Aller directement au contenu principal
Aller directement au menu principal
Aller au pied de page
Open Menu
Numéro courant
Archives
Annonces
À propos
À propos de cette revue
Soumissions
Código de Ética
Comité éditorial
Déclaration de confidentialité
Contact
Rechercher
S'inscrire
Se connecter
Accueil
/
Archives
/
Vol. 1 No. 37 (2020): Dossiê História & Cinema
Vol. 1 No. 37 (2020): Dossiê História & Cinema
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v1i37
Publié-e:
2020-12-03
Editorial
Editorial
Artur Nogueira Santos e Costa
PDF (Português (Brasil))
Dossiê
Apresentação do Dossiê História & Cinema
Angela Aparecida Teles
PDF (Português (Brasil))
A Colonialidade e a Emancipação no filme Emitai de Sembène Ousmane (Senegal, Anos 1970)
Vinícius Pinto Gomes
PDF (Português (Brasil))
Representações do Continente Africano nas Telas do Cinema Hollywoodiano
Renata Barbosa Melo do Nascimento
PDF (Português (Brasil))
...E o Vento Levou
cinema, Guerra Civil Americana e silenciamento sobre a abolição
Vanessa de Araújo Andrade
PDF (Português (Brasil))
Colonialismo como laboratório
“A Batalha de Argel” e a tortura como projeto de controle político.
Leonardo Bentes Rodrigues
PDF (Português (Brasil))
El movimiento negro estadounidense y las batallas por la memoria
una mirada desde The Boondokcs
Tereza Maria Spyer Dulci, Vania Macarena Alvarado Sadivia
PDF (Português (Brasil))
Cinema, história e educação
racismo e ensino de História em O Assalto ao Trem Pagador
Jairo Carvalho do Nascimento, Genilson Ferreira da Silva
PDF (Português (Brasil))
O filme Quilombo
uma outra história negra
Rafael Garcia Madalen Eiras
PDF (Português (Brasil))
O filme que sai do armário
o Cinema Lésbico a partir da obra de Adelia Sampaio
Bárbara Brognoli Donini
PDF (Português (Brasil))
“Estou aqui fazendo um filme”
relações étnico-raciais e lutas pela memória em Osvaldão (2014)
Janailson Macêdo Luiz
PDF (Português (Brasil))
Hoje (2011) e Trago Comigo (2016)
imagens da estranha alteridade do passado
Vinícius Alexandre Rocha Piassi
PDF (Português (Brasil))
Cinema na ditadura militar
uma análise do filme A freira e a tortura (1984)
Vinícius Viana Juchem
PDF (Português (Brasil))
O que pode o cinema?
História e política em Cabra marcado para morrer (1984) de Eduardo Coutinho
Beatriz Costa Barreto, Marília Romero Campos
PDF (Português (Brasil))
O documentário Dzi Croquettes (2009) e a construção de uma memória marginal, do subterrâneo e do esquecimento sobre a contracultura na ditadura civil-militar no Brasil
Andrei Chirilã
PDF (Português (Brasil))
Cinejornalismo em perspectiva histórica
trajetória e usos políticos no Brasil
Isadora Dutra de Freitas
PDF (Português (Brasil))
Disciplina e ordem nas telas do Cine Jornal Brasileiro
os “sócios” do poder no Estado Novo
Alvaro Eduardo Trigueiro Americano, Letícia Barbosa Torres Americano
PDF (Português (Brasil))
Perseguidos pela Nação, exaltados pelo Cinema
o comunismo em A Revolução de Maio
Rebecca Ferreira Dias
PDF (Português (Brasil))
Cinema e memória urbana
documentário Estrutural e as narrativas sobre a consolidação da Cidade Estrutural ”“ DF
Leila Saads
PDF (Português (Brasil))
Enunciando Contra-Hegemonias
Narrativas Candangas de Vaqueiros Voadores
Cristiane de Assis Portela, Anna Lorena Morais Silva
PDF (Português (Brasil))
Corpo-Cidade
uma análise do Filme “Um Crime Na Rua” de Olney São Paulo
Alisson Oliveira Soares de Santana, Luís Vitor Castro Júnior
PDF (Português (Brasil))
Utopia e destruição, ruína e progresso
a condição de marginalidade social no filme A Margem (1967), de Ozualdo Candeias
Vinícius da Cunha Bisterço
PDF (Português (Brasil))
O príncipe e o poeta
o passado russo e transcaucásio pelas lentes de Sergei Eisenstein e Parajanov
Yuri Leonardo Rosa Stelmach, Lúcio Geller Junior
PDF (Português (Brasil))
Filmar é escutar
História, documentário e a escuta sensível da alteridade em Santo forte (1999)
Vanda Fortuna Serafim, Gabriella Bertrami Vieira
PDF (Português (Brasil))
A relação Cinema-História
