Compreensões de professores acerca do termo tarefa comunicativa

Autores

  • Rita de Cássia Barbirato UFSCar
  • Marina Pereira Carandina Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v19i2.26694

Palavras-chave:

Tarefa comunicativa;, Formação de professores, Ensino de línguas

Resumo

Temos por objetivo, neste artigo, apresentar e discutir resultados de uma investigação sobre como professores (formação inicial e continuada) compreendem o termo tarefa comunicativa após terem realizado um curso de extensão universitária sobre o planejamento baseado em tarefas (PBT). Procuramos também compreender em que medida esses professores, ao final do curso, são capazes de definir o conceito de tarefa e sua compreensão sobre os critérios que definem esse tipo de atividade. O curso de extensão foi ministrado em uma universidade federal do interior de São Paulo e abordou a teoria que embasa o conceito de tarefa comunicativa e sua elaboração (PRABHU, 1987; NUNAN, 1989; SKEHAN, 1996; ELLIS, 2003; XAVIER, 1999; BARBIRATO 2005). Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados um questionário aplicado no início do curso, uma entrevista e a gravação da última aula do curso com a apresentação das tarefas elaboradas pelos alunos. Os resultados demonstram que o curso contribuiu muito para que os participantes compreendessem e pudessem definir o termo tarefa. Entretanto, reconhecemos serem necessários mais tempo e mais oportunidades de discussão, reflexão e utilização de tarefas na sala de aula para que a compreensão do termo tarefa possa ser mais profunda.

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Referências

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Publicado

2020-12-07

Como Citar

Barbirato, R. de C., & Carandina, M. P. (2020). Compreensões de professores acerca do termo tarefa comunicativa. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 19(2), 91–117. https://doi.org/10.26512/rhla.v19i2.26694

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