11.2023

Como Citar

Barbosa, R. F. M., & Pereira, B. (2023). (In)visibilidade das brincadeiras lúdico-agressivas na educação infantil: compreensões a partir das crianças. Linhas Crí­ticas, 29, e50496. https://doi.org/10.26512/lc29202350496

Edição

Seção

Dossiê | Escuta e participação nas pesquisas com (sobre) crianças

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