A operação do filme na formação de professores de História

uma experiência em licenciatura na UEPG (2016-2018)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/emtempos.v1i37.34231

Palavras-chave:

Cinema. Ensino de história. Formação de professores.

Resumo

A experiência de formação de professores de História na Universidade Estadual de Ponta Grossa por meio da análise histórica e didática de filmes é apresentada e discutida. A proposta é fundamentada em uma postura pedagógica que favorece os métodos ativos e uma proposta metodológica que enfoca os filmes como fontes históricas a serem estudadas por professores e alunos. Apresenta-se o procedimento para a operação dos filmes em aula na universidade e nas escolas, bem como um pequeno balanço das obras escolhidas e das opções por abordagens levadas a efeito. Conclui-se que as escolhas feitas pelos universitários expressaram sua cultura cinematográfica, bem como o desejo de inovar em relação aos temas tradicionais dos currículos escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CUESTA FERNÁNDEZ, Raimundo. El código disciplinar de la Historia. Tradiciones, discursos y prácticas sociales de la educación histórica en España (siglos XVIII-XX). Salamanca: Tesis de doctoral (Facultad de Educación), 1997.

LAGNY, Michèle. “O cinema como fonte de história”. In: NÓVOA, Jorge; FRESSATO,

Soleni Biscouto; FEIGELSON, Kristian. Cinematógrafo: um olhar sobre a história.

Salvador, São Paulo: EDUFBA/Editora UNESP, 2009.

MOCELLIN, Renato. “O apelo didático do cinema”. In: História e Cinema: educação para as mídias. São Paulo Editora do Brasil, 2009, p.09-12.

ROSENSTONE, Robert. A história nos filmes, os filmes na história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.

VALIM, Alexandre Busko. In: VAINFAS, Ronaldo; CARDOSO, Ciro F. Novos domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012, p. 283-300.

VANOYE, Francis; GOLIOT-LÉTÉ, Anne. Ensaio sobre a Análise Fílmica. Campinas: Papirus, 2012.

Downloads

Publicado

2020-12-03

Como Citar

CERRI, L. F.; PETUBA, R. M. S. A operação do filme na formação de professores de História: uma experiência em licenciatura na UEPG (2016-2018). Em Tempo de Histórias, [S. l.], v. 1, n. 37, 2020. DOI: 10.26512/emtempos.v1i37.34231. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/34231. Acesso em: 5 fev. 2023.