A formação de professor surdo para o ensino de Libras como Segunda Língua centrado no gênero textual
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v23i1.53044Palavras-chave:
Libras L2, Professor Surdo, Interacionismo Sociodiscursivo, Didatização de GêneroResumo
Este trabalho tem como foco a área da Libras como Segunda Língua (L2) para ouvintes de diversos cursos, no campo de formação continuada de professores surdos de Libras no ensino superior. O objetivo é analisar a investigação em desenvolvimento sobre o papel da Sequência de Formação (SF) na compreensão das ações de planejamento de Sequência Didática de Gênero (SDG) para o ensino de Libras como L2. O campo teórico está representado por contribuições do interacionismo sociodiscursivo e seus objetos de estudo: o primeiro eixo, modelo de análise/descrição e produção de texto/gênero; o segundo eixo, ensino orientado para o gênero, incluindo os instrumentos Modelo Didático de Gênero (MDG) e SDG; e o terceiro eixo, formação profissional, com a SF. Trata-se do excerto de uma pesquisa-ação com professores surdos da disciplina Libras para graduandos ouvintes. O contexto de geração dos dados foi uma SF colaborativa com atividades sobre identificação das dimensões ensináveis do gênero e ordenação das fases de planejamento de uma SDG sobre o gênero entrevista com especialista. A análise dos resultados mostra que a colaboração em duas etapas favoreceu o processo de aprendizagem e mobilização dos saberes e capacidades docentes pelos professores surdos. Há indícios de que os movimentos necessários para uma apropriação mais efetiva pelos colaboradores contêm, além de sua prática docente, com os movimentos de estudo e mediação leitora, fatores relevantes para a mobilização das competências que envolvem o “saber a ensinar” e o “saber para ensinar”.
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