Planejamento de curso de línguas no contexto de educação profissional e tecnológica:
o que a análise de interesses pode nos revelar?
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v24i1.56511Palabras clave:
Análise de interesses, Planejamento de curso, Planejamento Temático Baseado em Tarefas.Resumen
O objetivo deste artigo é demonstrar de que formas uma análise de interesses realizada no contexto de educação profissional e tecnológica contribuiu para a elaboração de um planejamento de curso de língua inglesa. Este trabalho, recorte da pesquisa de doutorado de Goulart (2025), apresenta os principais resultados do levantamento que culminaram na construção de um Planejamento Temático Baseado em Tarefas (PTBT). Participaram dessa fase inicial da pesquisa 159 estudantes matriculados em cinco cursos de graduação e três cursos técnicos de Ensino Médio (EM) de um campus do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), localizado no interior do estado. O questionário, aplicado via Google Docs, coletou informações gerais dos estudantes, o papel da língua inglesa em suas vidas, além de suas preferências e interesses em relação à oferta de um curso de inglês na instituição. Os resultados indicaram um grande interesse por um curso focado no uso significativo da língua, ao invés da gramática. Além disso, houve clara preferência por um curso temático e pelo modo presencial. Concluímos que a análise prévia dos interesses dos estudantes, mesmo que simples, oferece dados essenciais para o planejamento de um curso de línguas.
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