Representações do Continente Africano nas Telas do Cinema Hollywoodiano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/emtempos.v1i37.34245

Palavras-chave:

Representações. Continente Africano. Cinema.

Resumo

Este artigo tem como tema a análise das representações do continente africano no Cinema, através dos filmes Hotel Ruanda (2004) e O último Rei da Escócia (2006). Propõe-se uma análise a partir dos estudos decoloniais de modo a observar os pressupostos em que se ancoram estas representações, enfatizando as suas condições de produção. Trata-se, portanto, de apreender confluências quanto às imagens e lugares atribuídos às populações do continente africano, desvendando conexões históricas e culturais. Por outro lado, busca-se apreender também a variabilidade e as divergências na maneira como o continente é retratado nos filmes em questão, com atenção às ênfases de cada cineasta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Ana Cristina Araújo. Contos Sobre Ruanda: Uma análise crítica das narrativas sobre o genocídio ruandês de 1994. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Instituto de Relações Internacionais, 2005.

ARMES, Roy. O Cinema Africano: Uma Tentativa de Definição. In. FERREIRA, Carolin Overhoff. África um continente no cinema. São Paulo: Editora Unifesp, 2014.

AUMONT, Jacques. A estética do filme. Campinas, São Paulo: Papirus, 1995.

______. A imagem. Campinas, São Paulo: Papirus, 1993.

______. Dicionário Teórico e Crítico de Cinema. Jacques Aumont, Michel Marie; tradução: Eloisa Araújo Ribeiro. Campinas, SP: Papirus, 2003.

BAMBA, Mahomed; MELEIRO, Alessandra (orgs), Filmes da África e da diáspora: ovjetos de discursos. Salvador: EDUFBA, 2012.

BURKE, Peter. Testemunha Ocular: História e Imagem.Bauru: EDUSC, 2004.

______. A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

FERREIRA, Carolin Overhoff (org). África um continente no cinema. São Paulo: Editora Unifesp, 2014.

FERRO, Marc. O Cinema e História. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

HALL, Stuart. A Identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

______. Da Diáspora: Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, Representações da UNESCO no Brasil, 2003.

JOLY, Martine. Introdução à Análise da Imagem. Campinas: Papirus Editora, 2012.

KI-ZERBO, Joseph. Introdução Geral. In. História Geral da África I: Metodologia e pré-história da África/editado por Joseph Ki-Zerbo, e ed. rev. Brasília: UNESCO, 2010

KORNIS, Mônica Almeida. Cinema, televisão e história. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2008.

______. História e Cinema: um debate metodológico. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, RJ. v.5, n.10, p. 237- 250.

LOPES, Edite Nascimento. História, Cinema e Representações: a África a partir de filmes Hollywoodianos. Curitiba: Editora Prismas, 2017.

NASCIMENTO, Renata Melo Barbosa do. Rio, 40 Graus: Representações das Mulheres Negras no Filme de Nelson Pereira dos Santos (1955). Dissertação (Mestrado) - UnB, História, 2014.

OLIVA, Anderson Ribeiro. Reflexos da África: ideias e representações sobre os africanos no imaginário ocidental, estudos de caso no Brasil e em Portugal. Goiânia: Ed. PUC Goiás, 2010

______. Olhares sobre a África: Abordagens da História Contemporânea da África nos livros didáticos brasileiros. História Revista, v.14, n.1, p.17-35. 18 nov, 2009.

OLIVEIRA, Luiz Fernandes de, CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia Decolonial e Educação Antirracista e Intercultural no Brasil. disponível em: http://www.labtecgc.udesc.br/tabd1/bitstream/handle/123456789/24110/candau_pedagogia_antirracista_anticolonial_br.pdf?sequence=1&isAllowed=y. acesso em 04/04/2018.

ROSENSTEIN, Johannes. Uma Breve História do Cinema Africano: Relato de Viagem. In: FERREIRA, Carolin Overhoff (org). África um continente no cinema. São Paulo: Editora Unifesp, 2014.

SAID, Edward W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. tradução: Rosaura Eichenberg. 1ª ed.. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

SENGER, Guilherme Felkl. História da África Comtemporânea e Cinema: estudo das representações dos filmes "O Último Rei da Escócia", "Diamante de Sangue" e "O Jardineiro Fiel". disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/aedos/article/view/30849. acesso em 25/03/2018.

SHOHAT, Ella; Stam, Robert. Crítica da Imagem Eurocêntrica: multiculturalismo e representação. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

STAM, Robert. Introdução à teoria do Cinema. Tradução: Fernando Mascarello. Campinas, SP: Papirus, 2003.

TELES, Ângela Aparecida. O Cinema Africano de Osmane Sembène e Djibril Diop Mambéty. disponível em: http://encontro2016.mg.anpuh.org/resources/anais/44/1469241731_ARQUIVO_O Cinema Africano de Ousmane Sembene e Dijibril Diop Mambety.pdf. acesso em 19/02/2018.

Downloads

Publicado

2020-12-03

Como Citar

NASCIMENTO, Renata Barbosa Melo do. Representações do Continente Africano nas Telas do Cinema Hollywoodiano. Em Tempo de Histórias, [S. l.], v. 1, n. 37, 2020. DOI: 10.26512/emtempos.v1i37.34245. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/34245. Acesso em: 29 maio. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.