Educação linguística em contexto pandêmico: gêneros textuais multiletrados ressignificando as práticas pedagógicas em classe de alfabetização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v22i1.47411

Palavras-chave:

Ensino, Língua Portuguesa, Sequência Didática, Gêneros Textuais, Multimodalidade

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições da organização do trabalho pedagógico a partir de uma Sequência Didática (SD) para o ensino de Língua Portuguesa, realizado de forma síncrona via plataforma Google Meet durante a pandemia de Covid-19. Apresenta-se uma abordagem teórico-metodológica decolonial com base em uma SD para o ensino de Língua Portuguesa de uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental – escola pública no Distrito Federal –, fundamentada na metodologia de pesquisa participante (GIL, 2017; MARCONI; LAKATOS, 2017) no período pandêmico, nas aulas síncronas realizadas via plataforma Google Meet, com recorte temporal do ano de 2021. O trabalho teve como referência o modelo didático de SD (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEULLY, 2004) e o destaque à forma de atuação da professora-alfabetizadora durante a condução das aulas, mais especificamente em relação à sua mediação pedagógica (BORTONI-RICARDO et.al., 2012) em eventos de ensino da leitura e da escrita. A proposta da SD surgiu das necessidades reais dos alunos frente às peculiaridades do ensino remoto (FREIRE, 2005), considerando os gêneros regras de convivência, cartaz e podcast; e pautou-se também na teoria dos multiletramentos (ROJO; MOURA, 2012; KALANTZIS; COPE; PINHEIRO, 2020; RIBEIRO, 2021). Os resultados da pesquisa indicam que a organização do trabalho pedagógico de uma SD para o ensino de Língua Portuguesa, por meio de gêneros textuais elaborados a partir de temas ou situações reais de produção e necessidades autênticas de produção textual, com receptores/interlocutores/interlocutores verdadeiramente interessados naquele texto, com propósitos legítimos, pode impactar positivamente o processo de ensino-aprendizagem dos educandos.

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Biografia do Autor

Emely Viana, PPGE-MP - Universidade de Brasília e Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Educação Infantil e Ensino Fundamental e Alfabetização e Letramento. Graduada em Pedagogia pela Universidade Paulista. Pesquisadora do Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagens (GECAL/ UnB), certificado e aprovado pelo CNPq. Docente na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) como professora do Ensino Fundamental, anos iniciais. Integrou ao programa de bolsas da Universidade de Brasília, como pesquisadora, na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Interesses de pesquisa nos seguintes temas: Educação, Alfabetização e Letramentos, Ensino de Língua Materna, Leitura, Produção Textual, Análise Linguística, Oralidade, Práticas Educativas Decoloniais, Criticidade.

Catia Martins, York University

Pós-doutora em Políticas Linguísticas em Contexto de Diáspora Lusófona (UnB), desenvolveu sua Pesquisa de Políticas linguísticas, entitulada Internacionalização da Língua Portuguesa em Contextos de Diáspora: identidades lusófonas no ensino de LP como língua estrangeira/adicional na Graduação. Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília - UnB (PPGL/LIP), na área de Língua, Interação Sociocultural e Letramento. Mestre em Educação e Formação de Professores pela Universidade de Brasília para o Ensino da Leitura e da Escrita. Graduada em Letras - Língua e Literatura Portuguesa (UnB). Professora de Lingua Portuguesa na York University, Toronto e The School of Continuing Studies, University of Toronto, Canada. Professora Visitante na University of Toronto, Department of Portuguese and Spanish Language, Toronto, Canada (2017-2018). Membro da Canadian Association of Teachers of Portuguese - CATpor, Canadá. Orientadora de TCC dos cursos de Letras e de Especialização em Língua Portuguesa cm ênfase no Ensino Médio - SEEDF/CEAD/UnB. Formadora de professores de Língua Portuguesa pelos Programas GESTAR II - (Gestão de Aprendizagem - Língua Portuguesa), ALFA (Alfabetização e Linguagem), Grados (Formação de Professores do Ensino Médio) - Ministério da Educação/Universidade de Brasilia/CFORM. Coordenadora Pedagógica e Assistente Administrativo do Programa Nacional de Ensino Técnico - PRONATEC, Centro Universitário de Brasilia. Consultora na área de Educação, Ensino da Língua Materna, Literatura Infanto-juvenil, Leitura e Produção de Textos, Produção de Material Didático em Língua Portuguesa e Avaliações Institucionais, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem. Professora de Língua Portuguesa e coordenadora de área no Ensino Fundamental e Médio. Professora universitária em cursos de graduação e pós-graduação nas disciplinas correlatas à área de pesquisa: Língua Portuguesa 1 e 2, Ensino da Leitura e Produção em LP, Sociolinguística, Introdução à Linguística, Métodos e Técnicas de Ensino de Língua Portuguesa , Métodos e Técnicas de Leitura e Produção de Textos, Letramento, Linguística Aplicada, Semântica, Linguística textual e Teoria de Gêneros. Coordenadora (Licenciada) do Curso de Letras - Língua Portuguesa e Coordenadora da Disciplina Institucional de Língua Portuguesa no Centro Universitário de Brasília, orientadora de monografias, supervisora de projetos de extensão em Linguística e Letramento e de monitoria. Presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Centro Universitário EuroAmericano de Brasilia, UNIEURO. 

