Dossiê temático

Periodicamente, a Revista poderá lançar chamadas para publicação em dossiês temáticos, a serem organizados por integrantes vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu em áreas das ciências humanas e sociais, em âmbito nacional e/ou internacional, e no nível de mestrado e/ou doutorado. Na ocasião de abertura da chamada, serão estipuladas as diretrizes específicas de seleção de propostas, formatação, critérios de avaliação, função dos organizadores, avaliação dos textos submetidos e cronograma.

Em termos gerais, as propostas de dossiê temático serão viabilizadas, para além das normas especificadas nas chamadas, pelos critérios a seguir:

  1. Contar com um mínimo e máximo de artigos aprovados, a ser estipulado pelas chamadas, a partir dos textos selecionados pelos/as organizadores/as e pelo Conselho Editorial, dentre aqueles aprovados pelos/as avaliadores/as.
  2. Os trabalhos submetidos para os dossiês temáticos devem seguir as normas e diretrizes para autores descritas na seção “Submissão” do site da Em Tempo de Histórias.
  3. Textos submetidos para o dossiê que, por ventura, não estejam alinhados com o escopo do mesmo poderão ser publicados na seção de artigos livres, a depender da escolha dos/as autores/as. 
  4. A avaliação da adequação temática dos manuscritos aos dossiês será feita pelos/as organizadores/as e pelos/as editores/as.

Chamada para Propostas de Dossiês Temáticos  (2025)

A revista discente Em Tempo de Histórias convida pesquisadoras e pesquisadores em formação a submeterem propostas de dossiês temáticos para compor as próximas edições da revista. Serão selecionadas até quatro propostas nesta chamada. Das quatro propostas aprovadas, duas serão publicadas diretamente nos próximos números do ano de 2026 e 2027 e as outras duas comporão um cadastro reserva, podendo ser publicadas posteriormente, conforme a disponibilidade do cronograma e a adequação editorial.

  1. Seleção dos Dossiês

Cada proposta deve ser composta por no mínimo três e no máximo quatro integrantes, todos vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu em áreas das ciências humanas e sociais. É obrigatória a participação de:

  • Pelo menos um doutorando em História, com matrícula ativa em programa de pós-graduação de universidade brasileira;
  • Pelo menos três instituições de origem distintas entre os integrantes.

A participação de integrantes vinculados a universidades estrangeiras, sejam mestrandos ou doutorandos, não é obrigatória, mas será considerada um diferencial positivo na avaliação, sendo fortemente encorajada.

  1. Formatação da Proposta

A proposta de dossiê deve incluir:

  • Um título de até 6 palavras, obrigatoriamente em português, e deve incluir a versão em inglês ou em espanhol;
  • Resumo da proposta em português;
  • Resumo da proposta em inglês ou espanhol;
  • Origem da proposta, indicando o contexto de surgimento da ideia (ex: eventos acadêmicos, grupos de pesquisa, intercâmbios, debates contemporâneos etc.);
  • Justificativa, destacando a relevância do tema e seu diálogo com o foco da revista, voltada à divulgação de pesquisas em história e aos debates metodológicos, teóricos e historiográficos.

A proposta de dossiê deve ser apresentada em formato textual, com até 1.200 palavras (em formatação com fonte Georgia, tamanho 12, espaçamento simples). A proposta deve ser enviada em PDF por meio do formulário de inscrição disponível no site da revista Em Tempo de Histórias. Serão aceitas submissões em português, inglês ou espanhol. 

No formulário, deve ter:

  • Mini biografia dos proponentes (máximo de 150 palavras), com afiliação institucional, linha de pesquisa, link para currículo Lattes e ORCID (ou veículos de currículos semelhantes, no caso de estrangeiros ou integrantes em instituições estrangeiras);
  • Lista de ao menos seis possíveis pareceristas, com titulação e afiliação institucional. Poderão ser indicados doutores, doutorandos, mestres ou mestrandos, desde que vinculados a programas de pós-graduação em áreas das ciências humanas e sociais;
  1. Critérios de Avaliação

As propostas serão avaliadas conforme os seguintes critérios:

  • Clareza e originalidade do tema;
  • Adequação ao escopo da revista;
  • Viabilidade editorial, considerando a articulação do tema, o potencial de atração de submissões e a composição da equipe proponente;
  • Diversidade institucional e internacional da equipe;
  • Qualidade e consistência da justificativa;
  • Relevância e atualidade do debate proposto.

A comissão editorial poderá priorizar propostas que equilibrem esses critérios, não sendo obrigada a preencher todas as vagas previstas nesta chamada.

  1. Função dos Organizadores da Proposta

Os organizadores dos dossiês selecionados se comprometem a:

  • Divulgar amplamente a chamada, em parceria com a secretaria e a comunicação da revista;
  • Indicar nomes de pareceristas qualificados;
  • Apoiar a organização editorial da edição temática.

Importante: os organizadores não terão acesso ao processo de avaliação dos textos submetidos ao dossiê, que será conduzido exclusivamente pelos editores da seção. Além disso, os organizadores não poderão publicar artigos no dossiê que organizarem, assegurando a imparcialidade do processo editorial. Não está prevista nenhuma compensação monetária pelo trabalho associado à publicação do dossiê.

  1. Avaliação dos Artigos Submetidos

Serão aceitos artigos e notas de pesquisa. Para que o dossiê seja publicado, é necessário que ao menos cinco textos sejam aprovados no processo de avaliação. Caso esse número não seja atingido, os artigos aprovados poderão ser redirecionados para outras seções da revista, com anuência dos autores, e a proposta será descontinuada.

  1. Cronograma

As propostas de dossiês serão avaliadas em 2025, com previsão de implementação ao longo do ano de 2026 e 2027, conforme o cronograma editorial aprovado pelo conselho da revista.

  • Período de submissão das propostas: 10 de junho a 31 de julho de 2025;
  • Divulgação dos resultados: até 15 de novembro de 2025;
  • Publicação dos dossiês selecionados: ao longo de 2026 e 2027, conforme cronograma editorial.
  • Formulário de inscrição