O trabalho na educação de jovens e adultos: a precarização do docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc29202348218

Palavras-chave:

Condições do trabalho docente, Precarização, Educação de jovens e adultos

Resumo

A escola está passando por transformações nas novas relações de trabalho, as quais afetam a atividade docente. A presente pesquisa objetiva analisar as condições laborais de professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA), considerando o processo de precarização do trabalho sob a perspectiva do materialismo histórico e dialético. Trata-se de um estudo qualitativo, envolvendo nove profissionais da EJA de uma escola situada em João Pessoa, Paraíba. Os resultados indicam que as mudanças nas leis trabalhistas, a prática de terceirização, a adoção de jornadas intermitentes e os salários baixos e flexíveis exercem impactos significativos no campo da educação e contribuem para sua precarização.

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Biografia do Autor

Giovanna Barroca de Moura, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil

Mestre em Cooperación al Desarrollo pela Universidade de Valência-Espanha (2010). Doutoranda em educação pela Universidade Federal da Paraíba. Bolsista Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba. Membro do grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia e Psicologia da Educação (ÁGORA). E-mail: giovannabarroca@gmail.com

Djanice Marinho de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (2012). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Membro do grupo de Pesquisa Processos de Ensino-aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (GEPPEEJA). E-mail: djanicemarinho984@gmail.com

Adriana Bastos Oliveira, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) (2018). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Membro do grupo de Pesquisa Processos de Ensino-aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (GEPPEEJA). E-mail: adipsic@gmail.com

Maria das Graças de Almeida Baptista, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) (2008). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia e Psicologia da Educação (ÁGORA). E-mail: mgabaptista2@yahoo.com.br

Jorge Fernando Hermida Aveiro, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil

Doutor em Educação na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2002). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. Líder do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Pedagogia Histórico-crítica, Políticas Públicas e Mundo do Trabalho - membro do HISTEDBR Nacional. E-mail: jorgefernandohermida@yahoo.com.br

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Publicado

18.08.2023

Como Citar

Moura, G. B. de, Oliveira, D. M. de, Oliveira, A. B., Baptista, M. das G. de A., & Aveiro, J. F. H. (2023). O trabalho na educação de jovens e adultos: a precarização do docente. Linhas Crí­ticas, 29, e48218. https://doi.org/10.26512/lc29202348218

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