Dimensão crítica e design de material didático no contexto dos Centros de Estudos de Línguas do Estado de São Paulo: o caso do inglês

Autores

  • Rômulo Francisco de Souza Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v17i1.9201

Palavras-chave:

Pedagogia crítica, Pedagogia pós-método, Centro de Estudos de Línguas do Estado de São Paulo, Material didático, Inglês

Resumo

Investigamos o material didático do curso de inglês dos Centros de Estudos de Línguas do Estado de São Paulo (CEL), buscando perceber indícios que apontem para a presença de uma dimensão crítica em seu design. Nossa análise, embasada em aspectos da Pedagogia Crítica e da Pedagogia Pós-método, orientou-se a partir de 3 eixos fundamentais: a temática central das unidades; a utilização dos códigos; e a maneira como esses códigos são explorados. Percebemos que o material didático parece não se alinhar com uma perspectiva crítica, assumindo um currículo oculto de não questionamento do status quo e concebendo língua e seu contexto de ensino e aprendizagem como algo desconectado de questões político-sociais. O material didático parece-nos, dessa forma, não contribuir para o estabelecimento de uma proposta pedagógica comprometida com a formação cidadã de seus alunos e alunas, aprendizes dos CEL. Compreendemos que os resultados de nossa análise poderão servir como referência para a produção de material didático em que se considere a dimensão crítica em seu design, seja para o inglês, seja para os outros idiomas ofertados pelo Centro de Estudos de Línguas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rômulo Francisco de Souza, Universidade de São Paulo

Residente pós-doutoral PNPD/CAPES junto à FFLCH/USP. Concluiu residência pós-doutoral junto à mesma instituição, entre os anos de 2015 e 2016. Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor licenciado pleno com habilitação em língua portuguesa e língua italiana pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em língua e cultura italianas, português como língua materna, português para estrangeiros, português como língua de acolhimento, ensino de línguas mediado por computador (CALL – Computer Assisted Language Learning – presencial e a distância) e linguística aplicada.

Publicado

2018-06-30

Como Citar

de Souza, R. F. (2018). Dimensão crítica e design de material didático no contexto dos Centros de Estudos de Línguas do Estado de São Paulo: o caso do inglês. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 17(1). https://doi.org/10.26512/rhla.v17i1.9201

Edição

Seção

Artigos