Educação linguística em contexto pandêmico: gêneros textuais multiletrados ressignificando as práticas pedagógicas em classe de alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v22i1.47411Palavras-chave:
Ensino, Língua Portuguesa, Sequência Didática, Gêneros Textuais, MultimodalidadeResumo
Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições da organização do trabalho pedagógico a partir de uma Sequência Didática (SD) para o ensino de Língua Portuguesa, realizado de forma síncrona via plataforma Google Meet durante a pandemia de Covid-19. Apresenta-se uma abordagem teórico-metodológica decolonial com base em uma SD para o ensino de Língua Portuguesa de uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental – escola pública no Distrito Federal –, fundamentada na metodologia de pesquisa participante (GIL, 2017; MARCONI; LAKATOS, 2017) no período pandêmico, nas aulas síncronas realizadas via plataforma Google Meet, com recorte temporal do ano de 2021. O trabalho teve como referência o modelo didático de SD (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEULLY, 2004) e o destaque à forma de atuação da professora-alfabetizadora durante a condução das aulas, mais especificamente em relação à sua mediação pedagógica (BORTONI-RICARDO et.al., 2012) em eventos de ensino da leitura e da escrita. A proposta da SD surgiu das necessidades reais dos alunos frente às peculiaridades do ensino remoto (FREIRE, 2005), considerando os gêneros regras de convivência, cartaz e podcast; e pautou-se também na teoria dos multiletramentos (ROJO; MOURA, 2012; KALANTZIS; COPE; PINHEIRO, 2020; RIBEIRO, 2021). Os resultados da pesquisa indicam que a organização do trabalho pedagógico de uma SD para o ensino de Língua Portuguesa, por meio de gêneros textuais elaborados a partir de temas ou situações reais de produção e necessidades autênticas de produção textual, com receptores/interlocutores/interlocutores verdadeiramente interessados naquele texto, com propósitos legítimos, pode impactar positivamente o processo de ensino-aprendizagem dos educandos.
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