Sobre a Revista

Foco e Escopo
Em Tempo de Histórias é uma revista editada pelo corpo discente do Programa de Pós-Graduação em História da UnB. Publicada desde 2002, está abrigada no Portal de Periódicos Acadêmicos da Universidade de Brasília e disponibiliza suas edições on-line, com acesso livre e gratuito. A revista não cobra taxas de autores/as para realizar avaliação, edição e publicação de seus textos. Seus objetivos são os seguintes: a) divulgar os resultados parciais e/ou finais obtidos com projetos de pesquisa na área de História; b) fomentar o debate de questões teórico-metodológicas referentes à História; c) publicar matérias de Ciências Sociais, Artes e áreas afins que promovam o diálogo com a História; d) divulgar publicações, comentários, entrevistas e documentos concernentes à pesquisa em História. (ISSN 2316-1191)

Processo de Avaliação pelos Pares
Todos os textos submetidos passarão por uma análise prévia por parte do Conselho Editorial, para identificar se cumprem as normas de formatação e demais exigências do periódico. Em caso negativo, serão devolvidos aos/às autores/as. Em caso positivo, seguirão para análise de um parecerista externo, selecionado por afinidade temática, para a verificação de aspectos ligados a conteúdo, forma e pertinência dos temas. Utiliza-se o modelo de avaliação “duplo-cega”, em que são preservadas as identidades dos/as autores/as e dos/as avaliadores/as. Quando o/a avaliador/a concluir a apreciação do manuscrito, o/a editor/a encaminhará o parecer ao/à autor/a, junto com a decisão editorial (Aceitar, Rejeitar ou Solicitar Revisões). No caso de a decisão ser “Solicitar Revisões”, o/a autor/a será informado/a do prazo para envio da versão corrigida. A decisão final sobre a publicação ou não de um manuscrito, bem como o ano/número em que ela possivelmente se dará, ficará a cargo do Conselho Editorial, que se baseará nas avaliações dos pareceristas e na adequação do trabalho ao escopo da Revista e/ou do dossiê temático. 

No caso dos Dossiês Temáticos, a partir de 2021, dos textos aprovados pelos/as avaliadores/as, serão selecionaodos, no máximo, 25 para publicação. A seleção será efetuada pelo/a organizador/a e pelo Conselho Editorial, respeitando uma diversidade de abordagem, tema, titulação do/a autor/a, instituíção e vinculação do/a autor/a e alinhamento com o escopo do dossiê. 

Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão publicados. O período de avaliação pode durar de 1 a 5 meses, em média, a depender da quantidade de textos em avaliação e da disponibilidade de pareceristas. O período entre a submissão e a publicação é de, em média, 6 meses. A revista Em Tempo de Histórias cuida para que esse processo não ultrapasse 12 meses.

Na avaliação, serão observados os seguintes elementos: importância e atualidade do tema e contribuição aos estudos da área; originalidade do conteúdo; fundamentação teórica adequada e clareza de objetivos; coerência e pertinência da argumentação; estrutura e organização do texto; linguagem e qualidade da redação; adequação do resumo e das palavras-chave ao desenvolvimento do artigo; consistência e atualidade da bibliografia utilizada; adequação às normas de formatação do periódico.

Ao ter um texto rejeitado, o/a autor/a deverá aguardar o prazo de seis meses para iniciar nova submissão.

A revista utiliza o software CopySpider para detecção de plágio.

Periodicidade
A revista Em Tempo de Histórias possui periodicidade semestral, com publicação inteiramente digital e de livre acesso.

Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato e gratuito ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Todo o conteúdo do periódico, exceto quando houver indicação expressa do contrário, está licenciado sob uma licença  Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License, do tipo BY-NC.

Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

Indexadores:
Diadorim
PKP/INDEX
Google Scholar
Latindex
DOAJ
Livre
MIAR
REDIB

Qualis CAPES (2013-2016):
B4 - História
B3 - Planejamento Urbano e Regional/Demografia
B4 - Ensino
B4 - Psicologia