A abordagem de ensinar do professor como chave para ressignificar atividades de materiais didáticos institucionais
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v24i2.58265Palabras clave:
abordagem de ensinar, material didático, ressignificação, ensino público, ensino de inglêsResumen
Este artigo investiga como a abordagem de ensinar adotada por professores influencia a adaptação e a ressignificação de atividades em materiais didáticos institucionais no ensino público de línguas. O foco recai sobre o uso da apostila Open Doors, produzida internamente por docentes da rede municipal de Guarulhos (SP) e utilizada em um curso livre de inglês. A pesquisa é de cunho qualitativo, com base etnográfica e documental, e fundamenta-se na Operação Global de Ensino de Línguas (OGEL) (Almeida Filho, 1997; 2002; 2023), articulada às visões de ensino de Richards e Rodgers (2014), às macroabordagens de Freitas (2013) e à tipologia de tarefas de Barbirato (1999; 2005). Foram analisadas entrevistas, questionários e aulas de dois professores com base na triangulação dos dados. Os resultados mostram que a abordagem de ensinar, ao integrar concepções de língua, de aprender e de ensinar, opera como eixo de reinterpretação pedagógica das atividades do material. Professores com alinhamento à macroabordagem comunicativa tendem a ressignificar as propostas, atribuindo-lhes novas funções e transformando exercícios em tarefas com propósito comunicativo.
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