Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue criteriosamente os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • Li e concordo com as Diretrizes Éticas adotadas pelo periódico, disponíveis em Sobre.
  • Informei o endereço do ORCID ID no espaço apropriado.
  • Estou ciente de que, se o artigo não estiver criteriosamente formatado de acordo com as orientações presentes em Diretrizes para Autores, o mesmo será rejeitado.
  • Li e concordo com a Política Editorial adotada pela Revista Em Tempo de Histórias

Diretrizes para Autores

A Revista Em Tempo de Histórias aceita para publicação artigos, resenhas, entrevistas e memórias (palestras, depoimentos, documentos e fontes) na área de História e realizados por mestrandos/as, mestres/as, doutorandos/as ou doutores/as. Aceitam-se, ainda, para a seção "notas de pesquisa", trabalhos produzidos por graduandos(as) ou graduados(as), como resultado de pesquisas de Iniciação Científica, Iniciação à Docência, Monografias e similares.

Orientações gerais para realizar uma submissão:

  1. Os trabalhos devem ser submetidos pelo portal da revista após realização do cadastro, com a marcação da opção “autor”. O processo de avaliação será iniciado somente com a submissão pelo sistema. Uma cópia do(s) arquivo(s) submetido(s) deverá ser enviada a emtempodehistorias@gmail.com
  2. Junto com a cópia encaminhada para o e-mail da revista, enviar, em arquivo separado: nome do(s)/a(s) autor(es)/a(s), endereço eletrônico e telefone, para possível contato durante a fase de editoração, vínculo institucional, quando houver; titulação e, quando necessário, indicação de entidade patrocinadora da pesquisa que o originou. É obrigatório, ainda, informar o endereço do ORCID ID de todos(as) o(s)/a(s) autor(es)/a(s).
    ATENÇÃO: o processo editorial não será iniciado se o endereço do ORCID ID não for informado.
  3. Todos os textos deverão ser inéditos em publicações brasileiras. Não serão aceitos trabalhos já publicados, na íntegra ou parcialmente, em blogs, sites pessoais, revistas acadêmicas ou qualquer outro veículo de divulgação.
  4. O trabalho não deve conter identificação, nem mesmo a cópia enviada por e-mail. Quaisquer marcas que permitam identificar a autoria devem ser suprimidas (título de dissertações/teses, referências indiretas etc).
  5. Periodicamente, a Revista poderá lançar chamada para publicação em Dossiês Temáticos, a serem organizados preferencialmente por doutores(as) em história ou áreas afins e vinculados a instituições de ensino ou pesquisa. Para que os dossiês se tornem viáveis, deverão contar com o mínimo de cinco artigos aprovados. Além disso, a partir de 2021, os dossiês passarão a ser compostos, no máximo, por 25 textos, selecionados pelo/a organizador/a e pelo Conselho Editorial, dentre aqueles aprovados pelo/as avaliadores/as. 
  6. Textos submetidos para o dossiê que, por ventura, não estejam alinhados com o escopo do mesmo poderão ser publicados na sessão de artigos livres, a depender da escolha dos/as autores/as. A avaliação da adequação temática dos manuscritos aos dossiês será feita pelos/as organizadores/as e pelos/as editores/as.
  7. A decisão final sobre a publicação, ou não, de submissões, bem como o número/ano em que as mesmas serão publicadas, caberá ao Conselho Editorial.
  8. Cada autor(a) poderá ter apenas um trabalho em avaliação na Revista. Após publicar um manuscrito, deverá esperar o prazo de um ano para submeter novo manuscrito.
  9. Nenhuma submissão poderá ter mais que três autores/as, salvo em situações excepcionais e previamente autorizadas pelos/as editores/as. O(a) autor(a) responsável por realizar a submissão deverá, na plataforma da revista, incluir os dados dos(as) demais autores(as), no preenchimento dos metadados.
  10. Eventuais submissões que não apresentarem criteriosamente a formatação exigida pelo periódico serão rejeitadas.
  11. Todos os trabalhos submetidos deverão observar a norma culta da língua portuguesa. A revisão gramatical dos textos e possíveis erros de redação são de responsabilidade dos/as autores/as. Recomenda-se que os manuscritos passem por uma revisão, antes da submissão.
  12. As submissões podem ser feitas em português, inglês e espanhol.
  13. As opiniões emitidas nos trabalhos são de responsabilidade do/a autor/a, e não refletem necessariamente a posição de Em Tempo de Histórias.
  14. Não cabem recursos quanto à decisão editorial.

