v. 22 n. 1 (2023): Fluxo contínuo e Dossiê "Translinguagem e educação linguística crítica em contexto (pós)pandêmico"

Organizadores do dossiê 

Kleber Aparecido da Silva (Universidade de Brasília)
Dllubia Santclair (Secretaria de Educação do Estado de Goiás (SEDUC-GO) / PPGL - Universidade de Brasília)
Rosana Helena Nunes (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo/ Universidade de Brasília)
Leketi Makalela (University of the Witwatersrand)

Publicado: 2023-04-28

Dossiê: Translinguagem e educação linguística crítica em contexto (pós)pandêmico

  • Apresentação de dossiê: Translinguagem e educação linguística crítica em contexto (pós)pandêmico

    Kleber Aparecido da Silva, Dllubia Santclair , Rosana Helena Nunes, Leketi Makalela
    DT1
    DOI: https://doi.org/10.26512/rhla.v22i1.39388
  • Brincadeira, engajamento e multiletramento para produção do inédito viável em um ambiente multilíngue

    Fernanda Coelho Liberali, Rayssa Mesquita Dunkerly, Sandra V. André Borges, Luciana Kool Modesto-Sarra, Marina Tiso
    DT2
    DOI: https://doi.org/10.26512/rhla.v22i1.46945
  • O ensino de língua adicional em contexto de migração: princípios para o desenho de uma sequência didática para uma sala de aula translíngue

    Nathália Oliveira da Silva Menezes, Anamaria Welp, Simone Sarmento, Álvaro Rutkoski Didio
    DT3
    DOI: https://doi.org/10.26512/rhla.v22i1.46840
  • Surdocegueira e pontos de ancoragem no ensino remoto: translinguagem como caminho possível

    Bárbara Pereira de Alencar da Rocha, Valdiceia Tavares-Santos, José Vicente Rodrigues da Silva, Kleber Aparecido da Silva
    DT4
    DOI: https://doi.org/10.26512/rhla.v22i1.43985
  • Educação linguística em contexto pandêmico: gêneros textuais multiletrados ressignificando as práticas pedagógicas em classe de alfabetização

    Emely Viana, Catia Martins, Paula Cobucci
    DT5
    DOI: https://doi.org/10.26512/rhla.v22i1.47411
  • Ensaio sobre o fetichismo no bilinguismo

    Ricardo de Souza
    DT6
    DOI: https://doi.org/10.26512/rhla.v22i1.47012

Artigos

  • Aula de língua inglesa e responsabilidade social: problematização de atos de corrupção no cotidiano

    Walter Vieira Barros, Edith Estelle Blanche Owono Elono, Marco Antônio Margarido Costa
    AG1
    DOI: https://doi.org/10.26512/rhla.v22i1.45309
  • “Criança pequenininha aprende brincando”: compreensões e concretizações do lúdico por professores de Inglês para crianças

    Emanuelle Avelar Gomes Costa, Rita de Cássia Barbirato
    AG2
    DOI: https://doi.org/10.26512/rhla.v22i1.45772
  • Ensino de espanhol sob o viés de língua como recurso econômico: a representação cultural hispânica na coleção Aula Internacional – Nueva Edición

    Rafaela Iris Trindade Ferreira, Ana Beatriz Simões da Matta
    AG3
    DOI: https://doi.org/10.26512/rhla.v22i1.46386
  • O signo de Libra está para seus ascendentes assim como Libras está para as classificações linguísticas

    Josué Shimabuko da Silveira Junior , Flávia Girardo Botelho Borges
    AG4
    DOI: https://doi.org/10.26512/rhla.v22i1.43994
  • Reconceptualização da dinâmica do processo de ensino e aprendizagem de unidades fraseológicas em espanhol como língua estrangeira

    Yessy Villavicencio Simón, Ivan Gabriel Grajales Melian, Valdivina Telia Rosa de Melian
    AG5
    DOI: https://doi.org/10.26512/rhla.v22i1.45578
  • Um modelo teórico/didático do gênero discursivo-textual debate público regrado

    Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, Angelita Fernandes da Silva
    AG6
    DOI: https://doi.org/10.26512/rhla.v22i1.45537