O desenvolvimento da competência linguístico-comunicativa de alunos de Letras em curso temático baseado em tarefas
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v12i1.1218Palavras-chave:
Ensino temático;, Tarefa comunicativa;, Competência comunicativa;, Alunos de LetrasResumo
Esta pesquisa, qualitativa e de base etnográfica e interpretativista, tiveram como objetivo analisar como se dá o desenvolvimento da competência comunicativa (CC) em aprendizes de curso de Letras de contexto adverso de uma faculdade particular do centro-oeste paulista durante participação em um Planejamento Temático Baseado em Tarefas para o ensino-aprendizagem de inglês. Para a coleta de dados foram utilizados testes cloze inicial e final, avaliações escritas ao longo do processo, gravações em áudio das tarefas, posteriormente transcritas para análise, e questionários aplicados aos discentes em momentos diferentes do curso. O arcabouço teórico fundamenta-se em autores como: Almeida Filho (1992; 2008); Barbirato (1999; 2005); Candlin (1987); Crandall (1994; 2000 ); Ellis (2003); Nunan (1989; 1993); Prabhu (1987); Skehan (1999), entre outros. A análise dos resultados demonstrou que o trabalho em que coexistiram ensino temático e tarefas comunicativas pode ser uma alternativa para o ensino-aprendizagem de língua inglesa no contexto investigado, em que havia limitação linguístico-comunicativa prévia na língua-alvo na maioria dos participantes, com fortes indícios de que tal ensino tenha potencial para colaborar para a aquisição de LE no contexto estudado.
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