Diretrizes para o preenchimento dos dados, no portal da revista:

  1. Não usar caixa alta em nenhum dos campos, especialmente no título, nas palavras-chave e na autoria, a não ser para as letras maiúsculas, quando necessário. (Exemplo: prefira usar "Raízes do Brasil", e não "RAÍZES DO BRASIL").
  2. No campo de autoria, inserir nome completo, sem abreviações. Incluir os nomes iniciais em "nome" e, em "sobrenome", apenas o último sobrenome. Exemplo: "Emília Viotti da Costa" - "Nome: Emília Viotti da"; "Sobrenome: Costa". 
  3. No caso das resenhas, que não possuem resumo e palavras-chave, usar a expressão "não se aplica" nesses campos, que são obrigatórios. Nas referências, incluir a obra resenhada e, quando for o caso, as demais. Atenção: no caso dos artigos, é fundamental que esses campos sejam preenchidos corretamente.
  4. Em todos os campos disponíveis, preencher as informações em português e em inglês.
  5. Ao inserir as palavras-chave, usar ponto final para separá-las. Não usar vírgulas ou ponto e vírgula.
  6. Atente-se para o nome do arquivo a ser carregado: arquivos com nomes excessivamente grandes podem apresentar falha no carregamento.
  7. É obrigatório informar, no campo próprio para isso, o endereço do ORCID ID de todos(as) os(as) autores(as).

Diretrizes gerais de formatação, para todas as seções:

  1. Página: tamanho A4
  2. Margens: superior 2,0cm; inferior 2,0cm; esquerda 2,0cm; direita 2,0cm.
  3. Fonte para todas as submissões, a ser usada inclusive nas notas de rodapé: Century Schoolbook.
  4. Espaçamento entrelinhas simples.
  5. Avanço no início de cada parágrafo equivalente a uma tabulação padrão, ou seja, 1,25cm
  6. Espaço de um parágrafo para o outro: Antes: 0 pt; Depois: 6 pt.
  7. As páginas devem ser numeradas.
  8. Os arquivos não podem conter cabeçalho ou rodapé.
  9. No caso de submissões em espanhol, deverão ser apresentados título, resumo e palavras-chave também em português e em inglês.
  10. No caso das submissões em inglês, deverão ser apresentados título, reusmo e palavras-chave também em português e em espanhol.

Caso haja dúvidas, observar o template com o modelo de formatação.

Diretrizes para formatação de Artigos:

Artigos deverão ter entre 4000 e 10000 palavras, incluindo resumo e bibliografia, e devem seguir a seguinte formatação:

 -  O artigo deve conter:

