Perspectiva translíngue em foco:

(de)colonialidade no ensino de Inglês

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v24i1.56463

Palavras-chave:

Translinguagem, Decolonialidade, Ensino de língua Inglesa

Resumo

O pluralismo linguístico, a partir de uma perspectiva translíngue no ensino de língua inglesa, pode vir a ser uma alternativa teórico-metodológica decolonizadora ante a perspectiva monolíngue em que padrões tradicionalistas de ensino de língua indicam o que seria ou não aceitável. Assim, este artigo advém do processo de elaboração de uma tese em andamento a ser defendida em março de 2027 no Núcleo de Estudos e Pesquisas Emancipatórias em Linguagem (NEPEL) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); pretende compreender o processo de ensino de língua inglesa, ao discutir, bibliograficamente, assuntos como monolinguismo, translinguagem e decolonização no ensino de língua inglesa, não só no sentido de compreender a criatividade/autonomia do professor, instrumentalizado por práticas que consideram o repertório linguístico-cultural do estudante no desenvolvimento de uma cultura translíngue de ensino-aprendizagem, mas também elencar possíveis indagações acerca das posturas (pós) estruturalistas no ensino de Língua Adicional. A partir dos autores Garcia e Lee Wei (2014), Pennycook (2017), Canagarajah (2017), Mignolo (2017) e Walsh e Candau (2018), emergem as discussões linguístico-culturais contidas neste artigo. Dessa maneira, as reflexões aqui apresentadas podem contribuir com uma proposta de formação de uma cultura translíngue na perspectiva de criação de uma metodologia de ensino de Língua Adicional.

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Biografia do Autor

Josenil Araújo dos Santos, UFMT

Doutorando em estudos de Linguagem (UFMT). Integra o Núcleo de Estudos e Pesquisa Emancipatória em Linguagem (NEPEL) Pesquisa sobre o Ensino de Línguas Estrangeiras a partir da perspectiva de práticas translíngues. Também integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem, Inclusão e Ensino (GEPLIE), onde discute questões relacionadas a linguagem e inclusão em todo o seu sentido e em suas diversas manifestações, em diálogo com diversas outras áreas da Linguística e das Ciências Sociais e Humanas. Mestre em Ensino de Linguagens e seus códigos pela Universidade de Cuiabá/ Instituto Federal de Educação (2019). Especialista em Tecnologia Aplicada a Educação. Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade Paulista (2017) Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Mato Grosso-IFMT, Campus Campo VErde. Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, Ensino de Língua inglesa e TDICs. Além disso, realiza pesquisas a cerca da Cultura Digital como metodologia de ensino de Língua Inglesa no contexto da Educação Básica.

Márcio Evaristo Beltrão, Universidade Federal de Mato Grosso

Pós-doutorado em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (PPGCL/UNICAP); Doutorado e Mestrado em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (PPGEL/UFMT); Especialização em Linguística Aplicada: Ensino de Línguas pela Faculdade Araguaia e em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura; Graduação em Letras: Português, Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Jussara (2008), em Letras Espanhol pela UAB/PARFOR/UFMT, Campus de Rondonópolis, e em Pedagogia pela UNINTER (2020). Atuou como avaliador dos livros didáticos de Inglês do PNLD - Ensino Médio (2017) e da Educação Infantil (2021). É professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso (Campus Cuiabá) e professor efetivo da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso, ministrando aulas de Língua Inglesa na Escola Estadual Getúlio Vargas (Cocalinho-MT). Tem experiência nas áreas de Linguística Aplicada, com ênfase nos seguintes temas: Formação crítica de professores/as de línguas, Análise Crítica do Discurso e Alfabetização e Letramento.

Antonio Henrique Coutelo de Moraes, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui Pós-Doutorado em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), sob a supervisão da Profa. Dra. Solange Maria de Barros. É Doutor e Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), onde também realizou sua graduação em Letras. Possui ainda graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional. Atualmente, é professor no curso de Letras - Língua e Literaturas de Língua Inglesa da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) e docente nos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFR, em Ciências da Linguagem da UNICAP e em Estudos de Linguagem da UFMT. Sua experiência acadêmica e profissional está voltada para as áreas de Ensino e Línguas Estrangeiras Modernas, com ênfase nos temas: inclusão, aquisição e ensino de línguas estrangeiras, ensino de inglês, surdez e as interfaces entre essas áreas.

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Publicado

2025-08-06

Como Citar

Araújo dos Santos, J., Beltrão, M. E., & Moraes, A. H. C. de. (2025). Perspectiva translíngue em foco: : (de)colonialidade no ensino de Inglês. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 24(1), AG7. https://doi.org/10.26512/rhla.v24i1.56463

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