“Criança pequenininha aprende brincando”: compreensões e concretizações do lúdico por professores de Inglês para crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v22i1.45772

Palavras-chave:

Ludicidade, Inglês, Crianças

Resumo

Este artigo apresenta um recorte da dissertação Experiências de ensinar inglês para crianças na escola pública: olhares e percepções sobre a prática do professor (2020), que teve como objetivo principal investigar de que forma as aulas de Língua Inglesa (LI) para o Ensino Fundamental I (EFI) nas escolas públicas pesquisadas se caracterizavam. A pesquisa foi realizada em escolas públicas de dois municípios do interior do estado de São Paulo, observando como os professores têm desempenhado o seu fazer pedagógico, desde o planejamento de suas atividades até o seu desenvolvimento em classe. Nesse recorte, discorreremos acerca de uma das características presentes nas aulas de Língua Inglesa para Crianças (LIC), apontadas pelos próprios professores pesquisados, a ludicidade. Observamos como tal característica era abordada durante a realização das atividades nas aulas desses professores. Os resultados evidenciaram o quanto a ludicidade pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem da LI por crianças, desde que esteja bem vinculada ao ensino da LI. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanuelle Avelar Gomes Costa, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutoranda e Mestre em Linguística, na área de Ensino e Aprendizagem de Línguas, pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Graduada em Letras com habilitação em Língua Inglesa pela Universidade do Estado da Bahia. Foi monitora voluntária do projeto de extensão Sala de Inglês, foi bolsista de iniciação científica FAPESB por dois anos, sendo o primeiro voltado às políticas linguísticas para o ensino de Línguas Estrangeiras e o segundo para os processos formativos de professores de Língua Inglesa. Foi bolsista Capes pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID (2014-2015). Tem interesse na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Língua Inglesa para Crianças e Processos Formativos.

Rita de Cássia Barbirato, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professora associada da Universidade Federal de São Carlos ? UFSCar, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFSCar. É pesquisadora coordenadora do projeto Roteiro para elaboração material didático mediador para o ensino significativo de inglês para crianças no ensino público, aprovado no edital Universal ? CNPq (CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 - Faixa A - Grupos Emergentes) e líder do grupo de pesquisa Ensino de Línguas na Contemporaneidade (UFSCar/CNPq). Possui mestrado e doutorado em Linguística Aplicada (UNICAMP). De 2018 a 2020, coordenou um projeto de formação de professores com foco na elaboração de material didático para crianças em uma pareceria UFSCar/ Secretaria de Educação de Santa Bárbara do Oeste. Desde 2020, vem ministrando cursos de extensão/aperfeiçoamento para professores na área de elaboração de material didático para o ensino de línguas para crianças. Entre os focos de estudo, destacam-se: produção de material didático para o ensino de línguas, ensino de línguas para crianças, planejamentos temáticos baseados em tarefas, formação de professores para o ensino de línguas para crianças. É organizadora dos seguintes livros ?Interação e Aquisição na Aula de LE publicado em parceria das editoras Pontes e Edufscar (2016), Planejamento de Cursos de Línguas: Traçando Rotas, explorando Caminhos, volumes 1 e 2, publicados pela Pontes Editores nos anos de 2016 e 2018 respectivamente.

Referências

ALMEIDA FILHO, J. C. P. A. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. 8. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015.

BARBOSA, A. A; FREITAS, M. A. A. O lúdico no processo de aprendizagem e de desenvolvimento da criança. 2006. 38 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Centro Universitário de Brasília, Brasília, DF, 2006.

BREWSTER, J.; ELLIS, G.; GIRARD, D. The Primary English Teacher´s Guide. New Edition. London: Penguin, 2002.

CAMPOS, M. M. Pré-escola: entre a educação e o assistencialismo. In: ROSEMBERG, F. (Org.). Creche. São Paulo: Cortez, 1989. p. 11-19.

COSTA, E. A. Experiências de ensinar inglês para crianças na escola pública: olhares e percepções sobre a prática do professor. 2020. 178 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020.

FERNÁNDEZ, G. E.; RINALDI, S. Formação de professores de Espanhol para crianças no Brasil: alguns caminhos possíveis. Trabalhos em Linguística Aplicada (UNICAMP), v. 48, p. 353-365, 2009

FRIGOTTO, A. R.; MOTTER, R. M. B. O uso significativo dos jogos na aula de inglês. In: O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Programa de Desenvolvimento Educacional. Curitiba: SEED, 2007. (Cadernos PDE).

KISHIMOTO, T. M. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LIMA, E. C. A. S. A utilização do jogo na pré-escola. Série ideias, n. 10, São Paulo: FDE, p. 24-29, 1992.

MARTINS, V.L. O lúdico no processo ensino-aprendizagem da língua inglesa. Revista Científica Intr@ciência, v. 10, p. 37-58, 2015.

MILLER, I. K. et al. Teaching English to Young Learners: Some Reflective Voices from Latin America. In: _____. (Org.). The Routledge Handbook of Teaching English to Young Learners. London: Routledge, 2018. p. 508-522.

MOON, J. Children Learning English. Oxford: Macmillan Heinemann, 2000.

ORNELLAS, L. H. Representações de Professores de Inglês do Ensino Fundamental I. 2010. 170 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.

RAIZER, P. B.; YOKOTA, R. Reflexões sobre a situação do ensino de espanhol LEC e análise do planejamento de curso de um manual didático para crianças. In: BARBIRATO Rita de. C.; SILVA Vera. T. (Org.). Planejamento de cursos: traçando rotas, explorando caminhos. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016. v.1. p. 45-68.

ROLOFF, E. M. A importância do lúdico em sala de aula. In: X SEMANA DE LETRAS DA PUCRS, 2009, Porto Alegre. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009.

RINALDI, S. Um retrato da formação de professores de Espanhol como Língua Estrangeira para crianças: um olhar sobre o passado, uma análise do presente e caminhos para o futuro. 2006. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

ROCHA, C. H. Provisões para ensinar e aprender LE no Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries: dos parâmetros oficiais e objetivos dos agentes. 2006. 328 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

ROCHA, C.H. O ensino de LE (inglês) para crianças do Ensino Fundamental público na transdisciplinaridade da Linguística Aplicada. In: XIII SETA - SEMINÁRIO DE TESES EM ANDAMENTO, 2008, Campinas. Anais do XIII SETA. Campinas: Editora da UNICAMP, v. 2, p. 435-440.

RUFINO, T. C. S. O lúdico na sala de aula em séries iniciais do Ensino Fundamental. 2014. 39 f. Monografia (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.

SANTOS, L. I. S. Língua Inglesa em anos iniciais do Ensino Fundamental: fazer pedagógico e formação docente. 2009. 274 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São José do Rio Preto, 2009.

SANTOS, S. C. A importância do lúdico no processo ensino aprendizagem. 2010. 50 f. Monografia (Especialização em gestão Educacional) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.

TONELLI, J. R. A.; PÁDUA, L. S; OLIVEIRA, T. R. R. (Org.). Ensino e formação de professores de línguas estrangeiras para crianças no Brasil. Curitiba: Appris, 2017.

VYGOTSKY, L. S. (1984). A formação social da mente. Tradução de José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

2023-04-28

Como Citar

Avelar Gomes Costa, E., & Barbirato, R. de C. (2023). “Criança pequenininha aprende brincando”: compreensões e concretizações do lúdico por professores de Inglês para crianças. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 22(1), AG2. https://doi.org/10.26512/rhla.v22i1.45772

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.