Antes e além das telas

economia e mercado cinematográfico em países da América Latina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/emtempos.v1i37.33947

Palavras-chave:

Cinema. América Latina. Mercado cinematográfico.

Resumo

A feitura de um filme envolve aspectos que ultrapassam a obra em si. Por isso, é pertinente esmiuçar as questões que fazem parte da sua elaboração antes e além do produto acabado. As relações econômicas e o funcionamento do mercado audiovisual são algumas dessas particularidades que interferem diretamente na forma como as obras cinematográficas vão circular e ter alcance de público dentro e fora do seu país de origem. Os filmes, além de produtos artísticos e culturais, são também produtos industriais inseridos em uma lógica de mercado com regras, limitações e interesses econômicos. Os desafios desse processo e a disputa desigual travada ente o cinema da América Latina e a indústria de Hollywood estão entre os temas pontuados neste artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOLAÑO, César Ricardo Siqueira; DOS SANTOS, Cristina Andrade; DOMINGUEZ, José Manuel Moreno. A indústria cinematográfica no Mercosul: economia, cultura e integração. Revista de Economía Política de las Tecnologías de la Información y Comunicación. Dossiê Especial Cultura e Pensamento, Vol. I - Espaço e Identidades, nov. 2006. Disponível em: http://eptic.com.br/wp-content/uploads/2015/01/Revista-EPTIC_CulturaePensamento_vol-1.pdf. Acesso em 7 de junho de 2017.

CANCLINI, Néstor García. Latino-americanos a procura de um lugar neste século. Tradução Sérgio Molina. São Paulo: Iluminuras, 2008.

CITAÇÃO da semana: Lucrecia Martel. La Gaceta. 23 de agosto de 2015. Disponível em: http://mulhernocinema.com/para-ler/citacao-da-semana-lucrecia-martel/. Acesso em 22 de junho de 2018.

DOS SANTOS, Nelson Pereira; SENNA, Orlando. Declaração do Canecão. 2002. Disponível em: http://www.cultura.gov.br/discursos//asset_publisher/DmSRak0YtQfY/content/pronunciamento-do-secretario-orlando-senna-no-iv-forum-brasil-de-programacao-e-producao-35513/10883. Acesso em 30 de agosto de 2017.

FALICOV, Tamara. A circulação global e local do novo cinema argenino. In: MELEIRO, Alessandra (org.). Cinema no mundo: indústria, política e mercado ”“ América Latina. São Paulo: Escrituras Editora, 2007.

GETINO, Octavio. As cinematografias da América Latina e do Caribe: indústria, produção e mercados. In: MELEIRO, Alessandra (org.). Cinema no mundo: indústria, política e mercado ”“ América Latina. São Paulo: Escrituras Editora, 2007.

GOMES, Paulo Emílio Salles. Cinema: Trajetória no Subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

JUAN-NAVARRO, Santiago. Cine y globalización en Iberoamérica: el papel de las coproduciones. Pasavento Revista de Estudios hispânicos. Vol. II, n.º 2 (verano 2014), pp. 297-31. Disponível em: https://ebuah.uah.es/dspace/bitstream/handle/10017/23848/cine_navarro_PASAVENTO_2014_V2_N2.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 15 de outubro de 2019.

PITALUGA, Antonio Álvarez. “Retrospectiva histórica del cine cubano (1959-2015)”. Revista Estudios del Desarollo Social: Cuba y América Latina, vol 4, n. 2, p. 91-108, 2016.

RODRIGUEZ, Andrés. Quem fecha as portas do mundo ao cinema latino-americano? El País, Madrid, 26 ago. 2016. Cultura. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2016/08/25/cultura/1472145022_065606.html. Acesso em 03 de setembro de 2020.

VILLAZANA, Libia. Iniciativas sinérgicas de co-produção, distribuição e exibição no cinema latino-americano. In: MELEIRO, Alessandra (org.). Cinema no mundo: indústria, política e mercado ”“ América Latina. São Paulo: Escrituras Editora, 2007.

Downloads

Publicado

2020-12-03

Como Citar

MAIA, Renata Santos; OLIVEIRA, Fernando Rodrigues. Antes e além das telas: economia e mercado cinematográfico em países da América Latina. Em Tempo de Histórias, [S. l.], v. 1, n. 37, 2020. DOI: 10.26512/emtempos.v1i37.33947. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/33947. Acesso em: 21 nov. 2024.