A formação de professor surdo para o ensino de Libras como Segunda Língua centrado no gênero textual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v23i1.53044

Palavras-chave:

Libras L2, Professor Surdo, Interacionismo Sociodiscursivo, Didatização de Gênero

Resumo

Este trabalho tem como foco a área da Libras como Segunda Língua (L2) para ouvintes de diversos cursos, no campo de formação continuada de professores surdos de Libras no ensino superior. O objetivo é analisar a investigação em desenvolvimento sobre o papel da Sequência de Formação (SF) na compreensão das ações de planejamento de Sequência Didática de Gênero (SDG) para o ensino de Libras como L2. O campo teórico está representado por contribuições do interacionismo sociodiscursivo e seus objetos de estudo: o primeiro eixo, modelo de análise/descrição e produção de texto/gênero; o segundo eixo, ensino orientado para o gênero, incluindo os instrumentos Modelo Didático de Gênero (MDG) e SDG; e o terceiro eixo, formação profissional, com a SF. Trata-se do excerto de uma pesquisa-ação com professores surdos da disciplina Libras para graduandos ouvintes. O contexto de geração dos dados foi uma SF colaborativa com atividades sobre identificação das dimensões ensináveis do gênero e ordenação das fases de planejamento de uma SDG sobre o gênero entrevista com especialista. A análise dos resultados mostra que a colaboração em duas etapas favoreceu o processo de aprendizagem e mobilização dos saberes e capacidades docentes pelos professores surdos. Há indícios de que os movimentos necessários para uma apropriação mais efetiva pelos colaboradores contêm, além de sua prática docente, com os movimentos de estudo e mediação leitora, fatores relevantes para a mobilização das competências que envolvem o “saber a ensinar” e o “saber para ensinar”.

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Biografia do Autor

Girlaine Felisberto de Caldas Aguiar, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Letras, habilitação Licenciatura em Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012), doutoranda e mestrado em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (2019), linha de pesquisa: Formação e Ensino de Língua. Atualmente é professor assistente da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atua na área de estudos linguísticos e linguística aplicada no ensino de língua, com ênfase em Libras, principalmente nos seguintes temas: gêneros textuais em Libras, ensino de Libras na aprendizagem para ouvintes, história dos surdos, elaboração de material didático em área de formação e desenvolvimento de professores de Libras. Desenvolve pesquisas sobre a fundamentação teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) no trabalho docente, agir didático e ensino-aprendizagem da produção e compreensão de gêneros da Libras no contexto de aprendizes ouvintes. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa no CNPq: Libras, Educação de Surdos e Literatura Surda.

orcid: https://orcid.org/0000-0003-0736-1215

Maria Augusta Gonçalves de Macedo Reinaldo, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Letras pela Universidade Regional do Nordeste (1974), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1981), doutorado em Lingüística pela Universidade Federal de Pernambuco (1994) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal de Pernambuco (1994). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Campina Grande e professor associado da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua materna, formação de professor, ensino, escrita e ensino de escrita.

Shirley Barbosa das Neves Porto , Universidade Federal de Campina Grande

Professora do curso de Licenciatura em Letras Libras e do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), é doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tem mestrado em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), especialização em Educação pela UFCG e pedagogia com habilitação em Educação de Surdos também pela UFCG. Os estudos estão centrados na Educação Bilíngue para Surdos, Educação e Semiárido, Literatura Surda e em Línguas de Sinais (produção de surdos, tradução e adaptações para a Libras, o efeito estético no processo tradutório), Processos de ensino de literatura em língua de sinais, formação de professores e ensino de Literatura e de Libras na perspectiva dos gêneros textuais, considerando o contexto de L1 e L2 do aprendiz.

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Publicado

2024-09-27

Como Citar

Aguiar, G. F. de C., Reinaldo, M. A. G. de M., & Porto , S. B. das N. (2024). A formação de professor surdo para o ensino de Libras como Segunda Língua centrado no gênero textual. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 23(1), AG1. https://doi.org/10.26512/rhla.v23i1.53044

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Artigos