Elaboração de tarefas comunicativas por professores em formação inicial: concretizando princípios, criando sentidos
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v18i2.25147Palavras-chave:
tarefas comunicativas, formação inicial de professores, formação reflexiva, ensino de línguasResumo
Temos por objetivo, neste artigo, apresentar e discutir em que medida professores em formação inicial, após terem participado de um curso de extensão universitária sobre a elaboração de tarefas comunicativas para o ensino de línguas, conseguem concretizar os princípios definidores do referido tipo de atividade. O curso de extensão foi ministrado em uma universidade federal do interior de São Paulo e abordou a teoria que embasa o conceito de tarefa comunicativa e sua elaboração. Ao término do curso, foi solicitado aos alunos que elaborassem tarefas comunicativas e as apresentassem na última aula do curso. Como referencial teórico para o curso e para a análise dos dados, baseamo-nos em Prabhu (1987), Nunan (1989), Skehan (1996), Ellis (2003), Xavier (1999), Barbirato (2005), Vieira Abrahão (2006), entre outros. Foram escolhidos três participantes para a análise apresentada, com base no critério ser professor em formação inicial. Como instrumentos de geração e coleta de dados, foram utilizados um questionário inicial, gravação e posterior transcrição da última aula do curso, na qual os participantes apresentaram as tarefas produzidas por eles. Como resultados, a investigação revelou que, embora os participantes tenham se aproximado muito dos princípios definidores de tarefa em suas produções, seria necessário, ainda, maior amadurecimento teórico deles. Os resultados apontaram também uma ênfase para a natureza interativa nas tarefas elaboradas.
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