fundamentos teóricos e metodológicos
Bruno José Yashinishi
PDF (Português (Brasil))
Imagem, montagem e história em Videogramas de uma Revolução de Harun Farocki e Andrei Ujică
Barbara Mangueira do Nascimento
PDF (Português (Brasil))
História, sertão e devir-sensível em Cinema aspirinas e urubus
Marcelo Fidelis Kockel
PDF (Português (Brasil))
Áridos Movies
o encontro da metodologia de Pierre Sorlin com o cinema sertanejo nordestino autóctone
Diogo Cavalcanti Velasco
PDF (Português (Brasil))
O minimalismo absurdo na animação Morte e Vida Severina de Afonso Serpa
Daniel Ferreira da Silva
PDF (Português (Brasil))
O Jazz como Elemento Catalisador da Tragédia Grega, segundo Friedrich Nietzsche, no Filme Crise (1945) de Ingmar Bergman
Hellen Silvia Marques Gonçalves
PDF (Português (Brasil))
A Música Antiga como elemento narrativo no cinema
uma análise dos coros gregos em Electra, a Vingadora (1962) e Hércules (1997) da Disney
Felipe Nascimento de Araujo
PDF (Português (Brasil))
Pink Floyd ”“ The Wall
uma distopia do auto isolamento no longa-metragem de 1982
Franco Santos Alves da Silva
PDF (Português (Brasil))
A operação do filme na formação de professores de História
uma experiência em licenciatura na UEPG (2016-2018)
Luis Fernando Cerri, Rosângela Maria Silva Petuba
PDF (Português (Brasil))
Histoire publique et culture historique dans la production audiovisuelle contemporaine
Josias José Freire Júnior
PDF (Português (Brasil))
Oscar Wilde Vai Ao Cinema
a construção da imagem do dândi em ‘Wilde’ (1997) e ‘Velvet Goldmine’ (1998)
Yuri Barbosa Resende
PDF (Português (Brasil))
“Um vácuo construído sobre um vazio”
cinema alemão oriental e o conflito geracional a respeito do passado
Monaliza Caetano dos Santos
PDF (Português (Brasil))
Luta honrosa ou infernal?
A Segunda Guerra Mundial a partir dos filmes KV-1: Almas de ferro (2018) e A Passagem (2019)
Andreza Santos Cruz Maynard
PDF (Português (Brasil))
Conservadorismo no Cinema dos anos 1980
análise do Filme Excalibur, a Espada do Poder
Ramiro Paim Trindade Junior
PDF (Português (Brasil))
Maria Madalena no cinema
os filmes épicos bíblicos e a cinebiografia de 2018
Talita Von Gilsa
PDF (Português (Brasil))
Anarquismo, conciliação e conflito em La Patagonia Rebelde (1974)
Maurício Knevitz, Alexandre Moroso Guilhão
PDF (Português (Brasil))
O fetiche da tecno-produtividade digital em Ken Loach: a uberização laboral no filme Você não estava aqui
the labour uberization in the film Sorry we missed you
Cíntia Medina, xxx xxx
PDF (Português (Brasil))
Le «tournant historiographique» des études cinématographiques: ruptures et continuités.
rupturas y continuidades
Vanessa Montenegro
PDF (Português (Brasil))
Antes e além das telas
economia e mercado cinematográfico em países da América Latina
Renata Santos Maia, Fernando Rodrigues Oliveira
PDF (Português (Brasil))
Glauber Rocha e a autonomia relativa do campo artístico
o caso do documentário “Amazonas, Amazonas” (1966)
Rosiel do Nascimento Mendonça, Sérgio Ivan Gil Braga
PDF (Português (Brasil))
Entrevista
O mergulho do outro
contra a homofobia e a transfobia, uma entrevista com Émerson Maranhão
Carlos Renato Araujo Freire, Francisco das Chagas Fernandes Santiago Júnior
PDF (Português (Brasil))
Notas de Pesquisa
A violência como espetáculo
uma análise da relação entre mídia, justiça e violência em Black Mirror
Marianne Lopes Braga Batista
PDF (Português (Brasil))
Artigos
As acusações “haitianistas” na racializada sociedade brasileira da primeira metade do Dezenove
Luã Pedro Rocha Carvalho
PDF (Português (Brasil))
A trajetória do Partido Trabalhista Brasileiro na Bahia
primeiras leituras
Hebert Santos Oliveira
PDF (Português (Brasil))
Faire une soumission
Faire une soumission
Développé par
Open Journal Systems
Renseignements
Pour les lecteurs-trices
Pour les auteurs-es
Pour les bibliothécaires
Informations aux examinateurs
Informations aux examinateurs
Langue
English
Español (España)
Português (Brasil)
Français (Canada)
Português (Portugal)