  1. Título: Fonte Century Schoolbook, tamanho 16, negrito, sem uso de caixa alta, alinhamento centralizado, espaço entrelinhas simples.
  2. Após uma linha de espaço do título em português, colocar o título em inglês, com fonte Century Schoolbook, tamanho 14, centralizado, espaçamento entrelinhas simples, sem negrito e sem caixa alta.
  3. Autoria: não deverá constar no artigo. Incluir, em documentos suplementares, arquivo com o título do artigo, o nome completo do autor, vínculo institucional, quando houver; titulação e, quando necessário, indicação de entidade patrocinadora da pesquisa que o originou. Os(as) autores deverão informar, ainda, nesse mesmo documento suplementar, o endereço do ORCID ID. 
  4. Na segunda linha após o título em inglês, o trabalho deve constar de um resumo em português (máximo de 150 palavras), com três palavras-chave (separadas por ponto final), resumo em inglês (abstract) e palavras-chave em inglês (keywords, também separadas por ponto final). O resumo, as palavras-chave, o abstract e as keywords deverão ter recuo de 1 cm à direita e 1 cm à esquerda, com a seguinte formatação:
  • RESUMO, em fonte Century Schoolbook, tamanho 10, negrito, em caixa alta, parágrafo justificado, espaço entrelinhas simples, seguido de dois-pontos. Texto do resumo, na mesma linha e imediatamente após a palavra "RESUMO": fonte Century Schoolbook, corpo 10, normal; parágrafo justificado e espaço entrelinhas simples. O resumo não deverá conter notas de rodapé, citações ou referências.
  • PALAVRAS-CHAVE (na linha imediatamente abaixo ao texto do resumo, com três palavras/expressões): em fonte Century Schoolbook, tamanho 10; parágrafo justificado, espaço entrelinhas simples, separadas por ponto final.

Exemplo:
RESUMO: As formas de representação de poder sofreram consideráveis alterações ao longo dos tempos. Desde a invenção da imprensa, por Gutemberg no século XV, até os dias atuais,(...)
PALAVRAS-CHAVE: Imprensa. Estado Novo. Poder.

  • Depois de uma linha de espaço, inserir o abstract e as keywords. Repetir o mesmo padrão usado para resumo e palavras-chave. 

- Epígrafe: Quando houver, a epígrafe deverá aparecer na segunda linha após as keywords, fonte Century Schoolbook, tamanho 10; parágrafo alinhado à direita, espaço entrelinhas simples, com recuo de 6 cm à esquerda, sem avanço da primeira linha. A referência deve vir imediatamente após a citação, em linha abaixo.

- Corpo do texto: inicia-se na segunda linha após as Keywords ou na segunda linha após a epígrafe, quando houver, fonte Century Schoolbook, tamanho 12; parágrafo justificado, espaçamento entrelinhas simples, com avanço no início de cada parágrafo equivalente a uma tabulação padrão, ou seja, 1,25cm. O espaçamento de um parágrafo para outro deverá ser “0 pt – antes” e "6 pt - depois". 

- Caso o texto tenha subtítulos, estes deverão estar alinhados à esquerda, fonte Century Schoolbook, tamanho 12, negrito, sem caixa alta, sem itálico e sem avanço. O texto continua na linha imediatamente posterior ao subtítulo.

- Citações de até 3 linhas (excluindo-se, no cálculo, a referenciação): deverão vir no corpo do texto, entre aspas, tamanho 12, normal (não usar itálico) e seguido da referência entre parênteses: (SOBRENOME EM MAIÚSCULO, ano da obra, página).

Exemplo:
(...) as campanhas publicitárias no período de beligerância apontam que "memória e identidade podem ser perfeitamente negociadas e não são fenômenos que devam ser compreendidos como essências de uma pessoa ou de um grupo"(POLLAK, 1992, p. 204).

- Citações com mais de 3 linhas: deverão vir destacadas do parágrafo, fonte Century Schoolbook, tamanho 10; sem aspas, parágrafo justificado, espaço entrelinhas simples, com recuo à esquerda de 4 cm, sem avanço da primeira linha e sem itálico.

- Citações em língua estrangeira: no corpo do texto, o/a autor/a deverá colocar a tradução e, em nota de rodapé, o original, ambos sem itálico.

- Citações a partir de terceiros: Usar o termo "apud" entre o nome do autor originário e o nome do autor da fonte secundária. Exemplo: (GARCÍA apud BATISTA, 2007, p. 87).

