Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada, fundada em 2002, publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução da Universidade de Brasília, tem por objetivo divulgar textos inéditos na área de concentração de ensino e aprendizagem de línguas, em âmbito nacional e internacional, redigidos em língua portuguesa, inglesa, espanhola ou francesa.
São aceitos manuscritos de autoria de pesquisadores e/ou professores doutores e doutorandos. Autores sem essa titulação poderão submeter artigos em coautoria com (pelo menos) um doutor ou doutorando.
São aceitos para publicação apenas textos inéditos resultantes de pesquisa aplicada e de discussões teóricas relevantes para a área de concentração da revista.
Não aceitamos traduções de artigos publicados neste ou em outro periódico.
Escopo: Ensino e aprendizagem de línguas (LE, L2, língua adicional):
aquisição de L2 e LE
formação de professores de línguas
formação de alunos de línguas
cultura e ensino-aprendizagem de línguas
análise de abordagens e competências
ensino do Português como L2 e LE
teorias lingüísticas e ensino de línguas
planejamento de cursos
produção e avaliação de materiais didáticos
dicionários pedagógicos e seu uso
avaliação e ensino de línguas
literatura e ensino de línguas
ensino da escrita e da oralidade
discurso no ensino-aprendizagem de línguas
ensino da tradução
tradução no ensino-aprendizagem de línguas
terminologia/lexicografia aplicadas
relações sociais na escola mediadas pela linguagem
*Não estamos mais aceitando trabalhos sobre ensino e aprendizagem de língua materna
Políticas de Seção
Artigos
Processo de Avaliação pelos Pares
Todas as submissões são pré-avaliadas pelos editores, com vistas a identificar se se enquadram nas políticas e escopo do periódico, bem como com relação ao seu potencial para publicação. Somente se foram aprovados nesta etapa, seguem para avaliação por pareceristas.
Em seguida, os manuscritos anônimos são submetidos a avaliação cega por pares (duplo cego), envolvendo dois pareceristas (externos ao Comitê Editorial) membros do Conselho Editorial ou por consultores ad hoc. Nosso Conselho Editorial é composto por doutores de diversas universidades nacionais e internacionais.
Para que sejam publicados, os textos precisam receber dois pareceres favoráveis. Caso um dos pareceres seja contrário, o texto é enviado a outro parecerista.
Os textos produzidos por autores convidados também são submetidos ao mesmo processo de avaliação por pareceristas externos ao Comitê Editorial (membros do Conselho Editorial ou consultores ad hoc).
Depois da análise, a cópia ou a compilação dos pareceres é encaminhada aos autores juntamente com instruções para modificações, quando é o caso.
Antes de serem publicados, os textos são submetidos a revisores de texto, que sugerem implementações de forma. As alterações são efetuadas/aprovadas pelos próprios autores.
Caso haja mais trabalhos aprovados do que possam ser publicados em determinado número da revista, podem ser escolhidos aqueles que tiverem obtido as melhores avaliações pelos pareceristas e pelo comitê editorial.
Os editores detêm a decisão final de publicação do artigo em função da análise qualitativa do conteúdo dos pareceres, e não apenas da sugestão final do parecerista pela publicação ou não.
Avaliação por Pares em Dossiês Temáticos
Todos os artigos passam pelo mesmo processo de avaliação descrito acima. São pré-avaliados pelos editores convidados (organizadores do volume temático) e enviados para avaliação por revisores independentes no sistema duplo cego. Caso os organizadores considerem que o trabalho não se encaixa na temática do dossiê, os trabalhos são avaliados para a seção geral da revista, como descrito acima.
Formação do Conselho Editorial
Dos membros permanentes do Conselho Editorial são esperadas emissões de vários pareceres ao longo do ano, além de aconselhamento com relação às políticas editoriais e organização de volumes, sempre que solicitados. Três recusas seguidas para emitir parecer a artigo submetido, bem como o atraso frequente na entrega dos pareceres levam o conselheiro a ser desligado do conselho.
Periodicidade
São publicados dois números anuais. O primeiro número é encerrado em junho e o segundo, em dezembro de cada ano.
Os artigos são publicados separadamente online na modalidade publish-as-you-go (até a data de encerramento da edição).
Política de Acesso Livre
Esta é uma revista de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custos para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou criar links para os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outro fim legal, sem necessidade de solicitar permissão prévia ao editor ou ao autor. Isso está de acordo com a definição de acesso aberto da BOAI.
A RHLA está indexada nas seguintes bases de dados:
* Diretório de Periódicos da UnB
* Capes Periódicos
* Latindex
* MLA International Bibliography
* WorldCat
* Diadorim
* JURN
* ERIH PLUS
Taxas
Não cobramos nenhum tipo de taxa para avaliação ou publicação de artigos. Todos os artigos publicados são de acesso livre.
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema PKP PN para preservar seu conteúdo digital.