Paula Cobucci, Universidade de Brasília

Doutora e Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília. Graduada em Letras (Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Respectiva Literatura) pela Universidade de Brasília. Professora Efetiva da Universidade de Brasília (UnB), atua na Faculdade de Educação (FE), Departamento de Métodos e Técnicas (MTC), na área de Língua Materna, Alfabetização e Literatura. Ministra as disciplinas Ensino e Aprendizagem da Língua Materna, Processos de Alfabetização e Letramentos, Estágio e Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Pesquisadora e Assistente de Coordenação do Gecal (Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagens), certificado e aprovado pelo CNPq. Membro do Observatório da Educação Básica da Faculdade de Educação da UnB. Foi pesquisadora da pesquisa intitulada "Práticas de Sucesso no Ensino e Aprendizagem de Linguagens". Resultados da pesquisa estão publicados no livro "Novos Olhares sobre Letramento e Alfabetização", (2018), Editora CRV (https://www.editoracrv.com.br/produtos / detalhes / 32973-novos-olhares-sobre-alfabetizacao-e-letramento-a-partir-de-pesquisas-em-experiencias-bem-sucedidas). Foi pesquisadora do projeto "Por que a escola não ensina gramática assim?", que resultou no livro com o mesmo título, publicado pela Editora Parábola(2015). Em 2012, foi pesquisadora do projeto Pontes (entre a pesquisa acadêmica de Sociolinguística Educacional e formação de professores): Linguagem na Educação Básica. É organizadora e autora do livro Leitura e Mediação Pedagógica, publicado pela Parábola Editorial (2014). Foi Coordenadora de Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Avaliadora do Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD) na Área de Língua Portuguesa. Foi Professora de Língua Portuguesa e Redação do Colégio Militar de Brasília. Foi Professora da Pós-Graduação em Língua Inglesa da Universidade Católica de Brasília. Foi Professora Substituta e Professora Colaboradora da UnB do Instituto de Letras. Ministrou as disciplinas Introdução à Linguística, Leitura e Produção de Textos e Prática de Textos. Atuou em Cooperação Técnica com a Presidência da República para revisar, atualizar e ampliar o Manual de Redação da Presidência da República, publicado em 2018. Elaborou os Manuais de Redação Oficial do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Presta consultoria a diversos órgãos públicos na área de Língua Portuguesa, Redação Oficial, Redação Técnica (relatórios, pareceres, notas técnicas). Palestrante do TEDx Brasília (https://youtu.be/fczx1hHufhk). Autora dos seguintes livros/capítulos de livros: Redação Oficial para aprimorar textos profissionais (2022), Editora Contexto. Letramentos, multiletros e educação: leituras de mundo (2021), Bordô e Grená. Percepções de mundo: Letramento, formação e experiências (2020), Strong Edições. Novos olhares sobre alfabetização e letramento, a partir de pesquisas bem-sucedidas (2018), Editora CRV. Consolidando Saberes. Linguagem (2017), UnB/CEAM/CFORM Sociolinguística, Sociolinguísticas (2016), Editora Contexto. Por que a Escola Não Ensina Gramática Assim? (2014), Parábola Editorial. Leitura e Mediação Pedagógica (2011), Parábola Editorial (https://www.parabolaeditorial.com.br/leitura-e-mediacao-pedagogica-5210513). Atua principalmente nos seguintes temas: Educação, Alfabetização e (Multi)Letramentos, Ensino e Aprendizagem de Língua Materna, Leitura, Produção Textual, Análise Linguística, Oralidade, Literatura, Sociolinguística Educacional, Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Formação de Professores, Livro Didático, Variação Linguística, Língua Portuguesa, Pedagogia Hospitalar, Redação Oficial, Formação Integral do Ser Humano. Contatos: paulacobucci@unb.br paulacobucci@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-2429-9794 https://unb.academia.edu/PCobucci https://scholar.google.com/citations?view_op=search_authors& 

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Viana, E. C. da S., Martins, C. R. B., & Cobucci, P. (2023). Educação linguística em contexto pandêmico: gêneros textuais multiletrados ressignificando as práticas pedagógicas em classe de alfabetização. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 22(1), DT5. https://doi.org/10.26512/rhla.v22i1.47411

Edição

Seção

Dossiê: Translinguagem e educação linguística crítica em contexto (pós)pandêmico