- Notas de rodapé: Devem ter apenas caráter explicativo/complementar, e deverão ser usadas em casos estritamente necessários. Elas não deverão ser usadas para citações/referências, mesmo em se tratando de documentos/fontes, ou para indicação de bibliografia. Devem ser numeradas em algarismos arábicos sequenciais (Ex.: 1, 2, 3, etc.). Devem observar a seguinte formatação: fonte Century Schoolbook, corpo 10; espaço entrelinhas simples; e o limite máximo de 8 linhas em cada nota. Nos casos em que, nas notas de rodapé, for necessário fazer alguma citação, seguir o modelo adotado ao longo do texto, ou seja, não deverão constar referências completas, mas o modelo (AUTOR, ano, p. X). Deve-se evitar usar as notas para indicar bibliografia complementar, mas, nos casos em que for necessário, usar o modelo: ‘Ver: Sobrenome (ano)’. Exemplo: “Ver: Ginzburg (2011), Portelli (2009) e Thompson (1981).”

- Expressões em língua estrangeira: deverão vir em itálico.

- Referências: devem constar apenas os textos referenciados ao longo do trabalho e vir, em ordem alfabética, ao final do artigo, com o título "Referências", em fonte Century Schoolbook, tamanho 12, parágrafo justificado, espaço entre linhas simples, sem avanço na primeira linha. Não usar negrito nas referências. Não separar "fonte" e "bibliografia"; não criar subitens em referências.

- As referências deverão seguir o modelo abaixo:

SOBRENOME, Nome. Título do livro em itálico: subtítulo. Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano.

Ou
SOBRENOME, Nome. Título do capítulo ou parte do livro. In: ______. ou SOBRENOME, Nome (se for autor/a diferente). Título do livro em itálico. Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano. p. x - y.

Ou
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico. Cidade, v., n. p. x-y, mês/mês ano.

- Uso de imagens: Caso o trabalho contenha imagens, elas não poderão exceder o número de 12 e deverão ser enviadas no corpo do texto, no formato JPEG, com resolução de 300 dpi e dimensões máximas de 15 cm x 21 cm.

- A revista Em Tempo de Histórias reserva-se o direito de não publicar imagens com problemas de visualização. Todas as imagens devem constar a fonte, respeitando a Lei de Direitos Autorais. A permissão para a reprodução das imagens é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

Diretrizes para formatação de Resenhas:

  1. As resenhas deverão conter até 2.000 palavras. Serão aceitas resenhas de livros publicados há, no máximo, 2 anos no Brasil e, no exterior, há 5 anos.
  2. Deverão conter título (em português e inglês), mas não demandam de resumo e palavras-chave. As resenhas devem seguir as indicações de digitação e normatização estabelecidas para os artigos.

Diretrizes para formatação de Notas de pesquisa:

- As notas de pesquisa devem observar rigorosamente as mesmas normatizações informadas para os artigos, exceto quanto à exigência de titulação, uma vez que, nessa seção, os(a) autores(as) podem ser graduandos(as) ou graduado(s).
- Em cada edição, serão publicadas até 3 notas de pesquisa, considerando a data de submissão e de aprovação.

Diretrizes para formatação de Traduções, Documentos Transcritos, Palestras e Entrevistas:

  1. Deverão conter título em português e em inglês, assim como resumo e palavras-chave, em português e em inglês. Nesse caso, o resumo e as palavras-chave deverão explicitar a procedência do material, com indicação da datação, autoria, quando for o caso; lugar de publicação original, quando for o caso; e o assunto geral tratado.
  2. As traduções devem ser inéditas no país e devem ser acompanhadas da autorização assinada do/a autor/a, reconhecendo a revista Em Tempo de Históriascomo publicação autorizada no país.
  3. As entrevistas deverão ser acompanhadas de autorização assinada pelo/a entrevistado/a, concordado com a publicação do material na Em Tempo de Histórias. Observar o mesmo para documentos transcritos.
  4. Nessas sessões, observar as mesmas diretrizes de formatação orientadas para os artigos.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.