Educação Física cultural na Educação Infantil: intervenções sensíveis à escuta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc29202350727

Palavras-chave:

Currículo cultural, Educação Física, Educação Infantil, Criança, Infância

Resumo

O artigo objetivou problematizar as experiências pedagógicas com as práticas corporais na perspectiva cultural da Educação Física. A partir da tematização de práticas corporais produzidas nos/com os cotidianos em/de uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) paulistana, evidenciamos intervenções pedagógicas sensíveis à escuta, agência e direitos das crianças, sem abandonar o interesse ético-político e a luta cultural pelo engendramento de subjetividades solidárias, democráticas, multiculturais, não machistas, não fascistas, não racistas e não autoritárias desde a Educação Infantil.

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Biografia do Autor

Leonardo de Carvalho Duarte, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, BA, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2021). Professor Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana. Membro do Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar (USP) e do Grupo de Pesquisa em Currículo e Formação do Ser em Aprendizagens – FormarSer/UEFS. E-mail: lcduarte@uefs.br

Marcos Garcia Neira, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Membros do Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar (USP). E-mail: mgneira@usp.br

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Publicado

31.12.2023

Como Citar

Duarte, L. de C., & Neira, M. G. (2023). Educação Física cultural na Educação Infantil: intervenções sensíveis à escuta. Linhas Crí­ticas, 29, e50727. https://doi.org/10.26512/lc29202350727

Edição

Seção

Dossiê | Escuta e participação nas pesquisas com (sobre) crianças

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