Cinema na ditadura militar

uma análise do filme A freira e a tortura (1984)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/emtempos.v1i37.32675

Palavras-chave:

Ditadura militar. cinema brasileiro. Censura.

Resumo

Da perspectiva dos historiadores, o cinema é considerado uma forma de ampliar as possibilidades de reflexão sobre o passado. Isso pressupõe entender os filmes além do caráter de mero entretenimento cultural, mas como fonte histórica. Desta forma, o presente artigo aborda a ditadura militar brasileira (1964-1985) através do filme A freira e a tortura (1984), dirigido por Ozualdo R. Candeias, que narra a conturbada e violenta relação entre um policial e uma freira acusada de subversão. Produção de baixo orçamento e com acentuado caráter erótico e político, o citado longa-metragem teve a exibição em território nacional vetada pela censura federal. Em vista do que foi afirmado, partimos do seguinte problema de pesquisa: quais as possibilidades de interpretação do filme A freira e a tortura como fonte histórica sobre a ditadura militar? O objetivo é contribuir para os estudos sobre a ditadura militar.

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Biografia do Autor

Vinícius Viana Juchem, Unisinos

Formado em História pelo Centro Universitário La Salle - Unilasalle (2004-2007), concluiu o curso de Mestrado (2011-2012) e de Doutorado (2015-2019) também em História pela UNISINOS. Ministrou aulas na Escola Estadual Guarani nos turnos diurno e noturno entre os anos de 2009 e 2015. Sua área de interesse engloba a História do Brasil do século XX, meios de comunicação, ditadura militar, literatura de testemunho e as possíveis relações entre a história e o cinema.

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Publicado

2020-12-03

Como Citar

JUCHEM, Vinícius Viana. Cinema na ditadura militar: uma análise do filme A freira e a tortura (1984). Em Tempo de Histórias, [S. l.], v. 1, n. 37, 2020. DOI: 10.26512/emtempos.v1i37.32675. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/32675. Acesso em: 14 jul. 2024.

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